sexta-feira, 15 de março de 2024

Como os lubrificantes especiais agem na proteção do carro?

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br  

Atualmente, há mais de 107 milhões de veículos circulando pelas estradas brasileiras, dos quais mais de 58 milhões são automóveis, de acordo com o IBGE. E que tal conhecer um pouco mais sobre a produção de um veículo e os itens que existem nele que o tornam seguro?

Das partes internas até importantes peças do motor, os lubrificantes - cuidadosamente desenvolvidos por marcas como Kluber, Texas e Rocol - são essenciais para garantir o funcionamento de forma correta e estão presentes em diversas partes do veículo.

Para a carroceria e parte externa do veículo, por exemplo, é necessário desenvolver produtos que resistam à água, poeira e sal por muitos anos, além de se adaptarem às diferentes temperaturas e manterem mecanismos como vidros elétricos e tetos solares funcionando durante toda a vida útil do carro.

Já para o interior do automóvel, é necessário oferecer lubrificantes que reduzam os ruídos e mantenham o design original planejado pelos engenheiros, atendendo aos reguladores, botões e maçanetas, tudo isso sem ser prejudicial à saúde, ser inodoro e não embaçar os vidros. “As soluções são projetadas de acordo com requisitos rigorosos e precisam respeitar o atrito e movimento feito pelos componentes ao serem usados.”, afirma Luiz Maldonado, especialista em lubrificantes e CEO da Lubvap Special Lubricants.

Os freios, embreagens, direção e motor do veículo são outras áreas que exigem preocupação e soluções específicas. Esses sistemas precisam garantir a segurança do usuário, com produtos que resistam às altas temperaturas e não sofram alterações ao entrarem em contato com outros produtos que se acumulam nos sistemas. A lubrificação do motor e das engrenagens é sempre um desafio, pois essas partes estão sujeitas a uma grande variedade de requisitos e precisam superar desafios para funcionar corretamente.

Para veículos maiores, há componentes extras que exigem atenção especial, como o cubo de rodas do caminhão, responsável por dar suporte ao disco de freio e fixar os parafusos e o rolamento, e a quinta roda das carretas, que faz o elo entre o cavalo mecânico e a carreta, localizada na parte traseira do caminhão. 

O faturamento da indústria automobilística é de aproximadamente US$ 2,5 trilhões por ano, segundo a Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores (OICA), e no Brasil esse número ultrapassou os U$ 61 bilhões em 2018 (ANFAVEA).  Ainda de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, nos seis primeiros meses de 2021, 1.074 mil unidades foram licenciadas no país, 32,8% a mais que no mesmo período de 2020, porém, 17,9% a menos que no primeiro semestre de 2019.

Oficina da Comunicação Integrada - Assessoria de comunicação Lubvap

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.