quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Chevrolet Astra fecha 2009 como líder de sua categoria


A Chevrolet divulgou que o hatchback médio Astra fechou 2009 mais um ano na liderança do seu segmento no mercado brasileiro. Com um total de 29.678 unidades, com uma participação de 22,8%, ou seja, quase nove mil carros à frente do segundo colocado no ranking. Mesmo com seu design um pouco ultrapassado, frente aos concorrentes mais modernos, o Astra teve seus méritos reconhecidos pelos consumidores, que preferiram um automóvel que tem um excelente custo/benefício em sua categoria, seindo o mais vendido do segmento há 11 anos. O modelo 2009 recebeu pequenas modificações, que no fim das contas, melhoraram seu desempenho nas vendas, como o motor 2.0 Flexpower revigorado, agora com 140 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. Além de possuir o maior torque entre seus concorrentes, com 19,7 kgfm a 2.600 rpm (álcool) e 18,9 kgfm a 2.600 rpm (gasolina). No ano passado, o Astra registrou um crescimento de 4.324 unidades vendidas a mais, com evolução de 17,1% em relação a 2008 (25.354 unidades). "O Chevrolet Astra é um dos carros mais competitivos no segmento dos hatches médios, onde é líder há 11 anos e já caminha para atingir as 350 mil unidades vendidas", observa José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil. "Trata-se de um automóvel com um conjunto motor-transmissão já comprovado, excelente espaço interno, amplo porta-malas para seu segmento, além de excelente custo-benefício", acrescenta o executivo.


O Astra tem seus méritos nos seus equipamentos de série, como o ar-condicionado eletrônico digital com controle automático da temperatura, regulagem elétrica de altura dos faróis halógenos e faróis com desligamento automático temporizado - após o seu acionamento com o veículo desligado, os faróis permanecem acesos por 15 segundos. Além do espelho retrovisor eletrocrômico (escurecimento automático e antiofuscante) e luz de cortesia integrada com ativação e desativação automáticas; limpador do vidro traseiro acionado automaticamente ao engate da marcha à ré, sempre que o limpador de parabrisas estiver ligado; banco traseiro rebatível com encosto dividido 1/3 e 2/3; descansa-braço central; e portinhola de acesso ao porta-malas pelo habitáculo. Além do Astra, o Vectra GT, que seria seu substituto natural, mas que são vendidos no mesmo mercado e no mesmo segmento, o de hatches médios, ocupa a quinta posição no ranking, com 11.450 veículos vendidos. Juntos, os dois hatches somam 41.148 unidades e representam 32% do segmento.
Confira a evolução cronológica do Astra no Brasil:

1995 – Chevrolet Astra chega ao Brasil importado da Bélgica nas versões hatch e station-wagon, equipado com motor 2.0 litros

1998 - Início da produção no Brasil da versão duas portas GL com motor 1.8 com 110 cv e versão GLS com motor 2.0 de 112 cv

1999 – Lançamento Chevrolet Astra Sedã com motor 2.0 16V de 128 cv

2000 - Série 500 é lançada em comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil – produção limitada a 500 unidades

2000 – Lançamento da Série Milenium

2001 - Versão Sport chega ao mercado, equipada com repetidor de pisca nos pára-lamas em todas as versões. Versão GL ganha calotas e conta-giros

2002 – Chevrolet Astra passa a ter versão CD e câmbio automático nas versões mais luxuosas

2002 – Lançamento da Série Expression

2002 – Lançamento da Série Sunny

2003 – Chevrolet Astra é reestilizado e versão GSi ganha motor 2.0 16V (136 cv) e opção de quatro portas

2004 - Motor Flexpower 2.0 8V passa a equipar o Astra, que ganha novas versões Comfort, Elegance e Elite e GSi

2004 – Lançamento do Chevrolet Astra Multipower movido a álcool, gasolina ou GNV; e da versão Advantage hatch 2 portas

2005 – Lançamento do Chevrolet Astra SS

2006 – Chevrolet Astra Advantage passa a ter versões de hatch e sedã

2008 – Lançamento Chevrolet Astra Advantage Plus como versão de linha

2009 - Chevrolet Astra passa a ser equipado com motor Flexpower 2.0 de 140 cv de potência; lançamento linha 2010 com novos conteúdos de série

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.