quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Ericsson, Orange e Grupo PSA fazem parceria para o veículo conectado em 5G


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   


Ericsson, Orange e o Grupo PSA assinaram um acordo de parceria voltado para experiências técnicas com o 5G a fim de validar suas utilizações potenciais no veículo. Essa parceria focada no veículo conectado faz parte da iniciativa “Towards 5G” e pretende explorar a evolução técnica do 4G para o 5G de modo a atender às necessidades do veículo conectado, especialmente em termos de sistema de transporte inteligente (ITS, Intelligent Transport System), para uma condução mais segura e novos sistemas embarcados.

A parceria tentará definir as arquiteturas de comunicação entre veículos (V2V) e entre um veículo e outro elemento (V2X), assim como os desempenhos em tempo real necessários para a implantação de um sistema ITS e de serviços conectados nos veículos. Os primeiros testes são baseados na tecnologia LTE, devendo evoluir posteriormente para as tecnologias LTE-V e 5G.

Os primeiros casos de uso em matéria de ITS cooperativo já foram definidos e são atualmente experimentados em vários veículos na França. Dois casos de uso estão sendo testados: “see through”, no qual um veículo que precede um outro assinala a presença de um objeto na estrada; “emergency vehicle” para assinalar em tempo real a aproximação de um veículo de socorro.

Outros testes serão realizados em 2017 no âmbito dessa iniciativa de pesquisa.

Com a iniciativa “Towards 5G” os três parceiros poderão compartilhar suas competências em matéria de veículos conectados a fim de enfrentar os desafios representados pelos novos serviços de mobilidade e pela Internet das Coisas (IoT).

A Ericsson fornece o equipamento de rádio e uma rede de base virtual e distribuída que oferecerá funções de fatiamento de rede (slicing), assim como um serviço inteligente de geomensagens.

A Orange fornece a rede celular e o espectro associado para o local do teste, assim como a conectividade embarcada que integra os aplicativos do veículo.

O Grupo PSA tem a responsabilidade de definir as necessidades para cada caso de uso e para a integração dos componentes embarcados no veículo e a validação da experiência do cliente.

Graças a essa colaboração, os três parceiros poderão obter uma visão global dos requisitos necessários a uma infraestrutura 5G para torná-la compatível com as necessidades da indústria de veículos conectados. Eles poderão igualmente identificar os novos serviços e casos de uso que contribuirão para o aumento da segurança viária e o enriquecimento da experiência dos clientes.

Fonte: Grupo PSA - Comunicação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.