quarta-feira, 18 de junho de 2014

Designer Konstantin Grcic cria o "Pavilhão TT"


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Audi do Brasil

A Audi está apresentando, na edição deste ano da feira Design Miami/Basel, a primeira instalação arquitetônica de sua história, criada por Konstantin Grcic, um dos mais influentes designers industriais da atualidade.  A fonte de inspiração do Pavilhão TT, que tem formato octogonal, é o novo Audi TT.  Grcic utilizou peças originais do TT para criar um espaço móvel, que transporta a tecnologia do automóvel para o design arquitetônico.

Grcic inspirou-se no Audi TT: "Para mim, o Audi TT é um carro que você pode dirigir desde a cidade até o campo.  Traduzi essa experiência de digiribilidade com o conceito de um pavilhão que se destaca como ponto de chegada num local remoto", explica o designer.

Montado sobre pilares, o pavilhão pode ser instalado com facilidade, mesmo em terrenos com relevo irregular. A construção utiliza técnicas modernas de construção de casas pré-fabricadas.  As sete tampas de porta-malas originais do Audi TT são um item de diferenciação do pavilhão, dando a ele uma aparência futurista. Para Grcic, um carro é como uma casa.  "Os automóveis são produzidos industrialmente, e são como peças móveis de arquitetura. Eles não apenas proporcionam proteção, mas também são espaços funcionais, perfeitamente equipados para o trabalho, comunicação, para comer e para relaxar."

Para a Audi, a colaboração de designers de outras áreas é da mais alta importância. "A Audi está muito próxima do design industrial, já que o design de nossos carros é sempre uma expressão da tecnologia", esclarece Marc Lichte, Designer Chefe da Audi. "Grcic coloca a funcionalidade no centro de seus projetos, dando a produtos de uso cotidiano um design surpreendentemente diferenciado."

Colaborando com a Audi, Grcic teve ampla liberdade e escolheu o Audi TT como fonte de inspiração. "O Audi TT é um carro muito icônico, do meu ponto de vista. Por isso, é especialmente interessante", declarou Grcic.  Com sua linguagem de design rigorosamente geométrica e formalmente coerente, o primeiro TT, de 1998, já incorporava um conceito básico: radical no design, era um carro pedindo para ser desfrutado. A Audi está abrindo um novo caminho com o novo TT, ao mesmo tempo em que manteve a beleza intemporal do modelo original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.