segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Divine DS: A essência da marca DS



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


Fortalecida por seu sucesso, com mais de 500.000 carros vendidos desde 2010 em todo o mundo, a DS passa a ser em 2014 uma marca em si. Sua mais recente criação, o concept car Divine DS, é um concentrado do DNA da marca. Desenhado e criado em Paris (França), ele encarna a essência DS por meio:

De códigos estilísticos únicos: com uma silhueta compacta (4,21 m), quatro portas e cinza metálica, o Divine DS magnetiza logo ao primeiro olhar com seu estilo poderoso e cativante. Suas curvas voluptuosas e cheias de sensualidade são marcadas por assinaturas gráficas fortes, tais como os ‘DS Wings’, as linhas laterais afiadas, e um design de teto único no mundo. Para um exterior único, um interior excepcional. Este é realmente único com sua morfologia audaciosa e seus equipamentos tecnológicos, dispostos de forma contrastada, representando o vanguardismo, o requinte e a sofisticação DS.

Da audácia: com seu conceito exclusivo de “Hypertypage”, o Divine DS inaugura uma nova maneira de se viver o carro, propondo a seus usuários acabamentos internos dignos da alta costura, refletindo o caráter de cada proprietário. O espaço interno do Divine DS pode, de fato, revestir-se com três universos internos intercambiáveis, cada um com uma personalidade única e singular.

Da elegância à francesa: o Divine DS é o resultado do encontro de grandes “maisons", sendo cada uma referência em sua área, tal como a Maison Lesage para os bordados ou a Swarovski para os cristais. Uma prova da vontade e da capacidade da DS em quebrar as tradições e unir diversos universos, uma exclusividade no mundo automóvel.

Da tecnologia a serviço do estilo: com o conceito futurista e vanguardista dos faróis, que associam as luzes indicadoras de direção; a tecnologia laser, com facetas no teto que se levantam para dar lugar a uma câmera de ré; a aerodinâmica otimizada... Dentro, as tecnologias também são incorporadas por meio de um posto de direção “cockpit” e da utilização de inúmeros elementos digitais (tela tátil, display holográfico…).

“Divine DS é a expressão de nosso know-how. Uma perfeita combinação de requinte e tecnologia, representando a própria essência do que é - e o que será - a DS. Apresentado algumas semanas após o nascimento da marca, o concept Divine DS expressa perfeitamente a personalidade única da DS”, afirma Yves Bonnefont, diretor-geral da marca DS.

Com um comprimento de 4,21 m e uma largura de 1,98 m, o Divine DS apresenta uma carroceria compacta com quatro portas. Seu estilo é poderoso e carismático, baseado em linhas alongadas, uma posição de dirigir baixa (1,35 m de altura) e rodas de 20 polegadas. Suas superfícies com curvas voluptuosas - e marcadas pela sensualidade - contrastam com elementos gráficos gravados no cromo. O Divine DS apresenta um cinza metálico com reflexos muito sutis que destacam suas linhas. Uma silhueta que transmite, logo no primeiro olhar, com códigos estilísticos muito ousados, a imagem da DS.

Sua frente, larga e poderosa, retoma as “DS Wings” inauguradas com o DS 5LS e o DS 6. Esse conjunto se afirmar e se verticaliza, conferindo-lhe ainda mais status. No centro, a grade dianteira exibe de maneira magistral o emblema DS. De fato, um conjunto de diversos tons de cromos - aplicados sobre elementos flutuantes, em forma de pontas de diamantes - proporcionam um efeito espacial à grade dianteira.

Lateralmente, o Divine DS apresenta um caráter determinado. Realçada por um friso cromado, uma linha lateral, que se inicia em torno das luzes traseiras e termina na frente, dá tensão e dinamismo ao conjunto da silhueta. Esse friso cromado permite também esconder astuciosamente as maçanetas das portas e, assim, deixar o design do Divine DS mais puro. Na parte inferior da carroceria, uma linha de cromo finamente cinzelada, lembrando o desenho do console, destaca sutilmente a natureza delgada da silhueta.

Outro elemento com estilo forte: o desenho do teto. De fato, o Divine DS possui um teto com design único, cujo desenho evoca as escamas de um réptil. Escamas que combinam os contrastes com uma alternância entre fosco e acetinado, entre opacidade e transparência, fornecendo vida e luz ao interior. Uma disposição única e cativante que contrasta com a curva voluptuosa e sensual da frente.

Interiormente, o Divine DS propõe uma configuração surpreendente e cheia de contrastes, com um motorista instalado em um cockpit e um passageiro envolvido em um ambiente moderno e fluído.

Do lado do passageiro, um revestimento contínuo cobre o console e o painel de bordo em uma única peça na qual, após uma torção, se encontra com os painéis de portas. Esse revestimento “aéreo” envolve o passageiro para fazer com que ele mergulhe dentro de um universo de alta costura, longe dos padrões dos automóveis clássicos. Uma experiência inédita e sensorial.

O lado do motorista apresenta um desenho muito tecnológico, sendo esculpido como uma jóia. O console central, similar a uma coluna vertebral, destaca os elementos relacionados à direção. Coberto com ouro branco, sua natureza cristalina e majestosa participa do requinte e da sofisticação desse espaço interno inédito. Ele é notadamente dotado de "toggle switches" específicos, adornados com pedras lapidadas sob medida, e, no centro, de um relógio digital, cuja volta é crimpada de pedras. Uma pedra de granito na cor preta semeada de ouro para combinar com o console central. O volante, retangular, é uma verdadeira escultura, promessa de sensações ao dirigir inéditas.

Além disso, os assentos se beneficiam de uma reinterpretação gráfica da confecção “bracelet”, dando ainda mais caráter e conforto a essa assinatura exclusiva DS. Esses assentos são revestidos com revestimento de anilina “pleine fleur”, cuidadosamente selecionados pelas Tanneries SETON, consequência direta de sua exclusividade e qualidade excepcional. A cor cinza ligeiramente quente destaca os pontos metálicos do ouro branco em cada desenho. A ausência de vidro traseiro faz os passageiros se sentirem em um verdadeiro casulo, íntimo e requintado.

Marca inovadora, DS inaugura com o Divine DS o conceito de “Hypertypage”. Completamente inovador, esse concept oferece aos clientes uma escolha de revestimentos internos dignos da alta costura, com matérias-primas premium que raramente são utilizadas em automóveis. Graças a um painel de bordo e a revestimentos de portas que podem ser trocados em apenas 15 minutos, três universos internos são disponíveis. Três "dress codes” intercambiáveis, dependendo do ambiente, para encarnar, um de cada vez, três personalidades radicalmente diferentes:

The “Mâle” oferece um universo sóbrio e contemporâneo, com uma alternância de fibra de carbono natural e couro brilhante. Uma mistura de matérias-primas masculinas com o universo automotivo, um convite à pilotagem. O conjunto é pontuado por uma costura com pontos vermelhos e pretos.

A “Parisienne Chic” é um convite para o universo do requinte e da elegância parisiense, baseado em materiais oriundos do mundo da alta costura. Ele combina couro em tom marfim e de qualidade excepcional com um cetim plissado e bordado nos painéis das portas. Realizados pela Maison Lesage, reconhecida mundialmente, esses bordados têm um desenho que combina com a trama DS.

A “Fatale Punk” encarna um universo mais impertinente, ao mesmo tempo mais escuro e glamoroso. O couro preto predomina, com um aspecto acolchoado e inúmeros detalhes em cristais. Como principal assinatura, a utilização de piercings, 100% alinhada ao espírito do projeto. Os desenhos dos painéis de portas são cobertos de Crystal Fabric Swarovski, uma matéria que produz um brilho precioso graças a milhões de minúsculos cristais brutos e lapidados. Um universo muito rock!

Cheio de audácia, o “Hypertypage” dá vida ao DS Divine. Essa exclusividade prefigura a vontade da DS de propor a seus clientes carros que sejam plenamente o reflexo de suas personalidades.

Mais do que um concept car, o Divine DS é - e pela primeira vez no mundo automotivo - o encontro de diversas grandes “Maisons” que ilustram cada uma à sua maneira seu know-how e excelência. "Para a DS queremos o melhor: os melhores parceiros, reconhecidos como referências em suas áreas. E queremos também ser os primeiros a explorar novos territórios", diz Thierry Metroz, diretor de estilo da marca. Por meio de suas colaborações, a DS demonstra sua atenção dada aos mínimos detalhes até na escolha dos materiais, raramente utilizados no universo automotivo.

Verdadeira referência no mundo do luxo e da moda, a empresa Swarovski conseguiu criar uma reputação de prestígio no mundo da alta costura, com grandes nomes da moda francesa colaborando com seu universo icônico. A magia reside em grande parte no segredo de fabricação do cristal Swarovski e em seu processo de lapidação e polimento, que o tornam tão brilhante e requintado.

Hoje é a marca automotiva DS que recorre a esse grande nome. Cristais Swarovski sublimam a silhueta externa do Divine DS e adornar os faróis para dar-lhes um efeito magnético. Dentro, são os painéis de portas e o painel de bordo que são adornados com toques requintados deste cristal mítico.

Outra colaboração totalmente inédita no meio automotivo: a da Maison Lesage, empresa que produz, definitivamente, o melhor bordado na França. Desde 1860, esse atelier colabora com os grandes costureiros criadores de moda. Trabalho meticuloso e inteiramente feito à mão, o bordado é uma arte que se perpetua e que recorre a materiais preciosos, tais como a seda, as pérolas e os cristais.

Uma arte que assume toda sua dimensão dentro do Divine DS com o “Hypertypage” a “Parisienne Chic”, onde o bordado dá mais brilho às matérias utilizadas e sublima a trama DS.

Essas colaborações excepcionais demonstram, mais uma vez, a capacidade da DS para quebrar as tradições e combinar os universos. Elas ilustram a legitimidade da DS em encarnar a expressão do luxo à francesa.

Na frente, a assinatura luminosa foi inspirada na do DS 3. Esse olhar retoma o princípio dos módulos de LED independentes cujo design evoca diamantes dentro de um estojo. Destacados na base por uma camada de Crystal Fabric da Swarovski, esses faróis são associados a luzes indicadoras de direção e à tecnologia laser. Os faróis do Divine DS são constituídos de dois diodos laser de alta potência por módulo. Eles geram uma intensidade luminosa superior, com uma iluminação 50% mais potente do que faróis com LEDs tradicionais. A tecnologia laser associa-se aos faróis de LEDs a partir dos 60 km/h. A luz é conduzida até o farol por fibras óticas para uma regulagem precisa e instantânea. Além disso, os diodos laser, ficando abrigados dentro do compartimento do motor, são protegidos de choques ou mesmo da quebra dos vidros dos faróis. Finalmente, a iluminação por laser é uma tecnologia eficiente, já que sua vida útil é equivalente à vida útil do próprio veículo. Esses faróis laser não incomodam os outros usuários da estrada, porque estes são identificados por câmeras que ajustam automaticamente a posição dos faróis.

Atrás, as luzes, equipadas com a tecnologia Full LED, ganham vida com escamas retráteis que brincam com a luz. Essas escamas ganham vida de noite ou em caso de frenagem. Um efeito mágico e hipnótico completado por indicadores de direção.

O vidro traseiro é coberto de facetas que levantam para otimizar a aerodinâmica do Divine DS. Uma dessas facetas deixa o lugar para uma câmera de ré. Mais uma vez, a tecnologia está a serviço do estilo com uma configuração muito reptiliana do Divine DS.

Finalmente, as rodas de 20 polegadas apresentam um design completamente inovador, com raios flutuantes que não são ligados ao centro das rodas. Uma façanha tecnológica que dá às rodas um aspecto aéreo e que sugere a aerodinâmica do Divine DS.

Dentro do Divine DS, as tecnologias são associadas a um posto de direção “cockpit” que abre um grande espaço para o digital. Tecnologias a serviço da direção, mas também da estética, contribuindo para o requinte interior do Divine DS.

Os comandos do Divine DS são agrupados em uma grande tela tátil de alta definição de 10,4 polegadas. Essa tela multifuncional, localizada no console do teto, libera o painel de bordo e substitui o retrovisor central, pois assegura a retrovisão.

No eixo do motorista, um mostrador virtual no para-brisa projeta as informações essenciais de direção. Localizado acima do volante, esse mostrador é complementado por um display holográfico situado atrás do volante. Uma exibição tridimensional que permite visualizar notadamente a navegação, sem tirar os olhos da estrada.

O Divine DS é equipado com uma motorização 1.6 THP turbo com injeção direta de gasolina. Esse motor gera 270 cv, combinando perfeitamente com o temperamento dinâmico do Divine DS. Seu torque máximo é de 330 Nm, estando disponível entre 1.900 rpm e 5.500 rpm.

Alto desempenho não significa renunciar ao respeito ao meio ambiente, uma vez que esse motor atende às normas Euro6 e emite apenas 145 g/km de CO2.

Fonte: Citroën do Brasil - Relações Públicas E Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.