sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Com nova embalagem, Volkswagen deixa de descartar 7 toneladas de plástico por ano


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) eliminou completamente o uso de sacos plásticos nas embalagens dos chicotes elétricos fornecidos à unidade. Os conjuntos de fios e encaixes que formam o sistema elétrico do veículo, que antes eram embalados individualmente pelo fornecedor, agora são acondicionados e separados em caixas com divisórias que seguem um modelo parecido com uma “colmeia”. Em um ano, a mudança eliminou o descarte de mais de 1,5 milhão de sacos plásticos, ou o equivalente a 7 toneladas do insumo. Se fossem abertos e colocados lado a lado, os sacos plásticos não utilizados seriam suficientes para cobrir uma área equivalente a 40 vezes o campo do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (mais de 360 mil m²).

Essa eliminação dos sacos plásticos no processo logístico da unidade que produz os modelos up!, Gol e Voyage foi obtida a partir do estudo realizado por engenheiros e analistas da área de Qualidade Assegurada. O grupo coordenou em parceria com os fornecedores das peças o desenvolvimento de uma nova embalagem para os chicotes, de forma que a qualidade do produto fosse preservada.

“Estamos sempre em busca de fortalecer a sustentabilidade como princípio de gestão na empresa. Como o plástico é um material que demora mais de 200 anos para se decompor na natureza, é fundamental criarmos soluções sustentáveis que permitam o uso racional de recursos”, explicou o diretor de Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil, Richard Schwarzwald.

Além dos ganhos ambientais, a eliminação das embalagens plásticas contribuiu para a melhoria do processo produtivo com a otimização do tempo, uma vez que o operador precisava desembalar e manusear as peças antes de executar a operação de montagem na linha de produção.

Para o vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil, Otto Joos, a implementação de ações como essa estão alinhadas com os conceitos e estratégias mundiais da empresa, como o “Think Blue. Factory”. “O compromisso com o meio ambiente sempre foi uma responsabilidade da Volkswagen. Além de cuidarmos do planeta e garantirmos a qualidade de vida das futuras gerações, as inovações de sustentabilidade representam uma vantagem competitiva para a Volkswagen pela redução nos custos de fabricação dos veículos”, explica.

"Think Blue."

Com a meta de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo, a Volkswagen lançou em 2010 a iniciativa global “Think Blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Com o conceito “Think Blue.”, a Volkswagen também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade. O conceito “Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros cada vez mais eficientes. O conceito “Think Blue. Factory.”, por sua vez, é aplicado ao processo produtivo da empresa e que tem como metas a redução de 25% no consumo de energia elétrica e térmica, água, geração de resíduos, CO² e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.

Fonte: Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.