sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Avaliação – Volkswagen Gol Ecomotion “G4” 2010


Por Macus Lauria (texto e fotos)

O CarPoint News teve a oportunidade de avaliar por uma semana o Volkswagen Gol Ecomotion “G4” 1.0 8V onde teve algumas alegrias e outras tristezas que serão explicadas durante o decorrer do texto. O modelo avaliado não tinha nenhum item de conforto, como direção hidráulica ou ar-condicionado, para não dizer que não vinha com nada, o modelo oferecido para o teste tinha vidro elétricos para as portas, que no modelo avaliado eram duas e um rádio AM/FM sem CD Player. Além do desembaçador e limpador do vidro traseiro. O Gol Ecomotion é a resposta da Volkswagen para a Fiat, que lançou em 2008 no mercado o Mille Economy, que ajudou bastante nas vendas do Uno, que oferecia preço e consumo baixos, conceito esse que foi adicionado à linha Palio de entrada no ano passado. O Gol Ecomotion promete uma economia de 10% em combustível, que busca o consumidor que procura o melhor custo/benefício do segmento.



Por fora nada mudou em relação ao Gol “G4” lançado em 2005, apenas o emblema com o nome “Ecomotion” na tampa do porta-malas e as novas calotas exclusivas da versão econômica, que no modelo avaliado estava quebrada (a traseira direita). O hatch vem com os para-choques pintados na cor da carroceria. Já na parte interna também não existe nada novo, apenas a instalação de um “econômetro”, - ou medidor instantâneo de consumo - digital no centro do painel de instrumentos. A medição do consumo pode ser feita através desse gráfico em formato de meia lua, que aponta o consumo médio medido em barrinhas em uma gradação que vai de 0 km/l até os 30 km/l, bem simples e fácil de entender. Em termos de ergonomia o Gol Ecomotion tem aquele velho problema, onde parece que tudo está torto dentro do carro, como o volante e os pedais posicionados para a esquerda, transmitindo uma certa desarmonia ao conjunto. Mas a dirigibilidade é boa, tirando o problema no capô muito longo que dá a sensação de estar dirigindo aqueles carros dos anos 70. Os plásticos de má qualidade e as rebarbas do acabamento interno dão idéia do projeto antigo do carro, que vem desde a geração 2, conhecida como “bolinha” que só foi gerando mudanças externas e internas até o modelo atual da carroceria antiga.




As maiores alterações do Gol Ecomotion estão sob o capô, para conseguir uma melhor economia e até mesmo uma performance exemplar, a Volkswagen mexeu no coração do velho Gol. O propulsor EA-111 longitudinal de 999 cm³ foi recalibrado, ganhou melhorias na eletrônica para consumir menos e um diferencial alongado em 6,8%. O motor se mostrou bem disposto nos mais de 350 km rodados durante o teste do CarPoint News. Não faltou fôlego para ultrapassagens nas retas ou mesmo em subidas mais íngremes, como a do Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, aonde foi feita a avaliação. Nas retas o Golzinho não decepcionou, na Ponte Rio-Niterói o modelo acelerou bem o tempo todo na pista, que estava livre na ocasião, onde foi possível passar dos 160 Km/h com facilidade. Mas o que realmente faz o Gol Ecomotion ser mais econômico são o conjunto rodas e pneus, o modelo usa pneus especiais Bridgestone B250 Ecopia 165/70 de baixa resistência à rolagem e alta pressão de 39 libras na dianteira e 32 libras na traseira, contra 27 libras dos originais, calçados em rodas de ferro aro 13. O pneu calibrado em alta pressão não desgasta a borracha, respondendo, só eles, por 5% a menos no consumo, os outros 5% são garantida pela relação final da transmissão, mais alongada que a original. Com as modificações, a média de consumo, em uso misto, passa a ser de 17,3 km/l, com gasolina, e de 12 km/l, com álcool. E por falar em câmbio, o modelo vem equipado com um de cinco velocidade de excelente escalonamento, já tradicional nos modelos da Volkswagen. Uma coisa chata aconteceu durante o teste, dois dias antes de entregar o carro na concessionária, houve um furto do estepe, que a primeira vista não mostrava nenhum sinal de arrombamento, que pôde ser percebido depois, com mais calma, depois do ocorrido. Isso mostra a fragilidade do porta-malas, que facilita o roubo da peça, um problema que a Volkswagen poderia dar mais atenção.



O Gol Ecomotion custa a partir de 27.530 na versão três portas, R$ 1.496 a mais que o antigo Gol básico, chegando a ser R$ 2 mil mais caro que o Palio Economy, com preço a partir de R$ 25.770. O modelo trás de série itens como regulagem de altura do banco do motorista, encosto do banco traseiro rebatível, tomada de 12 volts e espelhos nos para-sóis. Opcionalmente existe um pacote com direção hidráulica e rádio MP3 com viva-voz Bluetooth (sem CD), além de retrovisores, vidros e travas elétricos; preparação para som; alto-falantes; ar-condicionado e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.




FICHA TÉCNICA:

Motor: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 68cv (gas) e 71cv (alc) a 5.750rpm e torques máximos de 9,4kgfm (gas) e 9,7kgfm (alc) a 4.250rpm

Transmissão: Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

Direção: Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)

Suspensões/Rodas/Pneus: Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, interdependente, com braço longitudinal / 6 x 13 polegadas, em aço / 165/70 R13

Freios: Disco de freio ventilado na dianteira e tambor na traseira, sem ABS (nem como opcional)

Capacidades: Tanque, 55 litros; carga (passageiros e bagagem), 440kg; peso, 853kg; porta-malas , 285 litros

Consumo: em uso misto, foi de 17,3 km/l, com gasolina, e de 12 km/l, com álcool.

Preço: a partir de R$ 27.530 (duas portas).

6 comentários:

  1. Tem aproximadamente uma idéia do consumo desse carro durante esses 350 kms percorridos??

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  2. Ótimo concorrente paro o Uno.

    Um abraço, Fernando.

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  3. Mais caro que o palio e veio mais tarde... acho que nao ficará no mercado com esse preço estando alto assim!

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  4. sou lucas henrique eu adoro gol g4 amo e muito bonito........

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  5. Cara, muito econômico, na estrada é um show. Não é muito confortável, mas recomendo para quem quer usar á trabalho.

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