terça-feira, 21 de novembro de 2023

Carros novos e usados mais procurados pelos brasileiros

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br     

 Um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto realizou uma pesquisa em sua base de dados para verificar a lista dos modelos mais procurados pelos internautas, tanto 0 km como seminovos, no período de janeiro a outubro de 2023. Dos milhões de acessos mensais à plataforma da Mobiauto, os pesquisadores apuraram dados interessantíssimos no comportamento de “intenção de compra” dos consumidores.

Não é a primeira vez que a empresa promove esse tipo de pesquisa. Em julho de 2021, auge da pandemia de Covid-19, o mercado estava de rodas para o ar e sofria intensamente pela falta de alguns modelos zero km, que vinham sendo fabricados em pequenos volumes devido à falta de semicondutores que acometeu todas as montadoras do mundo.

Com percentuais calculados a partir de todos os cliques efetuados por compradores nos classificados de modelos 0 km, os campeões de procura foram Fiat Strada, Fiat Toro, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Nissan Kicks. Desta vez, a lista está destituída de problemas de falta de modelos à pronta entrega e retrata precisamente o comportamento de compra do consumidor. Veja como ficou o Top Ten.

Baseado nesses dados, a Mobiauto revela algumas leituras interessantes:


•        Os SUVs são representados com quatro dentre os dez mais procurados;


•        Os hatches também colocam quatro modelos na lista dos dez mais procurados;


•        Da lista de campeões de procura, você tem um peso equilibrado, portanto, entre SUV´s e hatches. Se não pertencer a um ou outro segmento... você está atrás de uma picape Fiat. A marca continua dominando o segmento, repetindo o êxito obtido na pesquisa de 2021 com a dupla Strada/Toro;

Para o economista e consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o levantamento exclusivo executado pela empresa mostra um retrato fiel da constituição da venda de carros zero km no país, traduz o “poder de fogo” das marcas na mídia e sofre as consequências dos ciclos de lançamentos, quando é normal que o comprador “especule” as novidades nas pesquisas de compra. E dá um exemplo. “Modelos como VW T-Cross, VW Nivus e Chevrolet Tracker possuem volumes de vendas mais acentuados que o Fiat Fastback. Mas são menos procurados. O motivo é simples: eles já são bem mais conhecidos e exigem menor pesquisa na compra”, explica.

Para sustentar sua tese, o executivo argumenta que o cliente se informa, tira dúvidas e até conhece melhor o produto utilizando a plataforma Mobiauto para suas consultas. Ainda que ele compre efetivamente um dos SUV´s da Volks, o levantamento de dados a respeito dos concorrentes é realizado no site. “E essa busca por informações tende a ser ampliada: acabamos de criar o Consultor de Compra Inteligente, que é uma ferramenta de Inteligência Artificial que auxilia muito o comprador a define o modelo que pretende adquirir”, ressalta.

Agora veja a lista dos seminovos que geram mais interesse, sendo que somente modelos 2023, 2022 e 2021 ingressaram na pesquisa:

Vista a tabela, algumas conclusões curiosas também podem ser extraídas:

•        Entre os usados, a procura por SUVs é bem menor do que se poderia imaginar. Dos dez mais acessados, somente dois estão na lista. E, curiosamente, um deles é o Peugeot 2008, que é somente o 28º SUV 0 km mais vendido do país;

•        Chama a atenção a presença do Fiat Mobi na vice-liderança. Ainda que ele não apareça no rol dos modelos zero km mais acessados, dá o troco entre os usados.

Sant Clair Castro Jr. enxerga um fenômeno atípico nessa procura pelos dois modelos mencionados. “O caso do 2008 é sazonal. A oferta de seminovos à venda tem estado muito grande neste ano, o que fez com que as cotações caíssem. O fenômeno seguinte é a procura acentuada, já que ele se torna uma espécie de porta de entrada dos SUVs seminovos”, esclarece.

Já o caso do Fiat Mobi reside no pragmatismo do comprador de hatches de entrada. Além do consumidor que está verdadeiramente procurando o subcompacto da Fiat, ele também atrai aquele interessado pelo concorrente direto, que adquire o Renault Kwid. “Nesse segmento, o comprador é muito racional. Ele investiga de forma detalhada todas as opções de compra do modelo pretendido. E não deixa de fazê-lo também com o concorrente direto”, diz Castro Jr.

Fonte: eduardopincigher@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.