sexta-feira, 4 de março de 2016

Velocult 2016: Opalões de corrida serão os destaques do evento


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


Aficionados por automobilismo, preparem-se. No próximo dia 13, será aberta a Velocult 2016, exposição anual de carros que fizeram história nas pistas brasileiras. Este ano, o evento no Conjunto Nacional tem como atração principal os famosos Opalões de corrida, fabricados entre os anos de 1975 e 1979, que marcaram época e até hoje contam com uma legião de fãs. Uma área especial reunirá vários exemplares da Old Stock Race. No total, 20 raridades estarão expostas.

Além da exposição, única no país, a Velocult também promove o Hall da Fama, cujo objetivo é prestar um reconhecimento definitivo aos pilotos que construíram o automobilismo nacional. Em sua terceira edição, marcada para o próximo dia 22, serão contemplados com troféus Carol Figueiredo, Raul Boesel, Alex Dias Ribeiro, Alfredo Guaraná, Chico Lameirão e Jose Carlos Pace (in memoriam), no Cine Arte (antigo Cine Livraria Cultura), às 20hs. Nas duas edições anteriores foram homenageados Emerson e Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Bird Clemente, Mario Cesar de Camargo Filho e  Paulo Gomes.

Em sua sétima edição, a Velocult, que busca promover o resgate e a preservação da história do automobilismo nacional, traz como tema central o Autódromo de Interlagos, projeto idealizado pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson. Inaugurado em 1940, o circuito foi fundamental para o desenvolvimento do esporte no país e também a grande escola de pilotagem dos brasileiros.

Construído originalmente com uma extensão de quase oito mil metros, o circuito, o primeiro da América Latina, começou a ser pensado no final da década de 1920. Em 1939, com as obras ainda em andamento, um grupo de pilotos deu as primeiras voltas na pista. No ano seguinte, seus portões se abriram para o público em 12 de maio, por ocasião do Grande Prêmio São Paulo. Perto de 15 mil pessoas assistiram à corrida inaugural, vencida pelo piloto Artur Nascimento Júnior, que completou as 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.

Em 1967, Interlagos foi fechado para reforma, sendo reaberto três anos depois, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford.  Em 1971, passou novamente por reparos, para abrigar pela primeira vez um Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, mas sem contar pontos para o Campeonato Mundial.

Foi em 1973 que a prova no circuito paulista, vencida por Emerson Fittipaldi (Lotus), entrou para o calendário mundial. Interlagos sediou o Grande Prêmio de F-1 até 1980, com exceção de 1978, quando passou a ser realizado no Autódromo de Jacarepaguá, que se tornou o destino da prova entre os anos de 1981 e 1989. Em 1990, Interlagos foi reinaugurado e, no ano seguinte, Ayrton venceu sua primeira prova em casa. Em 2014, a pista passou por outra grande obra.

O idealizador da Velocult, apoiada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), é o artista plástico e ex-piloto Paulo Soláriz, que respira automobilismo desde os quatro anos de idade e acompanhou o desenvolvimento do esporte no país. É de sua autoria os troféus do GP Brasil de F1, da Indy 300 SP, entre outros trabalhos. Para ele, preservar a memória do automobilismo brasileiro “é preservar uma das partes mais importantes da nossa própria história”.

Ele também é um dos idealizadores da Old Stock Race, categoria que traz de volta a emoção das competições disputadas com os famosos Opalões dos anos 70. Ao seu lado no projeto estão os ex-pilotos Lemonias, o “Gregão”, campeão da Stock Car Light em 1993, e Paulo Gomes, quatro vezes campeão na Stock Car.

A Velocult é patrocinada mais uma vez pela Petrobras, empresa referência em tecnologia e inovação em todos os seus campos de ação. A companhia  investe no automobilismo nacional da atualidade e se preocupa com o resgate da memória e a preservação da história desse esporte. O Condomínio Conjunto Nacional, referência arquitetônica e cultural de São Paulo, também renovou seu apoio e volta a ceder o seu valorizado espaço à exposição.

Agenda
Evento: 7ª. edição da VeloCult – Semana Cultural da Velocidade (www.velocult.com.br)
Quando: De 13 de março a  2 de abril
Onde: Espaço Cultural Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073).
Visitação grátis: 8h às 22h (de segunda a sábado) e das 11h às 22h aos domingos e feriados.

Fonte: Fonte da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.