segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mercedes-Benz lança nova Classe E Touring



O Blog CarPoint News já tinha divulgado algumas fotos e informações que sobre a quinta geração da Classe E Touring (ou Estate), no dia 4 de agosto (http://carpointnews.blogspot.com/2009/08/nova-perua-alema.html), pela própria Mercedes-Benz. O modelo chega a partir de novembro deste ano e se junta ao sedan e o coupé. A nova Classe E marca a estreia de uma série de inovações técnicas como: detecção de sonolência do motorista, com o sistema ATTENTION ASSIST, até frenagem automática em um acidente iminente, e da assistência do farol alto adaptável à “Capota Ativa”. A versão Touring apresenta suspensão traseira padrão com autonivelamento e novos recursos no compartimento de bagagens. Segundo a montadora alemã, desde o lançamento do primeiro Estate, em 1977, mais de um milhão de clientes descobriram essa diferente maneira de dirigir uma Mercedes de luxo.



Apresentado na Europa apenas na primavera de 2009, a Classe E sedan já atingiu liderança mundial no seu segmento em maio de 2009, com cerca de 40.000 unidades da nova Classe E já entregues. Com o desenho baseado no novo estilo da marca, que foi apresentado inicialmente na Classe S e agora também está presente na Classe C. Uma de suas principais características é a combinação de superfícies côncavas e convexas, que são delimitadas por linhas dinâmicas e contornos estruturados. Observada de lado, as colunas "B" e "C" parecem mesclar-se ao fundo graças aos painéis pretos brilhantes, fazendo com que toda a área da janela lateral pareça uma única peça. Seguindo para a parte traseira as linhas foram criadas linhas horizontais, como, por exemplo, a faixa formada pelas lanternas e a alça traseira cromada. As novas lanternas traseiras de LED são baseadas num design de duas peças e criam uma continuação visual na lateral do veículo.




Com muitos recursos disponíveis, posso destacar o sistema de gerenciamento do compartimento de carga que tem a opção de abrir o porta-malas automaticamente usando a chave ou a maçaneta quando o carro precisar ser carregado pela traseira. O sistema quickfold permite que o encosto do banco traseiro seja deitado a partir do compartimento de carga – os apoios de cabeça e as almofadas traseiras não precisam ser ajustados previamente para executar essa operação. As seções do encosto são soltas e dobradas por um cabo, criando um espaço de armazenamento. Os encostos são independentes, podendo ser dobrados apenas de um dos lados ou os dois ao mesmo tempo. Isso permite que a parte de trás do carro seja usada por passageiros, mesmo quando o veículo estiver carregado com materiais grandes. Os encostos também podem ser destravados e dobrados pela lateral. Com o rebatimento dos bancos, a carga total chega a suportar 1950 litros. Ao abrir o porta-malas, a tampa do compartimento de cargas é automaticamente levantada para permitir carregamento e descarregamento sem obstruções. O banco dobrável para o compartimento de cargas é opcional.




Para a segurança foram instalados ou modificados cerca de 12 novos sistemas de auxílio ao motorista ajudam a prevenir acidentes nas estradas, ou ao menos a reduzir a severidade do impacto. Estes incluem o sistema padrão de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST, o controle de proximidade opcional DISTRONIC PLUS e o freio opcional PRE-SAFE®, que é responsável por iniciar frenagem de emergência parcial e total autonomamente. Pela primeira vez, o PRE-SAFE® também é capaz de usar apenas informações recebidas pelos sensores de curto alcance localizados no para-lamas dianteiro para tensionar os cintos de segurança dianteiros no último momento antes de um acidente reconhecido como inevitável, assim reduzindo pressões exercidas no motorista e no passageiro durante o impacto. Para superar o modelo anterior, foram instalados nove airbags, quatro tensores e limitadores de força nos cintos de segurança e descansos de cabeça para motorista e passageiro com o sistema NECK-PRO. Os airbags, que podem ser acionados em milissegundos durante um acidente, incluem duas unidades adaptáveis para o motorista e passageiro do banco da frente, proteção para os joelhos do motorista, dois airbags laterais nos apoios frontais de cabeça e dois grandes airbags nas janelas que se estendem da coluna A até a coluna C durante impacto lateral. A Mercedes-Benz também oferece, como opcional, cintos de segurança com limitadores de força auto-adaptativos para o banco traseiro. Eles se ajustam ao tamanho e peso dos passageiros e passam a estar disponíveis para a versão sedan a partir do lançamento da Touring.




Segundo a Mercedes, os novos motores tiveram o consumo de combustível e a emissão de gases reduzido. Além de medidas de otimização tomadas (aerodinâmica, peso, gerenciamento de energia e redução de resistências). A variedade de motores disponíveis para o Estate no lançamento compreende cinco unidades com potência entre 170 cv e 388 cv. Embora com menor cilindrada, os novos motores geram mais potência que seus antecessores. Todas as alternativas seguem todos os requisitos de emissões Euro5.



Confira abaixo os modelos e motores disponíveis na Europa:
Diesel
E 220 CDI BlueEFFICIENCY: 4 cilindros em linha, 2143 cc, 125 kW/170 hp, 5,7-5,81 l/100 km, CO2 150-153 g/km, transmissão manual de 6 velocidades
E 250 CDI BlueEFFICIENCY: 4 cilindros em linha, 2143 cc, 150 kW/204 hp, 5,7-5,81 l/100 km, CO2 150-153 g/km, transmissão manual de 6 velocidades
E 350 CDI BlueEFFICIENCY: V6, 2987 cc, 170 kW/231 hp, 7,0-7,31 l/100 km, CO2 185-192 g/km, transmissão automática de 7 velocidades
Gasolina
E 350 CGI BlueEFFICIENCY: V6, 3498 cc, 215 kW/292 hp, 8,6-8,91 l/100 km, CO2 200-208 g/km, transmissão automática de 7 velocidades
E 500: V8, 5461 cc, 285 kW/388 hp, 11,1-11,21 l/100 km, CO2 258-260 g/km, transmissão automática de 7 velocidades
Os seguintes modelos adicionais estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre de 2010:
Diesel
E 220 CDI BlueEFFICIENCY: 4 cilindros em linha, 2143 cc, 100 kW/136 hp, 5,7* l/100 km, CO2 150* g/km, transmissão automática de 6 velocidades
E 350 CDI 4MATIC BlueEFFICIENCY: V6, 2987 cc, 170 kW/231 hp, 7,6-7,71 l/100 km, CO2 200-203 g/km, transmissão automática de 7 velocidades
Gasolina
E 200 CGI BlueEFFICIENCY: 4 cilindros em linha, 1796 cc, 135 kW/183 hp, 7,7* l/100 km, CO2 179* g/km, transmissão manual de 6 velocidades
E 250 CGI BlueEFFICIENCY: 4 cilindros em linha, 1796 cc, 150 kW/204 hp, 8,0-8,21 l/100 km, CO2 185-191 g/km, transmissão automática de 5 velocidades
E 350 4MATIC: V6, 3498 cc, 200 kW/272 hp, 10,2-10,31 l/100 km, CO2 238-241 g/km, transmissão automática de 7 velocidades

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