VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A General Motors abriu as portas do seu
Campo de Provas para um treinamento prático de salvamento veicular com o
Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).
Liderados pelo 7º Grupamento de Bombeiros
(7º GB) de Campinas, os militares tiveram à disposição veículos
originais para praticar variadas técnicas de resgate, inclusive aquelas
em que a carroceria precisa ser cortada para o acesso à vítima. Ao
todo, nove modelos da Chevrolet foram dispostos simulando tipos de
acidentes graves, como capotamento, tombamento e até veículos
sobrepostos.
“É um grande privilégio realizar esses
treinamentos com modelos de carros atuais e equipados com todas as
peças, como os que rodam pelas vias locais. Isso é fundamental para
aprimorarmos nossas técnicas de salvamento”, comenta o Capitão Mario
Nascimento.
Os bombeiros também tiveram a oportunidade
de conhecer as funções e utilidades do OnStar, serviço exclusivo da GM
que, através de uma central de atendimento, é capaz de acionar as
equipes de resgate em casos de acidente, mesmo que a pessoa esteja
desacordada dentro do veículo. Isso é possível pois o carro conectado
usa a internet para enviar um alerta com sua localização exata quando os
airbags são deflagrados, por exemplo.
“Demonstramos com exemplos práticos como o sistema de telemática avançado da GM é capaz de salvar vidas. Acidentes no qual o ocupante não consegue sair do veículo e está em lugar remoto, temos até a possibilidade de colocar as equipes de socorro em contato com a vítima pelo sistema do carro, auxiliando nas buscas e encurtando o tempo de resgate”, comenta Fernando Tabone, líder de serviços de emergência do OnStar.
Um dos pontos altos do treinamento no Campo de Provas foi o módulo sobre veículos elétricos, ministrado pelo time de Segurança Veicular da GM. Os especialistas apresentaram as particularidades estruturais e conceituais dessa categoria de automóvel, assim como os mecanismos de proteção. Por conta dessas diferenças, o procedimento de resgate envolvendo EVs tem algumas especificidades.
Foram sanadas muitas dúvidas dos
socorristas através de demonstrações no próprio veículo elétrico,
questões especialmente sobre o risco de choque e o comportamento das
baterias em casos de acidente. Importante salientar que os EVs têm
mecanismos
de segurança e proteção que cortam automaticamente a corrente de energia
com a deflagração dos airbags, em caso de curto-circuito, ou alguma
outra inconformidade.
“O risco de incêndio em um carro elétrico é
muito menor que em um veículo com motor a combustão interna, devido aos
seus sistemas terem menor complexidade construtiva. Como o EV
representa uma nova tecnologia, o assunto ainda gera muita
curiosidade e cria-se mitos. Capacitar os times de socorristas neste
aspecto é fundamental para expandir o conhecimento da tecnologia e
tornar o trato dessas potenciais ocorrências mais efetivas, já que a
frota de elétricos avança rapidamente”,
destaca Daniel Rishter, gerente de Engenharia da General Motors.
Os Bombeiros Civis que atuam diariamente
no CPCA puderam igualmente participar das simulações de resgate e
extração juntamente com os instrutores especializados, aumentando a
experiência e conhecendo novas técnicas de resgate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.