A Opel acaba de apresentar a versão definitiva do Meriva de segunda geração elétrica. O modelo faz parte do projeto MeRegioMobil, do qual foram desenvolvidos três protótipos do modelo com motorização elétrica. O projeto está sendo financiado pelo ministério alemão da Economia e da Tecnologia e tem como objetivo integrar os veículos elétricos na rede elétrica inteligente do futuro, que assim podem assumir a forma de unidades móveis de armazenamento de energia. “A par de outros automóveis que a GM apresentou em outros mercados, estes protótipos servirão para estudar a praticabilidade, a facilidade de utilização e a aceitação dos veículos elétricos junto dos consumidores. Com a nossa participação, estamos dando uma contribuição importante para a definição dos padrões europeus em matéria de infra-estrutura energética, tecnologia de economia de eletricidade e comunicações de dados”, afirma Rita Forst, Vice-Presidente da Opel/Vauxhall para a área da Engenharia. O Opel Meriva elétrico está equipado com um motor elétrico que produz 60 kW (82 cv) e um torque de 215 Nm, o Meriva BEV (Battery Electric Vehicle) tem autonomia de 64 km com uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 130 km/h. O modelo ecológico acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e o carregamento das baterias de íons de lítio é demora apenas uma hora em uma tomada trifásica de 400V e 3,5 horas numa tradicional tomada monofásica de 230V. "Embora se pareça com o veículo de produção, o Meriva elétrico foi feito para estudo. Estamos a ensaiando o carregamento de alta tensão, em menos de uma hora, bem como os protocolos de comunicação entre o veículo e a estação de carregamento", explicou Forst.
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