quarta-feira, 13 de junho de 2012

8.º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Inbox Comunicação

O retrato atual dos veículos elétricos no mundo, as perspectivas para as tecnologias de acumulação, as perspectivas dos fabricantes para a aplicação de veículos elétricos no mercado latino-americano, a rede elétrica, o uso de veículos elétricos em logística, em transporte urbano de cargas e passageiros, o etanol como opção de veículo híbrido, o setor na perspectiva do governo brasileiro, enfim, os problemas e desafios para o desenvolvimento do setor de veículos elétricos na América Latina serão os principais temas tratados na 8.ª edição do Congresso Latino-Americano de Veículos Elétricos.

Em formato de feira, a edição de 2012 pretende atender às necessidades do público latino-americano que acompanha e tem interesse no tema, envolvendo representantes de diversos setores da sociedade. Por se destacar dentro da região como uma grande fonte geradora, além de consumidor de energia elétrica, o Brasil é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da discussão sobre o uso de energia elétrica em veículos na América Latina.

No último ano, observou-se um grande aumento do interesse pelo tema por aqui, quando fabricantes como Renault, Nissan e a Mitsubishi apresentaram ao mercado brasileiro seus veículos elétricos a bateria que prometem comercializar no Brasil tão logo a política fiscal incentive este tipo de veículo. Em São Paulo, a Nissan e a prefeitura do município iniciaram um projeto-piloto com táxis elétricos. Veículos elétricos híbridos (ou seja, veículos elétricos com um gerador a bordo) já são vendidos desde o ano passado pela FORD e Mercedes e a Toyota anuncia que vai começar as vendas do Prius, o híbrido mais vendido no mundo (há mais de 3 milhões circulando), até o final do ano. A FIAT continua a apoiar a Itaipu binacional no desenvolvimento de carro de passageiros. Cresceu também o interesse pelos ônibus elétricos; embora já fabricados há vários anos no Brasil (ELETRA e Tutto Trasportti), a proximidade dos eventos esportivos começou a despertar o interesse dos fabricantes internacionais com a presença da VOLVO e da BYD que estão demonstrando seus produtos. Nota-se, além disso, um crescimento no número de veículos de duas rodas circulando nas cidades e um grande interesse dos fabricantes dos componentes típicos destes veículos, tais como baterias, motores/geradores e sistemas de controle. "Essas foram as principais razões pelas quais o INEE decidiu ampliar a área de exposição que, em anos anteriores, tinha um menor porte", afirma Jayme Buarque de Hollanda, diretor-geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética - INEE, órgão responsável pela criação do evento.

Para o executivo e especialista, além de criar maior notoriedade, a feira conseguirá mostrar melhor o atual momento do setor. "Três milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020. Já em 2025, serão 10 milhões, e chegarão a 19 milhões de unidades em 2030", informa Jayme Buarque de Hollanda. Os números fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Veículos Elétricos - ABVE.

O 8.º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes será realizado pela MES Eventos, com promoção e organização da Mastran Business Fairs e o apoio da Associação Brasileira de Veículos Elétricos e da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O evento acontecerá simultâneo a ECO Business - 5.ª Feira e Congresso Internacionais que aliam discussões sobre o perfil do novo consumidor, as inovações tecnológicas para tornar as empresas sustentáveis e as tendências que viabilizam formas em que as cidades sejam mais inteligentes. De 14 a 16 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

SERVIÇO:

VE - Veículo Elétrico Latino-Americano
Data: 14 a 16 de agosto de 2012
Horário: das 10 às 20 h
Centro de Convenções Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 1,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.