segunda-feira, 24 de março de 2014

Você sabe pra que serve e como funciona o freio ABS?



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Você já ouviu falar sobre os freios ABS, que eles são melhores do que os tradicionais, que são mais seguros… Mas você sabe para que serve e como funciona esse tipo de breque?

Para que servem os freios ABS?

As letras ABS vêm do alemão Antiblockier-Bremssystem ou do inglês Antilock Breaking System, e correspondem a um sistema de frenagem que trabalha no exato padrão indicado por seu nome: é uma estrutura antitravamento das rodas do carro. O equipamento reduz a distância de frenagem e aumenta a performance de travamento nos automóveis em que fora montado se comparado com aqueles veículos que não trazem o item instalado.
Esses freios são mais seguros e confiáveis do que os convencionais, porque quando a frenagem é acionada pelo condutor do veículo as travas não impedem que os pneus girem de forma rígida. Os freios tradicionais, ao contrário, criam uma resistência ou atravanco muito maior, fazendo com que a banda de rodagem dos pneus perca contato com o piso da via. Com os freios ABS as rodas não bloqueiam, mas o sistema tira proveito do atrito estático, impedindo a derrapagem e o consequente descontrole da direção do automóvel.

Como funcionam os freios ABS?

Quando os freios ABS estão instalados no carro, os sensores de rotação que estão situados em cada roda (ou no diferencial) monitoram os giros que são realizados, fazendo uma comparação com a velocidade que o veículo segue imprimindo. Esses componentes passam as informações captadas a uma peça sequencial, chamada de unidade de controle do ABS.

Assim, em uma circunstância de frenagem emergencial, quando o motorista pressiona o pedal de freio com força, as rodas não travam ou ficam bloqueadas, porque a unidade de controle detecta quando algum pneu apresenta uma tendência ao travamento e aciona as válvulas de pressão modo preciso, controlando a força de frenagem que age individualmente em cada roda. É por isso que o veículo nessas condições, mas com os freios ABS instalados, ampliam a capacidade de o motorista dominar a direção do automóvel, deixando-a menos instável e mais equilibrada. E todos esses ajustes acontecem rapidamente, em menos de um segundo!

As válvulas estão conectadas às tubulações específicas de cada freio. Essas peças liberam pressão nesses tubos a fim de brecar a roda onde está acoplada e uma bomba exclusiva devolve, em seguida, a tensão normal que estava anteriormente no compartimento. Com isso, há um trabalho de diminuição e robustecimento da pressão no freio, fazendo com que cada pneu tenha um serviço individualizado de frenagem, que funciona de maneira mais integrada ao veículo.

Quando o freio é ativado pelo condutor, o pedal de breque pulsa de volta, retornando com ímpeto ao seu posicionamento de repouso (não acionamento). Isso decorre dos mecanismos de pressão em funcionamento, conforme comentado anteriormente. Por isso, os motoristas não devem estranhar esse processo, que é bem diferente dos freios tradicionais. Eles devem ler as instruções e dicas dos fabricantes e treinar o uso, para quando for necessário utilizar esses freios mais modernos, consigam tirar todo seu potencial superior de frenagem.


E aí, você já precisou utilizar o freio ABS? Achou muito diferente dos freios comuns? Compartilhe suas experiências conosco!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.