terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dicas para vender o carro de maneira segura


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


     * Por Julio Moraes

Graças à internet e aos aplicativos de smartphones, anunciar, comprar ou vender carros ficou muito mais rápido, prático e pode ser feito de qualquer lugar. Mas como saber a forma correta e mais segura de fazer essas transações? Separei algumas dicas que podem ajudar a otimizar o tempo e o processo de anúncio, compra e venda do automóvel.

Tenha o Manual do Proprietário

Ter o manual do proprietário ajuda a passar a imagem de melhor preservação do carro e também na hora de fazer o checkup de pré-venda. Se perdeu o manual, procure na internet pela versão digital em PDF. Nota fiscal de compra e outros documentos que comprovem as revisões feitas, troca de peças e manutenção preventiva (mesmo que tenham sido feitas fora da oficina autorizada) também são essenciais. Todos os papeis que possam comprovar que o carro foi bem cuidado têm valor para o mercado. Existe até a possibilidade de investir em uma perícia automotiva que atesta a boa procedência do seu veículo. Por fim, para garantir rapidez na venda, anuncie o carro na internet com fotos de boa qualidade e com bastante detalhe.

Tudo original

Evite acessórios que modificam o visual original do veículo. Por exemplo, sons automotivos enormes e chamativos, a não ser para compradores específicos que buscam isso, não ajudam no valor de revenda, acredite. Agora, se o seu carro for muito modificado, o tempo de venda pode ser maior e caso queira corrigir possíveis mudanças, leve até uma oficina e invista em modificações que o torne mais parecido com o original.

Tire todas as dúvidas

Quando for atender para venda seja prestativo, vá direto ao ponto e tire todas as dúvidas que o possível comprador tiver. Fique atento para qualquer pergunta mais pessoal ou desnecessária para a venda do veículo e contorne-a, afinal, o objetivo aqui é fazer negócios. Quando for marcar encontros, dê preferência a locais movimentados como shoppings, feirões ou em áreas descobertas com grande população.

Fechando o negócio

Caso a pré-negociação tenha ocorrido tranquilamente pelo telefone ou e-mail, o restante deve ser fácil. Tenha uma conversa saudável antes do test-drive e evite andar em locais ou bairros que não façam sentido para testar o carro. Dê preferência a locais abertos e grandes avenidas. Nada de receber o valor do veículo em dinheiro ou qualquer outro tipo de papel. A operação deve ser feita diretamente de banco para banco, assim você garante a segurança na hora de ir embora e também evita qualquer tipo de golpe. Aproveite a comodidade dos aplicativos de bancos para conferir o depósito na conta na presença do comprador.

Documentado

Lembre-se, nunca entregue o documento do carro para um estranho. Quando ocorrer a venda, preencha o certificado de registro do veículo com o nome do novo comprador, assine e reconheça firma. Tire cópias: uma fica com você e a outra deve ser enviada ao Detran de sua cidade para atestar a transferência e isenção de responsabilidade sobre futuras multas ou incômodos.

Com essas dicas simples é possível realizar a venda e compra de automóveis de forma rápida e, principalmente, segura.

*Julio Moraes é empresário, professor e palestrante com 14 anos de experiência em comunicação e MBA em Marketing Digital pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é responsável pela área de Marketing do Oba - Compra e Venda de Veículos, plataforma de anúncios online que integra ofertas de veículos e imóveis.

Fonte: PiaR Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.