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Por Ana Carolina P. Aguilar
São Paulo acaba de ganhar a maior, mais moderna e uma das mais eficientes oficinas BMW da América Latina. O prédio, de três andares e mais de 3.000 metros quadrados de área, ficam em um fácil acesso na Avenida Ordem e Progresso, localizado na zona oeste da cidade. O layout do empreendimento é clean e se divide basicamente em três partes: diagnóstico, mecânica e funilaria. Todos os equipamentos adquiridos pela Osten são de última geração. "Não poupamos esforços nem tão pouco capital para trazer ao Brasil o que há de mais moderno no mundo em termos de oficina” diz o diretor da Osten.
Entre os itens comprados estão: sete elevadores de coluna Rotary Lifit e sete pantográficos da marca Raven. Os compressores são Kaeser e o decanter Aquamat CF19. Todos os equipamentos para reparos de peças em alumínio são da marca Festool. Para a pintura, a equipe da Osten foi buscar os equipamentos no mais importante fornecedor do gênero em todo o mundo. A cabine da USI Itália é do modelo Chronotech DG Touch, ou seja, com um simples toque é possível fazer diversas programações de acordo com o que esta sendo pintado. O tamanho da cabine também é outro destaque, com oito metros de comprimento recebe qualquer tipo de automóvel. Desta forma caso seja necessário, carros e pecas entram juntas na mesma cabine e são pintadas ao mesmo tempo evitando assim qualquer diferença na cor do carro.
Entre os itens comprados estão: sete elevadores de coluna Rotary Lifit e sete pantográficos da marca Raven. Os compressores são Kaeser e o decanter Aquamat CF19. Todos os equipamentos para reparos de peças em alumínio são da marca Festool. Para a pintura, a equipe da Osten foi buscar os equipamentos no mais importante fornecedor do gênero em todo o mundo. A cabine da USI Itália é do modelo Chronotech DG Touch, ou seja, com um simples toque é possível fazer diversas programações de acordo com o que esta sendo pintado. O tamanho da cabine também é outro destaque, com oito metros de comprimento recebe qualquer tipo de automóvel. Desta forma caso seja necessário, carros e pecas entram juntas na mesma cabine e são pintadas ao mesmo tempo evitando assim qualquer diferença na cor do carro.
Como tudo foi pensado para otimizar tempo e melhorar a qualidade do trabalho a cabine conta ainda com elevador pantográfico que faz com que os pintores trabalhem em pé e não agachados como na maioria das oficinas. Desta forma o funcionário trabalha melhor ergonomicamente, se cansa menos e tem no final do dia um rendimento melhor. Ao lado da cabine foi instalada a central de preparação de tintas da Glasurit. Em função disto, com todos trabalham em um mesmo complexo, evitando a contaminação externa. Com o sistema de ar das salas, qualquer impureza fica do lado de fora evitando assim, que se passe qualquer tipo de poeira para a tinta. O ar que circula ali é tão limpo que tem a mesma qualidade de uma sala de UTI de um hospital, diz o gerente de pós venda da Osten.
Para pintar apenas pequenas partes de um carro, foram montada outras quatro salas exclusivamente para isso. Elas possuem cortinas controladas por controle remoto, elevadores pantográficos e equipamentos hidráulicos que lixam e ao mesmo tempo sugam os resíduos. Mesmo assim se alguma impureza, por menor que seja, não tenha sido sugada pelos equipamentos, o chão destas salas possuem um sistema de aspiração que elimina por completo qualquer partícula que tenha ficado no ar. Um sistema de infravermelho percorre toda sala enquanto um programa de computador faz a peça secar na mesma temperatura que a original de fábrica. Esse sistema desliga-se automaticamente assim que a peça é seca na temperatura correta, evitando qualquer tipo de dano à pintura.
Para pintar apenas pequenas partes de um carro, foram montada outras quatro salas exclusivamente para isso. Elas possuem cortinas controladas por controle remoto, elevadores pantográficos e equipamentos hidráulicos que lixam e ao mesmo tempo sugam os resíduos. Mesmo assim se alguma impureza, por menor que seja, não tenha sido sugada pelos equipamentos, o chão destas salas possuem um sistema de aspiração que elimina por completo qualquer partícula que tenha ficado no ar. Um sistema de infravermelho percorre toda sala enquanto um programa de computador faz a peça secar na mesma temperatura que a original de fábrica. Esse sistema desliga-se automaticamente assim que a peça é seca na temperatura correta, evitando qualquer tipo de dano à pintura.
A modernidade dos equipamentos é tão grande que a Osten é a única concessionária em todo o Brasil homologada pela BMW a realizar reparos em carros de carroceria de alumínio. Um boxe foi deixado exclusivamente para essa finalidade, já que os equipamentos para essa finalidade têm que ser específicos, uma vez que as peças em alumínio requerem cuidados especiais por que durante o processo de lixamento elas podem se tornar explosivas. Na parte de funilaria e pintura, a Osten teve autorização da BMW para trabalhar com outras marcas. É uma área carente no Brasil, onde proprietários de super esportivos e carros de luxo não têm onde reparar seus veículos. “O Brasil tem demanda para esse tipo de Oficina, pois todos os clientes que possuem carros maravilhosos sentem-se mais tranqüilos quando vêem uma estrutura como essa para deixar seus veículos” diz o gestor da área. “E lá teremos muito cuidado e faremos os reparos com muita qualidade”.
“Nosso objetivo é atingir em cheio o segmento Premium, pois o nosso mercado é carente de bons serviços e atendimento. Este segmento abrange as marcas como BMW, Mercedes, Audi, Ferrari, Porsche e todos os outros importados de luxo”. A toda essa tecnologia e modernidade são também empregadas em uma área onde o cliente nem vê, mas que nem por isso e menos importante: a da sustentabilidade. Desde a construção da oficina a direção da Osten determinou que todo o projeto fosse socialmente responsável. Assim desde o ar que se respira em algumas áreas, passando pelos canos de escoamento de resíduos até a retirada de óleo dos carros, tudo foi feito para não agredir o meio ambiente. Até o óleo que sai misturado dos compressores é separado por um filtro. Enquanto a água limpa vai direto para o esgoto, o óleo, em proporções mínimas é levado diretamente por tubulações especiais até um depósito que fica do lado de fora da oficina onde é armazenado em um recipiente a espera da retirada por um caminhão apenas para essa finalidade. Esses pequenos detal hes mostram a preocupação da Osten com o meio ambiente. “Já seguimos aqui na Osten a norma Euro 6 que ainda não esta vigente no país. Uma das nossas alegrias é saber que estamos muita a frente dos outros também na parte ecológica”.
Por tudo isso que a partir da inauguração desta oficina, a Osten passa a ser referência com diversos diferencias aos poucos concorrentes nacionais entre eles, a qualidade amparada por umas maiores fábricas de carros de luxo do mundo e a maior velocidade nos reparos. “O cliente pode deixar o carro conosco pela manhã e retirá-lo à tarde, seja para uma simples revisão ou para pequenos reparos ou pequenas pinturas”. “Para o grupo é a realização de um sonho que planejamos por longo tempo para realizar e agora é realidade. A nossa Empresa nos deu a retaguarda para hoje termos essa estrutura para oferecermos o que há de melhor em tecnologia aos clientes BMW. Estamos muito felizes!” conclui o diretor da Osten.
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