VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Você deve estar acostumado a presenciar centenas de anúncios que juram que o carro é “completo”. Sabe-se que essa designação serve, na verdade, para expressar um veículo seminovo que tenha ar-condicionado, direção assistida, vidros e trava elétricas. E ponto. A verdade é que existe uma infinidade de equipamentos de segurança, estéticos, conforto e comodidade (de série ou opcionais), disponíveis nos veículos que ultrapassam, e muito, os acessórios que compõem o tal “completo” no linguajar dos vendedores. Pra ser preciso: 186 itens, dentre os mais ou menos relevantes inseridos na frota de usados e seminovos no país.
Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto promoveu um levantamento exclusivo que mostra o percentual de interesse de cada comprador por cada um desses quase 190 itens. Dentre as centenas de milhares de anúncios da plataforma, a pesquisa revela quais os itens que os compradores mais selecionaram antes de solicitar a busca dos usados disponíveis com aquelas características.
Alguns deles são bastante óbvios, como o próprio ar-condicionado, campeão de preferência nacional e clicado por 79,84% de todos os compradores que acessaram os Classificados da Mobiauto entre janeiro e fevereiro de 2024. Bem menos procurados, alguns itens têm percentuais irrisórios, seja por terem se alastrado em praticamente todos os veículos usados à venda – como o freio a disco dianteiro – ou, por efeito contrário, terem acabado de estrear nos nossos carros, caso do Apple Car Play sem fio.
Para o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, que coordenou a pesquisa, o resultado não chega a ser uma surpresa, pois aponta os itens mais conhecidos como os preferidos do comprador. Mas há outras interpretações a serem feitas.
“O câmbio automático teve pouco mais de 5% dos cliques dos compradores. Isso quer dizer que os outros 95% dos consumidores não querem esse item? Óbvio que não. Vamos lembrar que muitos carros possuem esse tipo de transmissão como item de série, desobrigando o comprador a selecionar aquele item. Vamos supor que o internauta está atrás de um SUV do porte de um Honda CR-V – explica Castro Jr. – Ele nem clica em ar-condicionado, vidros e trava elétricos ou mesmo transmissão automática, pois 100% das unidades à venda terão esses itens.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.