quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mais detalhes sobre a venda da Saab para a Spyker

Saab 9-X concept, apresentado no Salão de Frankfurt (IAA) de 2001



Em um comunicado a imprensa internacional, a Spyker, agora Saab Spyker Automobiles, revelou alguns detalhes para o plano de recuperação e revitalização da Saab, que passam pela renovação dos seus produtos com o lançamento de uma nova versão do 9-5, para o início de junho, o novo 9-4X, em 2011, e a nova geração do «all Saab» 9-3, em 2012. “A Spyker acredita que através da compra da Saab obteve uma importante oportunidade de adquirir e reconstruir um fabricante de automóveis de renome, que será reposicionado no mercado com uma nova estratégia”, afirma o comunicado. Mesmo com os modelos já confirmados na programação de lançamentos futuros da marca sueca, a Saab Spyker Automobiles está considerando a possibilidade de lançar um modelo 9-1, porém, a empresa vai necessitar de um investimento maior, que não está nos planos da empresa, inviabilizando a concretização do projeto no momento. Com essas novidades, a Spyker aposta na marca Saab para concorre com outras marcas, como Audi e BMW, principalmente os modelos A4 e A6, e a BMW, nos modelos Serie 3 e 5, afirmando-se como uma marca Premium. O investimento para a reestruturação da Saab envolve o investimento de um milhão de dólares, com retorno para 2012. O financiamento é feito em parte pela GM (General Motors), que subsidiou 326 milhões de dólares através da Redeemable Preference Shares (RPSs), pela marca, e, ainda, por um empréstimo de 400 milhões de euros fornecido pelo Banco Europeu de Investimento.

Um comentário:

Comente, opine.