sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Quando é a hora de inspecionar e trocar o sistema de exaustão dos veículos?


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Alfapress Comunicações

Quando o carro apresentar excesso de ruído, o proprietário deve dirigir-se imediatamente a um centro automotivo ou loja do ramo para um diagnóstico do sistema de exaustão. Alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape.


É importante acompanhar sempre a quilometragem do carro. Para o catalisador é importante saber que a durabilidade mínima é de 40 mil km. Procurar por danos ou furos em todo o conjunto (análise visual) é uma dica importante. Um catalisador, dentro da quilometragem mínima, porém com sinal aparente de batida pede uma confirmação se está ou não convertendo os gases. Outra questão importante é que se deve avaliar as fixações e coxins – todas devem ser usadas para distribuir igualitariamente o peso do sistema. Uma verificação do alinhamento geral do conjunto para checar se as adaptações não estão comprometendo outras partes do carro, como a saída do escapamento próximo ao para choque, finaliza a avaliação.


Atente: A corrosão do sistema de escapamento ocorre de dentro para fora, ou seja, a quebra é consequência de danos na estrutura interna dos abafadores e silenciosos e, portanto, soldar o local rompido não é suficiente para que o fluxo de gases internos seja direcionado da maneira correta, isto afeta do mesmo modo a taxa de contra-pressão de trabalho do motor. Além do mais, os serviços de solda não são suficientes para dar durabilidade contra corrosão no local. “Os projetos da Mastra são desenvolvidos para garantir o perfeito encaixe da peça nova ao conjunto existente, sem a necessidade de soldas ou adaptações”, afirma o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.