sexta-feira, 17 de junho de 2016

Dicas para pilotar sua big trail


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Os pilotos em busca de aventuras e adrenalina geralmente optam pelas motocicletas de estilo big trail, que costumam ser grandes e perfeitas para encarar diversos tipos de trilhas e terrenos irregulares. As motos de estilo big trail foram feitas para passar por obstáculos, principalmente aqueles trechos com muita lama e pedras soltas e, é preciso que o piloto tenha total controle da moto para garantir o seu melhor desempenho diante dos obstáculos. Elaboramos algumas dicas para ajudar a controlar melhor sua big trail. Se você quiser acrescentar algo mais deixe nos comentários. Confira abaixo! 


Equipamentos de proteção

Os itens de proteção são fundamentais para a segurança e o conforto do piloto sobre a moto. Como os percursos com a big trail são mais agressivos é preciso mais do que apenas o uso do capacete para a proteção. Procure usar luvas que protejam bem as mãos; botas confortáveis para os pés; use óculos de proteção, já que a maioria dos capacetes off-road não possuem viseira; as roupas precisam ser adequadas para off-road, pois elas exigem a proteção que o piloto precisa durante quedas e, se você é adepto às manobras, procure utilizar protetor para coluna, cotoveleiras e joelheiras.

Antes de sair

Verificar a moto é fundamental para evitar imprevistos. Consulte um mecânico de confiança para prevenir problemas no desempenho da motocicleta. Fique de olho nos pneus, pois eles precisam estar em perfeitas condições para rodar. Os pneus para big trail geralmente são mais grosso, firmes e pesados e durante a troca é preciso avaliar se serão utilizados mais no asfalto, na terra ou diversas situações. Os pneus da Metzeler representam bem o estilo trail com diversas opções, mas é importante consultar sempre o manual do fabricante para que seja feita a melhor escolha, pois pode haver particularidades em cada modelo de big trail.

Durante a pilotagem

Nas descidas em estradas de terra manter o controle total da moto é fundamental seja em pé ou sentado, ou seja, o piloto precisa estar seguro e firme em cima da moto para garantir sua estabilidade. Na hora de descer utilize a primeira marcha com o freio traseiro para evitar que a moto deslize. Já nas subidas mais íngremes procure acelerar um pouco antes de começar a subir para que a moto ganhe um embalo. Se o piloto resolve acelerar durante a subida é provável que a moto patine.

Ficar em pé na motocicleta ajuda durante a pilotagem em terrenos mais irregulares com pedras soltas e troncos, por exemplo. Ao se deparar com essas situações ficar em pé ajuda a evitar que o corpo absorva os impactos da pista e permaneça em equilíbrio e segurança. Já quando estiver sobre lama o segredo é manter a calma e a suavidade na moto, pois acelerações e paradas bruscas podem fazer com que a moto derrape e o motociclista pare no chão. Outra dica fundamental para o percurso na lama é baixar a calibragem dos pneus para garantir uma tração melhor.

Outra situação que exige atenção e paciência do piloto são os trechos com muita água. O cuidado maior é evitar a aquaplanagem, então basta dosar com calma o acelerador. Se o trecho inclui um rio com pedra, por exemplo, o melhor a fazer é descer da moto e passar pelo local controlando o acelerador e a embreagem.

Dessa forma, seguindo essas dicas básicas, suas aventuras ficarão mais seguras e você aproveitará o máximo do desempenho da sua big trail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.