quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Michelin é a principal parceira de pneus do Dakar 2016



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


A Michelin será a principal parceira de pneus do Dakar 2016, o mais conhecido rali do mundo, que permite a competição entre fabricantes de pneus. A empresa francesa irá fornecer os pneus para a maioria dos 354 veículos participantes da prova, que será realizada em janeiro.

A equipe Peugeot Sport, que fez seu retorno ao Dakar em 2015, irá competir este ano com quatro carros Peugeot 2008 DKR, nas mãos de Cyril Despres, Sébastien Loeb (em sua estreia), Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz. Os veículos serão equipados com o novo MICHELIN D16, desenvolvido especialmente para a competição. Muito mais que uma mera evolução do MICHELIN D15, que participou da última edição do Dakar, o pneu vem completamente redesenhado, com novas arquitetura e escultura, além de mais leve.

Projetado para atender às exigências do Peugeot 2008 DKR, o MICHELIN D16 oferece melhor aderência em todos os tipos de solo, maior conforto na condução e estabilidade na frenagem. Graças a um intenso programa de testes em 2015, que incluiu visitas ao deserto marroquino, seu desenvolvimento permitirá aos pilotos da equipe francesa um melhor desempenho e segurança durante a prova.

"Utilizamos como laboratórios para desenvolver novas tecnologias todas as competições em que participamos, entre as quais, o Dakar se destaca como um dos testes mais extremos. Ralis são a melhor maneira de coletar dados em condições que seriam difíceis de reproduzir, além de constituírem uma grande aventura, com pilotos de renome mundial, de todas as categorias”, afirma Pascal Couasnon, diretor da Michelin Motorsport.

Todos os parceiros da Michelin, seja os que estão competindo em motocicletas, caminhões ou em veículos de duas ou quatro rodas, poderão usufruir do know-how da empresa, graças a sua gama de pneus adaptados a cada categoria.

Carros: MICHELIN D16 e MICHELIN Latitude C
O Peugeot 2008 DKR vai competir com o novo MICHELIN D16, desenvolvido exclusivamente para o veículo francês de duas rodas. Já o MICHELIN Latitude C é para os de quatro rodas, como o X- Raid Mini e Toyota Hilux. Robusto e desenhado para suportar altas tensões e todo o tipo de “agressão” das pistas sul-americanas, o MICHELIN Latitude C oferece a tração necessária para sobrepor as dunas do deserto e quaisquer irregularidades. Possui flancos altos, capazes de rodar a baixas pressões, além de dispor de uma eficaz banda de rodagem.

Buggies: BFGoodrich Baja T/A KR2
Desenvolvido por um grupo de especialistas em off road da Michelin, caracteriza-se pelas dimensões usuais e características originais. A primeira, em termos de escultura, proporciona a máxima tração, em piso macio, e melhor frenagem. A segunda, relacionada à arquitetura, oferece uma maior robustez, em caso de cargas pesadas.

Motocicletas: MICHELIN Desert Race + MICHELIN Bib Mousse
A tecnologia avançada do MICHELIN Desert Race tem sido crucial para a vitória nas cinco últimas edições da competição. Fiel ao padrão de durabilidade e versatilidade da Michelin, o pneu fornece aderência e capacidade de manobra em todos os tipos de terreno, mesmo nos mais rochosos. Durante a prova será utilizado, em combinação ao pneu, o MICHELIN Bib Mousse, uma solução simples, de alta tecnologia, capaz de suportar as elevadas temperaturas geradas por motocicletas em alta velocidade, além de absorver impactos​​ repetitivos. Mais leve de que uma câmara reforçada, faz desaparecer inconvenientes de eventuais perfurações.

Caminhões: MICHELIN XZL+
Depois de décadas de sucesso do MICHELIN XZL, a Michelin introduziu a versão '+', que se caracteriza pela capacidade de trabalhar a baixas pressões. Sua estrutura é, ao mesmo tempo, flexível e robusta, capaz de transportar a carga por milhares de quilômetros. Quanto à sua escultura, é projetada para tração em terreno macio, tornando o pneu ideal para enfrentar o deserto e áreas úmidas.

Fonte: Dept. de Comunicação - Michelin América do Sul

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Nissan, Hewlett Packard Enterprise e Siemens desenvolvem nova geração de plataforma completa para o design de veículos




VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


O CEO e presidente mundial da Nissan, Carlos Ghosn, a CEO da Hewlett Packard Enterprise (HPE), Meg Whitman, e o CEO da Siemens, Joe Kaeser, anunciaram o desenvolvimento de uma infraestrutura pioneira na indústria automotiva que permite aos centros globais de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan uma conexão contínua e de altíssima velocidade para o desenvolvimento de dados dos próximos veículos. A infraestrutura, chamada VDI (Virtual Desktop Infrastructure, em inglês) que é uma área de trabalho virtual, dá mais flexibilidade e capacidade de gerenciamento à Nissan no design global de seus veículos. A Nissan começou a usar a solução na América do Norte e na Europa.

A VDI utiliza processamento gráfico avançado baseado na tecnologia da virtualização da área de trabalho. Isto permite aos engenheiros acessar a estação de trabalho virtual 3D CAD em servidores e controlá-los em um ambiente de área de trabalho. Com esta tecnologia, a Nissan pode armazenar as mais recentes informações nestes servidores e equipes ao redor do mundo podem acessá-las quando quiserem e com grande agilidade. Isto vai aumentar a produtividade e usabilidade, além de melhorar a eficiência dos custos e gerenciamento de riscos e problemas.

Esta nova plataforma é uma solução totalmente adaptável para o design das próximas gerações de veículos que adotam a engenharia VDI globalmente, utilizando servidores com o mais avançado processamento gráfico, armazenamento de alta performance e tecnologia de aceleração de software e redes. A Nissan utilizará inicialmente a solução em dois centros: no Nissan Technical Center North America e no Nissan Technical Center Europe. Com esta plataforma, a Nissan pretende ter a mesma produtividade das operações CAD em qualquer local do mundo e reduzir significativamente os custos associados a melhorias de sistemas futuros, atualização de versões e custos operacionais ao consolidar e melhorar o gerenciamento de infraestrutura. Além disso, a Nissan planeja expandir o uso da plataforma futuramente.

A Hewlett Packard Enterprise propôs a inovadora solução VDI de ponta a ponta, dos equipamentos aos programas, assim como os serviços de suporte e consultoria. A HP montou equipes para cuidar do projeto no Japão, Estados Unidos e Europa com o objetivo de implantar, verificar e testar a solução. Isto assegurou uma implementação orgânica, rápida, confiável e flexível para a Nissan.

A tecnologia de software que permitiu a criação da solução VDI foi fornecida pela Siemens com seu programa de gerenciamento de ciclo de vida de produto. O programa Siemens NXTM é a base da solução para o desenho feito por computador (CAD, em inglês) desenvolvido para a Nissan, usado ao longo do desenvolvimento dos seus veículos. Para assegurar uma alta performance do VDI, o NXTM foi totalmente certificado em todos os equipamentos necessários para o uso deste sistema. Além disso, o software Teamcenter da Siemens serve como uma espinha dorsal digital para a solução VDI da Nissan. O Teamcenter é um produto de gerenciamento de dados que fornece rápido acesso a toda informação relacionada a produtos, independentemente da localização.

Celso Guiotoko, Diretor Global de Sistemas e Tecnologias da Informação da Nissan, afirmou que “com o aumento do número de novos projetos globais, a importância da TI se tornou ainda maior. Baseado em nossa estratégia global de sistemas e tecnologias da informação, a Nissan irá focar em relacionar gerenciamento e TI para aumentar o valor de negócio da TI para a Nissan”.

A Nissan buscará consolidar o desenvolvimento do design automotivo globalmente para aumentar a produtividade e eficiência de gerenciamento.

Fonte: Nissan do Brasil

Encontro de Janeiro de 2016 do Puma Clube do Rio de Janeiro



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 O primeiro Encontro do Puma Clube do Rio de Janeiro (Puma Rio), será, excepcionalmente, no segundo sábado do mês de janeiro (9/1), pra dar tempo aos amigos de se recuperarem a ressaca das festas de final de ano.

Neste primeiro mês de 2016 vamos homenagear os amigos da Confraria Rio Vespa Clube, além dos já tradiconaias troféus ao Puma do Mês e ao Classico do Mês.

Além disso continuamos contando com os apoios do 147 Fiat Clube RJ e do Clube Maveco Carioca. O Encontro de Janeiro 2016 do Puma Clube do Rio de Janeiro (Puma Rio), acontece no Shopping Open Mall Barra (av. das Américas, 7907, ao lado do Rio Design Shopping), a partir das 11 horas.

Fonte:  Puma Clube do Rio de Janeiro: pumaclubedoriodejaneiro@gmail.com

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Nissan investe R$ 3 milhões em novas tecnologias de pintura em Resende



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


A Nissan do Brasil está investimento R$ 3 milhões na ampliação da automatização do processo de pintura de peças plásticas em seu Complexo Industrial de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. A fabricante de automóveis importou novos robôs do Japão que aplicam diretamente a tinta nas peças plásticas produzidas em Resende eliminando interferências externas e reduzindo em até 20% as emissões de compostos orgânicos voláteis. Para isso também é fundamental o uso de água como base na pintura.

A automação do processo de pintura dos plásticos permite ao Complexo Industrial de Resende aumentar seus níveis de sustentabilidade, segurança e produtividade. A pintura das carrocerias dos modelos produzidos na fábrica – o hatch compacto Nissan March e o sedã compacto Nissan Versa – já conta com um sistema automatizado sustentável e inovador, denominado 3 wet. Nele, a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura – que usa água como base –, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), o que deixa a operação mais sustentável.

Na edição 2015 do Prêmio Carro do Ano, concedido pela Revista Autoesporte, da Editora Globo, a Nissan recebeu o prêmio “Marca Verde do Ano”. A fabricante também recebeu, no final de 2014, o Prêmio Americar na categoria Sustentabilidade pelo case “Nissan em Resende: uma fábrica ‘Verde’”.

Fonte: Nissan do Brasil