sexta-feira, 1 de março de 2013

Honda desenvolve nova tecnologia pioneira



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Linkpress Assessoria e Comunicação

A Honda Motor Co. anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia que unirá aço e alumínio. O resultado da liga desses dois metais será usado para aplicação nos painéis exteriores das portas, que normalmente são feitos somente em aço. A princípio, a empresa divulgou que irá adotar a tecnologia na versão americana do novo Acura RLX e, posteriormente, a aplicação será estendida para outros modelos.

Para alcançar um bom resultado na união dos dois metais diferentes foi necessário o desenvolvimento de diversas tecnologias, simultaneamente, com o objetivo de prevenir corrosões e deformidades térmicas causadas pelas diferentes taxas de expansão de cada tipo de metal.

Ao longo das pesquisas, a Honda desenvolveu três processos que permitem a adoção do alumínio para partes externas dos painéis: tecnologia para unir metais diferentes: adoção da estrutura “3D LockSeam”, em que o painel de aço e o de alumínio são unidos em camadas e prensados duas vezes;  tecnologia para prevenir corrosões elétricas: adoção de aço altamente inoxidável para o painel interior e uma nova forma de assegurar o completo preenchimento de fendas com um agente adesivo;  tecnologia para controlar deformidades térmicas: adoção de agente adesivo com módulos de baixa elasticidade e com posição otimizada no “3D LockSeam”.

As vantagens dessas novas tecnologias incluem a eliminação do processo normal de soldagem para unir painéis das portas. Além disso, elas não precisam de um processo exclusivo e podem ser acomodadas nas linhas de produção já existentes.

A novidade contribui para a melhora da economia de combustível e performance dinâmica do veículo, reduzindo cerca de 17% do peso dos painéis, em relação aos convencionais totalmente em aço. Além disso, reduzir o peso no lado externo da carroceria possibilita trabalhar com o centro de gravidade do veículo, tornando a sua condução mais estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.