A TAC - Tecnologia Automotiva Catarinense, localizada em Joinville (SC), apresentou no dia 12 de dezembro o seu primeiro veículo, trata-se do jipe Stark, o 4x4 catarinense foi criado e é produzido no Brasil. O Stark foi apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2008, sendo que o lote exclusivo inicial dos veículos, comercializados durante o evento começam a ser entregue aos primeiros compradores neste mês de dezembro. O projeto do jipe nacional nasceu através de um grupo de investidores brasileiros, que resolveram encarar o desafio de criar um produto totalmente brasileiro. Que segudo esses investidores: “o 4x4 surpreende por sua concepção inovadora, baseada nas mais modernas tecnologias para o desenvolvimento de carros a partir da construção de modelos virtuais”.
O Stark é equipado com um motor consagrado na Europa, mas ainda novo no Brasil, um quatro cilindros, de 2.3 litros 16 válvulas, com Intercooler Common Rail, fornecido pela FPT - Power Train Tecnologies e projetado para equipar outros veículos do grupo Fiat, como o Ducato. Esse motor é conhecido como Multijet Economy, pois é 10% mais econômico que seu antecessor, além de já atender à norma de controle Euro III e predisposto para Euro IV e Euro V. Ao contrário da concorrência, que usava partes de outros veículos para “criar” sua própria identidade, a TAC possui projeto próprio para painel de instrumentos, revestimento de portas e console central. O Stark poussui um chassi tubular, que foi reforçado para obter maior resistência mecânica. Para segurar o jipinho nos terrenos mais acidentados foi instalada uma suspensão independente de alto curso nas quatro rodas com desenho próprio. Seu preço inicial é de R$ 98.780 e as vendas serão feitas diretamente com a fábrica a partir de janeiro de 2010 também em uma revenda multimarcas em São Paulo, na Avenida dos Bandeirantes. O Stark terá garantia de 1 ano com assistência técnica realizada diretamente na fábrica e em breve em redes autorizadas (oficinas estão em fase de credenciamento conforme demanda).
FICHA TÉCNICA
Motor: Desenvolvido na Itália e atualmente fabricado no Brasil, o motor que impulsiona o Stark é o F1A alimentado a diesel produzido pela FPT - Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina. O propulsor possui 4 cilindros, 2.3L, 16V, turbo, intercooler, common-rail e injeção direta. O motor é gerenciado eletronicamente produzindo 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm. Outro destaque é a sua ótima relação torque x peso - superior a maior parte dos motores 3.0L disponíveis no mercado. Conhecido como Motor Multijet Economy, o F1A é econômico, pois alia excelente desempenho e baixo consumo, com reduzidos índices de emissões de poluentes, atendendo à norma de controle Euro III e predisposto para Euro IV e Euro V.
Suspensão:
Dianteira e traseira independentes com braços duplo A, molas helicoidais e duplo amortecedor
Curso de suspensão dianteira: 160mm
Curso de suspensão traseira: 180mm
Transmissão: Mecânica caixa Eaton FS2405 de 5 marchas sincronizadas, tração nas quatro rodas com reduzida BorgWagner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira.
Freios: Hidraúlico com ação nas 4 rodas, servo-acionados e 2 circuitos em diagonal. Discos ventilados na dianteira e traseira.
Pneus: ATR 255/70 R16"
Direção: Hidraúlica, tipo pinhão e cremalheira
Dimensões:
Comprimento: 4.038 mm
Largura: 1.884 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura total: 1.865 mm
Entre-eixos: 2.540 mm
Altura livre do solo:
Altura mínima: 260 mm
Chassi:
O chassi tubular reforçado de elevada resistência mecânica oferece segurança em trilhas, minimizando riscos ao condutor e passageiros.
Capacidade:
Ângulo de ataque: 49 graus
Ângulo de saída (estepe): 44 graus
Ângulo de transposição: 29 graus
Tanque de combustível: 70 litros
Inclinação lateral máxima: 45 graus
Carroceria: Com espaço para 4 lugares, é formada por painéis de material composto e plástico de engenharia. Por utilizar o processo RTM (Resin Transfer Molding) em material composto com resina reforçada com fibra de vidro, proporciona excelente acabamento, repetibilidade de processos, leveza e resistência total à corrosão. Utiliza painéis de carroceria (capô, para-choques e para-lamas) em termoplástico ABS de alto impacto, garantindo durabilidade e flexibilidade ao veículo.
Peso: Vazio: 1.635kg e Carregado: 2.010kg
Peso/Torque: 5,45 kg/Nm
Itens de série:
Sistema antifurto imobilizador integrado à chave
Ar-condicionado
Direção hidráulica
Acionamento elétrico dos vidros com um toque e antiesmagamento
Travas das portas com acionamento elétrico
Cinto de segurança de 3 pontos para todos os ocupantes
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
Farol de neblina
Porta-objetos nas portas e painel
2 porta-copos no console central
Painel multifuncional
Pneus ATR 255/70 e rodas de liga leve de 16"
Banco traseiro rebatível
Retrovisores externos elétricos com luzes de direção integradas
Luz de cortesia dianteira
Volante com regulagem de altura
Espelhos de cortesia com porta-documentos nos quebra-sóis
Preparação para som
Odômetro digital (total e parcial)
Conta-giros
Tomada 12V
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.