sábado, 23 de janeiro de 2010

Rápidas do final de semana

NA PASSARELA - Camila Bertolote apresentou nesta sexta-feira a coleção outono/inverno da carlota joakina. Na passarela do SPFW, a coleção entrou embalada pelo MINI Cabrio, presente na boca de cena e adesivado com a principal estampa da coleção. Na platéia, Jörg Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil e Martin Fritsches, diretor da marca MINI no Brasil, marcaram presença e junto ao público interagiram com a ação proposta pela marca: fotografar o desfile para uma exposição virtual no site www.minibrasil.com, com as máquinas descartáveis distribuídas na entrada.


ONDE ELE ESTÁ - Imagine um equipamento que “fala” a posição do seu carro ou da sua moto pelo telefone; liga para você se alguém tentar roubar o veículo; e ainda, permite bloquear o carro ou a moto pelo telefone, a qualquer distância. Este é o SUPER, alarme, bloqueador e rastreador, lançado este mês pela LocatorOne, que projetou o equipamento para proteger o veículo em todas as possíveis situações de risco, estando ele estacionado ou em trânsito. Segundo Renato Penna, diretor da LocatorOne, foram dois anos de trabalho entre projeto e desenvolvimento do produto. Ele afirma que o departamento de Engenharia não poupou esforços, nem recursos de altíssima tecnologia, para desenvolver o mais completo e moderno equipamento de segurança do mercado, com alarme, bloqueador e rastreador integrados em um único aparelho. O equipamento tem preço sugerido de R$ 990,00 (em 10 x sem juros) e pode ser adquirido pelo site www.locatorone.com.br ou pelo telefone: 19 3255.8399.


BRASIL E ARGENTINA - Após meses de guerra comercial, o governo argentino começou a normalizar o ritmo de liberação das licenças de importação para produtos brasileiros. O Ministério da Produção da Argentina, a pedido dos importadores e comercializadores, prometeu tornar mais flexível o processo de licenciamento nos próximos dias. A medida agradou fabricantes de pneus brasileiros. Recentemente, foi criado um grupo especial de analistas dentro da Secretaria de Indústria para agilizar a liberação das licenças para produtos brasileiros. Confira outras notícias do setor de Borracha nos sites dos eventos PneuShow - Recaufair 2010 – 9ª Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços (www.pneushow.com.br) e EXPOBOR 2009 – 9ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha (www.expobor.com.br), que acontecem, simultaneamente, de 13 a 16 de Abril, no Expo Center Norte-SP, promovidas pela Francal Feiras.


CONTRA DANOS - Devido ao sucesso da garantia estendida para o pneu XZE2+, a Michelin acaba de prorrogar a ação para compras até o dia 31 de março. A garantia cobre qualquer dano acidental que ocorra na primeira vida útil do pneu, como furos, penetrações, rasgos, quebra da carcaça ou bolhas no flanco, causadas por impactos. Essa prorrogação comprova a superioridade da carcaça Michelin, que permitiu à marca oferecer gratuitamente esse benefício aos clientes. “A Michelin lançou, em agosto de 2009, o modelo XZE2+ com a garantia gratuita para compras até o dia 31 de dezembro. O grande sucesso da campanha nos levou a estender o prazo por mais três meses, uma forma também de fidelizar este importante grupo de clientes. Uma pesquisa realizada no ano passado com o transportador autônomo apontou que metade dos usuários espera por algum tipo de garantia no pneu novo, o que se explica pelo receio de perder um investimento de cerca de R$ 1.300,00, considerado alto por este público”, destaca Maria Luiza de Carvalho, diretora de Marketing de Pneus de Carga para a Michelin América do Sul.


TRANSPARANÁ 2010 - Os competidores do 16º Transparaná já começaram a se aquecer. A prova, que acontece de 25 a 29 de janeiro, terá aproximadamente 1.500 quilômetros, e passará por seis municípios: Guaíra, Cascavel, Campo Mourão, Guarapuava, Ponta Grossa e Piraquara, percorrendo as regiões Oeste, Centro-Oeste, Central, Sudeste (Campos Gerais) e Metropolitana de Curitiba, do Paraná. O piloto Ricardo Barra e o navegador Ronald Leis, da Niterói Rally Team, participam pela segunda vez consecutiva do evento, que já conta com um grid de 70 equipes divididas nas categorias Máster, Sênior, Jeep, Júnior e Turismo. "O Transparaná é uma disputa linear e com alta quilometragem para se percorrer por dia. Sabemos que existem diversos obstáculos naturais, como travessias de rios, pedras, e, acreditamos, que não faltará lama", disse Leis.


EMPLACAMENTOS – Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Kasinski fechou o mês de dezembro de 2009 com 1.012 unidades emplacadas. O número é bem superior ao mês de novembro, no qual foram emplacadas 814 unidades. Com o resultado do mês de dezembro, a Kasinski ultrapassou as concorrentes Moto Traxx e Kawasaki. As duas marcas emplacaram no mês de dezembro 850 e 641 unidades, respectivamente. “O crescimento da Kasinski já pode ser percebido pelo aumento do número de emplacamentos das motos em todo o Brasil. Ultrapassamos concorrentes que estão há mais de oito anos no País”, comenta Rogério Scialo, diretor Comercial e de Marketing da Kasinski. Nestes seis meses de “nova” Kasinski, os investimentos têm sido direcionados para ações de valorização do concessionário e para o lançamento de novos produtos. Esta estratégia tem atraído novos empresários em todo o Brasil, que visualizam na Kasinski uma marca com grande oportunidade de negócio lucrativo, sério e duradouro. “Estamos ampliando a rede de concessionárias Kasinski em todo o País e os novos produtos apresentados em outubro, no Salão Duas Rodas, começam a entrar no mercado. Tudo isso elevará gradativamente o número de emplacamentos da Kasinski nos próximos meses”, finaliza Scialo.


PROMOÇÃO - Ao adquirir um dos produtos que fazem parte da promoção, nas quantidades estipuladas, o consumidor recebe, na hora, uma raspadinha para concorrer imediatamente a mini bolas e chaveiros, e um código para ser enviado por SMS, que lhe dará o direito de participar do sorteio para a final da Copa. Entre janeiro e abril, será sorteado mensalmente pela loteria federal, um pacote para Copa do mundo e ao final da promoção, mais quatro pacotes. Além das viagens para a África do Sul, o consumidor concorre também a uma das 40 televisões LCD 42” que fazem parte da campanha. Os ganhadores da viagem para a final da Copa ainda terão a oportunidade de conhecer Cafu, o capitão do Penta e Embaixador Castrol no Futebol, que será um de seus anfitriões na África do Sul. Maiores informações no site www.castrol.com.br SAC Castrol: 0800 7040720.


EM DETROIT - Inovação tecnológica é o destaque da Michelin no Salão de Detroit (North American International Auto Show), que acontece nos Estados Unidos, de 11 a 24 de janeiro de 2010, onde a empresa exibe ao público os pneus do futuro. Entre as novidades estão o Michelin EV Concept, desenvolvido especialmente para veículos elétricos, e o Active Wheel, um sistema que inclui as funções de tração e de suspensão, ambas elétricas, integradas na roda. Estes pneus estão sendo desenvolvidos para contribuir ainda mais com a redução do impacto dos veículos ao meio ambiente, sem deixar de integrar design, arquitetura e tecnologia, visando sempre a acompanhar as inovações da indústria automobilística. Os novos pneus da Michelin auxiliam na economia de energia dos veículos, com melhora na segurança e na dirigibilidade.


AGRALE NO HAITI - A Agrale fez doação à Força de Paz do Brasil em missão da ONU no Haiti, de uma ambulância Agrale Marruá UTI Móvel, para auxiliar nas ações de socorro às vítimas do terremoto ocorrido naquele país. A entrega do veículo ocorreu nesta quinta-feira, dia 21, na sede da empresa, em Caxias do Sul (RS), e contou com as presenças do presidente da Agrale, Hugo Zattera, e do General do Exército José Carlos de Nardi, Comandante Militar do Sul. Além de solidariedade, o Haiti necessita, urgentemente, de ações concretas que amenizem o sofrimento da população. Buscando cooperar, de forma efetiva, com os esforços desenvolvidos pelas tropas de paz brasileiras no socorro às vítimas do terremoto que atingiu aquele país, a Agrale decidiu pela imediata disponibilização de uma viatura Agrale Marruá Ambulância com “shelter” da Rontan, para ser utilizada nas ações que as nossas tropas estão desenvolvendo em Porto Príncipe. (Crédito da foto: Marina Granzotto).


COM MUDANÇAS - A Iveco inicia 2010 com algumas alterações em seu quadro de diretores. O engenheiro espanhol Antonio Santano é o novo diretor industrial da Iveco na América Latina. Santano, que era até então responsável pela fábrica de Brescia (Itália), a maior da Iveco no continente europeu, vai trabalhar a partir da fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), ampliada em 2009 com a inauguração de uma unidade de caminhões pesados. A capacidade atual da planta é de 70 mil unidades por ano, entre caminhões leves e pesados Iveco e a linha de comerciais leves Ducato da Fiat. Antonio Santano substitui o engenheiro argentino Angel Fiorito, ex-diretor industrial que foi transferido para a China, onde agora ocupa a direção geral das operações da Iveco na cidade de Chongqing, onde a Iveco possui uma fábrica de caminhões pesados. Já o engenheiro brasileiro Davi Lunardi, ex-diretor de Supply Chain América Latina, e que trabalhava baseado em Nova Lima (MG), foi transferido para a Venezuela, onde agora ocupa a direção geral da Iveco naquele país. Em 2009, a Venezuela foi o segundo mercado em volume da Iveco na região. Para o lugar de Lunardi na diretoria de Supply Chain América Latina, a Iveco nomeou o engenheiro Rafael Bessa. Engenheiro oriundo do Grupo Fiat, Bessa foi diretor dessa mesma área na CNH. Visite o site e o blog da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br/ ww.blogiveco.com.br


OUTROS SETORES - Segundo a associação, a aplicação do pó de borracha ao asfalto, que é conhecido como asfalto borracha, está em desenvolvimento no País. Resultados em campo comprovam as vantagens de sua utilização, apesar do custo inicial de aplicação, segundo especialistas, ter um acréscimo em torno de 20/25% em relação ao valor do asfalto comum. O reflexo positivo está na relação custoxbenefício no passar dos anos na manutenção do pavimento. Entre as vantagens do uso do pó de borracha, destacam-se maior durabilidade em relação ao asfalto comum, melhoria na viscosidade, aumento da elasticidade, o que melhora a aderência do pneu ao pavimento, redução no consumo de combustível e maior resistência ao envelhecimento, propiciando uma serie de vantagens no pavimento. A importância do tema despertou o interesse da ANP – Agência Nacional de Petróleo, que, após a realização de consulta pública em 2.008, no Diário Oficial da União, publicou a Resolução ANP nº 39 de 24.12, que estabelece o Regulamento Técnico ANP nº 5/2008 para as especificações dos cimentos asfálticos de petróleo modificados por borracha moída de pneus, designados como asfaltos borracha. Outras notícias do setor de Borracha encontram-se no site da PneuShow - Recaufair 2010 – Feira e Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços (www.pneushow.com.br/2010). O evento está em sua nona edição, e acontece entre os dias 13 e 16 de abril de 2010, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, São Paulo.


SENSORES DE OXIGÊNIO - A VDO, marca do Grupo Continental para o mercado de reposição, está lançando mais uma novidade para o aftermarket, a linha de sensores de oxigênio. Com mais de 17 aplicações, sendo quatro universais, esta família de produtos cobre 90% das aplicações existentes hoje no mercado, atendendo as principais montadoras e modelos de veículos do País. “A Continental continua investindo para ampliar o seu mix de produtos nas suas áreas de competência tecnológica e atender a demanda do mercado de reposição, com a mesma qualidade e tecnologia dos equipamentos originais”, enfatiza Fernando Gonsalves, gerente de Aftermarket da Continental.


COM 112 MIL
- A MWM International Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, encerrou 2009 com 112 mil motores produzidos. O resultado superou as expectativas da empresa em um ano atípico, marcado pela crise econômica que afetou a indústria automotiva. Este ano, a companhia estima crescimento de 16% na produção de propulsores, que somará 130 mil unidades. A empresa tem a meta de investir US$ 345 milhões nos próximos cinco anos para atender a demanda por novas tecnologias em produtos e processos, principalmente em desenvolvimento tecnológico, capacitação de colaboradores e novos equipamentos para aumentar a produtividade. Em novembro de 2009, a companhia contratou 200 colaboradores que irão atender principalmente a área de manufatura que tem sido bastante solicitada nos últimos meses. O presidente e CEO da MWM International, Waldey Sanchez, está otimista em relação à continuidade da retomada do mercado e da indústria nos próximos anos. “A economia brasileira tem se destacado no cenário internacional e a tendência é de consolidação nos próximos anos. A MWM International está preparada para o aumento de demanda da indústria, razão pela qual manteve seus investimentos em 2009 - mesmo durante o período de crise – e seguirá essa política nos próximos anos”, ressalta Sanchez. No tocante às exportações, a empresa fechou 2009 com US$ 180 milhões e prevê crescimento de 11% para este ano. A perspectiva é atingir a cifra dos US$ 200 milhões nos negócios de motores e componentes do mercado externo.


COM A TAM - A Nissan do Brasil fechou uma parceria com a TAM até junho de 2010 para veicular um comercial de 30 segundos em voos nacionais e operados com Airbus, com informações e promoções da montadora japonesa. A ação foi desenvolvida pela agência Lew Lara \ TBWA e o filme será transmitido após o Vídeo de Segurança e terá áudio aberto por toda a aeronave. “Esta parceria com a TAM é muito importante para a Nissan, pois uma grande parte dos nossos consumidores voam pelo Brasil constantemente e esta é uma forma de estar sempre em contato com eles, apresentando nossos produtos e ofertas”, ressalta Marcus Trugilho, gerente de marketing da Nissan do Brasil. Nestes seis meses de parceria, serão aproximadamente 20.470 voos por mês em todo o Brasil, sendo mais de dois milhões de pessoas impactadas com os comercias da Nissan. No mês de janeiro, o vídeo escolhido para divulgação foi o da Família Livina. Esta é a primeira de muitas ações que a montadora desenvolverá nos aviões TAM.


COM ALTA - Os dados de emplacamentos das 13 empresas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, em 2009, mostram crescimento de 34,28% em relação ao desempenho de 2008. Foram emplacadas 40.920 unidades contra 30.473 veículos do ano anterior. Ao contabilizar também os volumes das importadoras que se associaram ao longo de 2009 – Aston Martin, Jaguar, Land Rover, Spyker e Volvo – a alta passa a ser de 42,05%, de 30.529 unidades (2008) para 43.365 em 2009. As vendas no atacado registraram, com 13 associadas, crescimento anual de 41,55%. Foram comercializadas 44.854 unidades ante os 31.688 veículos em 2008. Considerado ao atual quadro de associadas (18 importadoras), o aumento nas importações da Abeiva significou 49%. Foram anotadas vendas de 47.294 unidades contra 31.742 em 2008. “Com esses dois últimos dados, a Abeiva conseguiu saltar de 1,15% para 1,53% de participação no mercado total interno, de 2008 para 2009. E de 8,08% para 9,67% do mercado de importados”, anuncia Jörg Henning Dornbusch, presidente da entidade, para quem a estabilidade das moedas estrangeiras, o acesso ao crédito no Brasil e a série de lançamentos de produtos importados no ano foram determinantes. “Além disso, o fato de o governo brasileiro ter agido rapidamente ainda no início da anunciada crise financeira internacional atraiu inclusive a chegada de novas marcas ao País”, argumenta.


R$ 3 BILHÕES - O Banco Mercedes-Benz fecha 2009 como o melhor ano da instituição financeira no Brasil, presente no País desde 1996. De janeiro a dezembro de 2009, foram liberados R$ 3 bilhões em novos financiamentos, um crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2008, quando foram negociados R$ 2,6 bilhões. Em unidades, foram financiados 17.187 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro em 2009 contra 12.709 em 2008, um acréscimo de 35%. A participação do Banco Mercedes-Benz nas vendas da Fábrica encerrou o ano em 31,6%. No período anterior, seu valor era de 22,1%. Do total financiado no ano, o Finame foi responsável por 80% dos negócios. O Leasing respondeu por 14% e o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), por 6%. O Finame registrou alta de 41%, saltando de R$ 1,7 bilhão negociado em 2008 para R$ 2,4 bilhões em 2009. O CDC apresentou crescimento de 45%. De janeiro a dezembro do ano passado, foram liberados por meio desta modalidade R$ 183,3 milhões contra R$ 126,8 milhões no mesmo período de 2008. Já o Leasing fechou o ano com queda de 44%, passando de R$ 754,8 milhões em 2008 para R$ 425,8 milhões em 2009.


CUSTOMIZAÇÃO - Já é difícil quebrar a cabeça para lançar algo novo no mercado, manter o produto também não é nada fácil. E aí segue todo o estudo das grandes marcas com base nos conceitos de marketing, na concorrência e estratégias. E por aí vão todas as teorias que as marcas tentam tornar tangíveis. E para uma boa saída de diferenciação as grandes empresas tentam algumas atitudes viáveis, como a customização de produtos já existentes no mercado ou a criação de novas marcas com esse perfil. A Nike foi uma das primeiras a tomar essa atitude. Para os fanáticos dos tênis da marca, a Nike pensou em mais do que lançar novos modelos, mas também dar liberdade para seus consumidores montarem seus próprios tênis com as cores e tecidos que preferirem. O sistema é simples, qualquer um pode montar seu tênis pela internet através dessa ferramenta chamada Nike Id. O preço também é acessível, e o produto é entregue em sua casa em 7 dias, mas para isso você tem que residir nos EUA ou tentar de algum jeito fazer um acordo com algum conhecido ou parente que vive no país norte-americano e tentar trazer seu tênis para cá. Outra grande ousadia são os carros MINI, da BMW. Imagine repassar algo desse tipo, são 337 opções de combinações, 264 possibilidades externas de cores e tipos de acabamentos internos. Diferenciação? Mas e o resultado? Você é o único a ter um automóvel assim, e a autoria é toda sua.


SEGURANÇA - A coleção Security Motowear da Riffel reúne acessórios de segurança que garantem conforto e uma pilotagem mais segura aos amantes das motocicletas, aliando design, alta qualidade e resistência dos materiais. Sucesso de vendas no mercado nacional, a linha Dynamic ganha um reforço de peso com o lançamento da jaqueta Summer, projetada especialmente para curtir a estrada no calor do verão brasileiro. A presença de um colete interno removível produzido com película de tecnologia Reissa - 100% impermeável e transpirável -, torna a jaqueta ideal para a pilotagem em regiões de clima quente, pois proporciona conforto e a sensação de sentir o vento refrescando o corpo. A segurança do piloto é garantida pela cobertura de tecido Maxtex, com alta resistência à abrasão, protetores rígidos removíveis, além de frisos de alta reflexibilidade, que proporcionam uma maior visualização noturna na estrada. Mais informações no site http://www.riffel.com.br/


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.