segunda-feira, 25 de setembro de 2023

COLUNA VER-O-CARRO | Motor 1.0 Turbo chega ao Peugeot 208. Era o que faltava ao hatch?

 

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 Carro responsável pelo amplo crescimento da Stellantis no Brasil, o Peugeot 208, laureado com vários prêmios de design mundo afora e já reestilizado na Europa neste ano, faz jus novamente da sinergia com a Fiat dentro do grupo e lança o motor Firefly 1.0 Turbo 200 emprestado da italiana no hatch, conferindo um desempenho exemplar. Ponto pra você, que queria o importado Puretech 1.2 turbo.

Embora o visual não tenha sido alterado frente ao que existia, o Peugeot 208 Turbo já emprega, desde o acabamento Allure, ar-condicionado digital, câmera de ré, multimídia de 10,3” com Android e iOS sem fio, DRL de LED em dente de sabre, modo Sport de condução, controle de cruzeiro adaptativo e grade frontal cromada. A partir da intermediária Style, ganha teto panorâmico, carregador de celular por indução, câmera de ré com visão 180°, painel digital i-Cockpit 3D e rodas exclusivas de 17”, cujo grafismo remete ao e-208 GT. Na top Griffe, tem também assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, sensor de chuva, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga e acendedor automático de farol alto.

Os 130 cv/20,4 kgfm do novo bloco turbinado apenas conferem o que era esperado no 208, desde o seu lançamento no final de 2020. Acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos, consome até 14,1 km/l segundo o Inmetro, e o câmbio CVT que simula sete marchas, feito pela Aisin e também cedido pela Fiat, privilegiam a economia de combustível, em detrimento do desempenho. Segundo a Peugeot, o cofre do motor não demandou adaptações drásticas para cabê-lo, tendo maiores mudanças na parte mecânica na suspensão e direção.

Etiquetada em R$ 99.990 na Allure, R$ 109.990 na Style e R$ 114.990 na Griffe, o Peugeot 208 Turbo 200, que já era sucesso com o mesmo 1.0, só que aspirado, tem chances de repetir o êxito com as novas opções, sem ter custado a mais quando equipados com o vetusto 1.6. Claro: não espere desempenho igual ou superior ao de um Fiat Pulse Abarth.

 

O menor dos Volvo chegou: EX30 faz sua estreia, mirando nos chineses

Alvo de críticas acaloradas por parte da entidade que reúne fabricantes brasileiros, a invasão elétrica chinesa pode estar abalada, não pelos protestos da ANFAVEA e seus associados, mas por um concorrente premium: a Volvo quer fazer o contraponto (por que não um contra-ataque?), com a chegada do EX30 ao Brasil, três meses após a revelação global. Começando em R$ 219.950, o SUV compacto sueco quer conquistar aqueles consumidores exigentes que pensariam em comprar médios como Jeep Compass e Commander, VW Taos e Haval H6, desde que fizessem uso majoritariamente urbano.

Em três versões, Core, Plus e Ultra, variando somente na capacidade da bateria, que pode ser ou de 51 ou de 69 kWh, o Volvo EX30 aposta numa pegada sustentável e minimalista, utilizando plástico, lã, linho e jeans recicláveis, couro sintético e tecido no acabamento, informações do computador de bordo na multimídia, e sistema de som que preenche toda a cabine, cuja qualidade de áudio remonta aos soundbars. Já que a segurança é ponto forte na Volvo, vem trazendo alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas e sensor capaz de detectar movimentos do motorista, como distração, sonolência ou desatenção, mesmo sem perceber.

Seja qual for a escolha, o menor dos Volvo já feito pela marca terá apenas uma opção de motor elétrico, com 272 cv/34,9 kgfm, saindo da inércia aos 100 km/h em 5,7 segundos na Core de 51 kWh e em 5,3 nas demais. Outra característica notável do EX30 é sua rapidez de recarga. Sua velocidade de carga pode atingir até 153 kW, dependendo da versão. Isso significa que o EX30 carrega sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.

Quem reservar o Volvo EX30 recebe o carro no ano que vem, e de quebra, ganha um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW.

Vindo do México, BMW M2 debuta nova geração
Mais barateiro dentre todos os M aqui comercializados, o M2 estreia em nosso país menos de um ano da estreia mundial. O menor dos BMW nervosos cresceu em todas as dimensões, exceto na altura , ficou com visual de linhas quadradas e encorpadas, e ganha mais pimenta no mesmo motor que a bávara usa no sedã esportivo M3.

Por R$ 617.950 na Coupé e R$ 667.950 na Coupé Track, o novo BMW M2 permite configurações personalizáveis em suspensão, freios, direção e tração, a partir da central multimídia de 14,9”, conjugada e em forma curva com a de instrumentos de 12,3”. É possível destacar bancos concha M Carbon, rodas aro 19 na frente e 20 atrás, carregador sem fio e sistema Driving Assistant, ar-condicionado digital trizona, iluminação ambiente e sistema de som Harman Kardon, sistemas automatizados de direção e estacionamento, aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, dentre outros equipamentos.

Fabricado no México, o M2 é movido pelo 3.0 seis cilindros biturbo de 460 cavalos, aliado a um câmbio automático M Steptronic de oito marchas e tração traseira, acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e velocidade máxima de 290km/h. E para comodidade do proprietário, a conectividade é garantida com o My BMW App e o BMW Connected Drive.

EXPRESSO MOTORIZADO
• Quando o assunto é SUV americano de luxo, uma das referências no segmento é o Jeep Grand Cherokee. Existente desde 1992 e desembarcando no Brasil no ano seguinte, sendo uma grande febre entre jogadores de futebol e pagodeiros da época, agora encerra a novela da vinda da quinta geração ao país, que se arrastava por cerca de dois anos. Nas lojas em outubro, o novo Grand Cherokee reúne o que há de mais avançado em tecnologia e aptidão off-road. Detalhe: será 4xe, híbrido plug-in.

• Antes do dia do cliente, celebrado em 15 de setembro, José Milton Balbino Junior, de Mogi-Guaçu (SP), proprietário de um Hyundai HB20 ano 2016, realizou a 50ª revisão (!!!) no seu carro na mesma concessionária onde foi adquirido, a Hymax. Como forma de celebrar sua fidelidade frente ao pós-vendas da Hyundai durante 500 mil km rodados, José recebeu de presente, das mãos de Airton Cousseau, presidente e CEO da marca no Brasil e América Latina, um HB20S Platinum Plus zero km.

• Dentro do pacote de dez carros a serem lançados no Brasil ao longo de 2023, a Ford declarou que a Ranger Raptor será um deles. Em comunicado, a montadora afirma que “foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, inspirada nos veículos de corrida no deserto. É uma picape de características únicas, trazendo o que há de mais avançado na motorização, potência, equipamentos e vocação off-road, incluindo amortecedores FOX e outros recursos inéditos no segmento.”

Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!

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