Por www.fordparatodos.com.br
O mais importante lançamento da Ford Caminhões nos últimos anos, o Cargo Cabine-Leito, consolida a empresa como a que mais estrada tem no País e cuja gama de produtos a coloca como a terceira do mercado nacional com participação de 24,1% no segmento competitivo, isto é, fora da linha extra-pesada. No geral, a Ford conquistou, em 2010, 19,4% do mercado de caminhões brasileiro. A Ford, primeira montadora a se instalar no Brasil, começou suas atividades no País produzindo caminhões, na antiga fábrica do bairro do Ipiranga, em São Paulo, inaugurada em 1953, com uma linha de montagem CKD. Sua história a coloca como pavimentadora básica da mais longa estrada construída no País na produção de veículos comerciais que, atualmente, atendem todas as necessidades e demandas do mercado sul-americano. Quatro anos depois, em 1957, a Ford promoveu o lançamento do seu primeiro caminhão produzido no País, o F-600 e, na mesma unidade industrial, passou a fabricar a picape F-100. O pioneiro Ford F-600 nacional tinha motor V8 de 4.5 litros a gasolina, com 161cv de potência e capacidade de carga de 6,5 toneladas. Seu primeiro desafio foi uma viagem histórica até Caruaru, em Pernambuco, enfrentando mais de 1.500 km de estradas, sendo 1.100 km não pavimentados. O sucesso nessa empreitada contribuiu para firmar o conceito de resistência, durabilidade e economia que se incorporou à tradição dos caminhões da marca. Em seus 54 anos de história no Brasil, a Ford Caminhões registrou muitos marcos de pioneirismo e inovação com seus produtos enfrentando estradas nem sempre boas, buracos, muita lama, rachaduras, lombadas, ausência de acostamentos, viadutos em curva, falta de segurança etc. Para enfrentar esse quadro, a introdução do Cargo Cabine-Leito tem o objetivo de minimizar tudo isso e oferecer mais conforto, desempenho, economia e segurança aos profissionais que vivem nas estradas. A oferta deve permitir várias possibilidades de customização, para diversos tipos de aplicações. O projeto desse produto foi desenvolvido no Centro de Design da Ford América do Sul, em Camaçari, na Bahia, e reúne conceitos de beleza e funcionalidade. O Cargo Cabine-Leito será apresentado à imprensa no dia 21 de março.
A história da trajetória da Ford Caminhões no Brasil
1953 – Inauguração da Fábrica do Ipiranga – montagem de veículos CKD.
1957 – Lançamento do Caminhão F-600 e início da produção da picape F-100.
1959 – A Ford lançou o caminhão médio F-350 – motor V8 e capacidade de carga de 2.670 kg.
1960 – Num primeiro balanço, o registro de 30 mil caminhões Ford rodando por todo o Brasil com importante participação nas obras de construção de Brasília.
1961 – O F-600 passa a ser equipado com motor Diesel e a Ford se tornou líder no mercado, na época.
1962 – Lançamento dos caminhões Super Ford.
1964 – A Fábrica do Ipiranga comemora a produção de 100 mil veículos.
1968 – Quatro anos depois, a Ford atingiu 200 mil caminhões produzidos.
1975 – Lançamento do F-400, a gasolina. No mesmo ano, em virtude da crise do petróleo, os motores a gasolina para veículos comerciais perderam terreno para os movidos a Diesel. Assim, a marca saiu na frente apresentando o F-4000 a Diesel com motor MWM.
1977 – Ano em que a linha de produtos foi aumentada com cinco lançamentos: F-7000, FT-7000, F-8000, FT-8000 e FT-8500, o primeiro cavalo mecânico da Ford.
1979 – A Ford passa a produzir a picape F-1000 Diesel.
1985 – Lançamento da Linha Cargo, resultado de um investimento de 150 milhões de dólares na fábrica do Ipiranga. Além da cabine avançada, a linha trouxe uma série de inovações como os freios a disco, até então inéditos em caminhões.
1991 – Novos modelos Cargo – C-1622, C-2422 6x4 e o cavalo mecânico C-3530.
1993 – Surgem novos modelos da Linha F – F-4000, F-12000 e F-14000.
1994 – A Ford Caminhões atinge a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.
1996 – Lançamento dos Cargo C-814 e C-4030 que ampliaram a linha para praticamente todos os segmentos de carga.
1998 – A Série F ganhou novos modelos: o leve F-350 e o médio F-16000, além da picape F-250.
2000 – A Ford promoveu uma completa reestilização da Linha Cargo
2001 – A Fábrica do Ipiranga foi desativada e, no mesmo ano, a empresa inaugurou a moderníssima Planta de Caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, onde começou a produzir o Cargo C-1630. A nova linha de montagem, com avançados conceitos de produção, foi resultado de investimento da ordem de 200 milhões de dólares.
2003 – Lançamento do cavalo-mecânico Cargo 4331 MaxTon de 43 toneladas.
2004 – Recorde histórico de produção de caminhões – 1.700 unidades.
Apresentação do F-350 cabine dupla que aliou capacidade de carga e espaço para seis pessoas na cabine.
2005 – Depois de funcionar por quatro anos, a Fábrica de S.Bernardo do Campo alcançou a marca de 100.000 unidades produzidas. Nesse ano chegou a “geração eletrônica” da Ford com os modelos C-815e (leve) e os médios C-1317e, C-1517e, C-1717e, C-1722, todos equipados com motor Cummins de gerenciamento eletrônico. No mesmo ano surgiram os modelos trucados C-2422e e C-2428e MaxTruck, 6x2. Em 2005 também foram lançados os traçados: C-2622, C-2628e, C-2932e e C-5032e (6x4) e o Cavalo-Mecânico C-4432. Os F-4000 e F-350 também ganharam nova motorização adequada às normas de emissões Euro III.
2006 – Inaugurado o Mod Center, único centro de modificação de caminhões do Brasil funcionando dentro de uma fábrica. No Mod Center são produzidos veículos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes.
2007 – Comemoração dos 50 anos do lançamento do primeiro caminhão no País. Nesse ano, a Ford também lançou o Cavalo Mecânico Cargo 4532e MaxTon com motor eletrônico e capacidade de tração de 45.150 kg e o modelo leve Cavalo Mecânico Cargo 712 com motor mecânico emissionado e capacidade de 7.700 kg. Destaque para o F-4000 pela 3ª conquista do Rallye dos Sertões, a mais importante prova de estrada do Brasil. Nesse ano, Oswaldo Jardim, cuja carreira na empresa começou em 1976, assumiu a Diretoria de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul.
2009 – Lançamento da Linha Transit, importada da fábrica da Ford na Turquia, nos modelos van e furgão. Em 2009, o Odontomóvel completou 10 anos de estrada com o programa “Sorrindo com a Ford” que atende caminhoneiros e comunidades carentes, em todo o País.
2010 – Lançamento da Transit modelo Chassi-Cabine. Nesse ano, a Ford Caminhões chegou a 134 concessionárias exclusivas para os veículos comerciais em todo o Brasil e alcançou a marca de 100.000 unidades exportadas, desde 1970.
2011 – Lançamento do Ford Cargo Cabine-Leito, projeto desenvolvido no Centro de Design da empresa na sua unidade industrial de Camaçari, Bahia.
A história da trajetória da Ford Caminhões no Brasil
1953 – Inauguração da Fábrica do Ipiranga – montagem de veículos CKD.
1957 – Lançamento do Caminhão F-600 e início da produção da picape F-100.
1959 – A Ford lançou o caminhão médio F-350 – motor V8 e capacidade de carga de 2.670 kg.
1960 – Num primeiro balanço, o registro de 30 mil caminhões Ford rodando por todo o Brasil com importante participação nas obras de construção de Brasília.
1961 – O F-600 passa a ser equipado com motor Diesel e a Ford se tornou líder no mercado, na época.
1962 – Lançamento dos caminhões Super Ford.
1964 – A Fábrica do Ipiranga comemora a produção de 100 mil veículos.
1968 – Quatro anos depois, a Ford atingiu 200 mil caminhões produzidos.
1975 – Lançamento do F-400, a gasolina. No mesmo ano, em virtude da crise do petróleo, os motores a gasolina para veículos comerciais perderam terreno para os movidos a Diesel. Assim, a marca saiu na frente apresentando o F-4000 a Diesel com motor MWM.
1977 – Ano em que a linha de produtos foi aumentada com cinco lançamentos: F-7000, FT-7000, F-8000, FT-8000 e FT-8500, o primeiro cavalo mecânico da Ford.
1979 – A Ford passa a produzir a picape F-1000 Diesel.
1985 – Lançamento da Linha Cargo, resultado de um investimento de 150 milhões de dólares na fábrica do Ipiranga. Além da cabine avançada, a linha trouxe uma série de inovações como os freios a disco, até então inéditos em caminhões.
1991 – Novos modelos Cargo – C-1622, C-2422 6x4 e o cavalo mecânico C-3530.
1993 – Surgem novos modelos da Linha F – F-4000, F-12000 e F-14000.
1994 – A Ford Caminhões atinge a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.
1996 – Lançamento dos Cargo C-814 e C-4030 que ampliaram a linha para praticamente todos os segmentos de carga.
1998 – A Série F ganhou novos modelos: o leve F-350 e o médio F-16000, além da picape F-250.
2000 – A Ford promoveu uma completa reestilização da Linha Cargo
2001 – A Fábrica do Ipiranga foi desativada e, no mesmo ano, a empresa inaugurou a moderníssima Planta de Caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, onde começou a produzir o Cargo C-1630. A nova linha de montagem, com avançados conceitos de produção, foi resultado de investimento da ordem de 200 milhões de dólares.
2003 – Lançamento do cavalo-mecânico Cargo 4331 MaxTon de 43 toneladas.
2004 – Recorde histórico de produção de caminhões – 1.700 unidades.
Apresentação do F-350 cabine dupla que aliou capacidade de carga e espaço para seis pessoas na cabine.
2005 – Depois de funcionar por quatro anos, a Fábrica de S.Bernardo do Campo alcançou a marca de 100.000 unidades produzidas. Nesse ano chegou a “geração eletrônica” da Ford com os modelos C-815e (leve) e os médios C-1317e, C-1517e, C-1717e, C-1722, todos equipados com motor Cummins de gerenciamento eletrônico. No mesmo ano surgiram os modelos trucados C-2422e e C-2428e MaxTruck, 6x2. Em 2005 também foram lançados os traçados: C-2622, C-2628e, C-2932e e C-5032e (6x4) e o Cavalo-Mecânico C-4432. Os F-4000 e F-350 também ganharam nova motorização adequada às normas de emissões Euro III.
2006 – Inaugurado o Mod Center, único centro de modificação de caminhões do Brasil funcionando dentro de uma fábrica. No Mod Center são produzidos veículos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes.
2007 – Comemoração dos 50 anos do lançamento do primeiro caminhão no País. Nesse ano, a Ford também lançou o Cavalo Mecânico Cargo 4532e MaxTon com motor eletrônico e capacidade de tração de 45.150 kg e o modelo leve Cavalo Mecânico Cargo 712 com motor mecânico emissionado e capacidade de 7.700 kg. Destaque para o F-4000 pela 3ª conquista do Rallye dos Sertões, a mais importante prova de estrada do Brasil. Nesse ano, Oswaldo Jardim, cuja carreira na empresa começou em 1976, assumiu a Diretoria de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul.
2009 – Lançamento da Linha Transit, importada da fábrica da Ford na Turquia, nos modelos van e furgão. Em 2009, o Odontomóvel completou 10 anos de estrada com o programa “Sorrindo com a Ford” que atende caminhoneiros e comunidades carentes, em todo o País.
2010 – Lançamento da Transit modelo Chassi-Cabine. Nesse ano, a Ford Caminhões chegou a 134 concessionárias exclusivas para os veículos comerciais em todo o Brasil e alcançou a marca de 100.000 unidades exportadas, desde 1970.
2011 – Lançamento do Ford Cargo Cabine-Leito, projeto desenvolvido no Centro de Design da empresa na sua unidade industrial de Camaçari, Bahia.
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