sábado, 10 de abril de 2010

Rápidas do final de semana



Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



NOVO VEÍCULO - Alan Mulally, presidente mundial e CEO da Ford Motor Company, anunciou na quinta-feira, 8, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que a empresa planeja ampliar seus investimentos no País, aumentando os recursos destinados à Ford Brasil de R$ 4 bilhões (US$ 2,2 bilhões) para R $ 4,5 bilhões (US$ 2,4 bilhões) no período de 2011 a 2015. Esse investimento representa o maior volume aplicado pela Ford em suas operações no Brasil, em um período de cinco anos, durante toda a sua história de 90 anos no país. Esse incremento eleva o total investido pela Ford na América do Sul a R$ 5,5 bilhões (US$ 3 bilhões) de 2010 a 2015. O foco do mais recente investimento da Ford no Brasil é o desenvolvimento de um novo veículo global. Inteiramente desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Produto da Ford em Camaçari, na Bahia, a nova geração do utilitário esportivo Ford EcoSport, com tecnologias avançadas e alta qualidade, será produzida localmente para os mercados brasileiro e de exportação. Além disso, pela primeira vez na história da Ford do Brasil, o veículo desenvolvido pela engenharia brasileira será produzido em outros países ao redor do mundo. O futuro EcoSport será desenvolvido a partir de um veículo de porte compacto - segmento B - cuja plataforma foi projetada pela engenharia da Europa. Em 2014, essa plataforma deverá somar um volume global anual de até 1,6 milhão de veículos, incluindo até cinco diferentes linhas de veículos e oito carrocerias. (Foto de Ricardo Stuckert/PR)


CARRO UNIVERSITÁRIO - O Agile conquistou mais um título importante desde seu lançamento no mercado brasileiro, ocorrido em outubro de 2009. Desta vez o modelo Chevrolet foi eleito "Carro Universitário do Ano 2009", em votação inédita feita em consulta direta junto a 7.803 estudantes de nível superior de todo o país, por meio de um hotsite interativo. Esta foi a quinta edição da eleição e ela ocorreu no período entre os dias 15 de novembro e 31 de dezembro de 2009. O Agile passou a ser o terceiro carro vendido no Brasil a receber o título de campeão na área universitária, juntando-se a vencedores de outras eleições como o Peugeot 206 - vencedor em 2005 e 2006 e Volkswagen Fox - vencedor em 2007 e 2008. "Ficamos muito satisfeitos em mais esta conquista pois ela demonstra o sucesso do Agile tanto nas vendas no mercado brasileiro, como também na sua preferência em diversos segmentos, incluindo a mídia e também a classe estudantil universitária", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil. Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet, acrescenta que o Agile, sem dúvida alguma, "é um modelo vitorioso em todos os sentidos, com um design moderno e arrojado e que oferece muitas novidades aos consumidores". O segmento universitário, segundo ele, é um dos públicos alvos e de muito potencial no mercado brasileiro.


CRESCIMENTO DE 20% - As vendas da Toyota totalizaram 22.408 unidades nos três primeiros meses de 2010, o que representou um crescimento de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a marca comercializou 18.734 unidades. No primeiro trimestre desse ano, o mercado brasileiro total de automóveis e comerciais leves - no qual a Toyota está presente - cresceu 14,7%, ou seja, 5,3 pontos percentuais a menos em comparação com a evolução da Toyota. Em março último, a Toyota obteve seu melhor resultado de 2010, emplacando 9.947 veículos novos no mercado interno (16% a mais que o mesmo mês de 2009, que encerrou com vendas de 8.604 unidades). Entre os produtos da Toyota comercializados no Brasil, o que merece maior destaque nos três primeiros meses do ano, no que diz respeito a crescimento percentual, é o utilitário esportivo SW4, cujas vendas tiveram incremento de 30% no comparativo com o mesmo período do ano passado (1.588 unidades comercializadas no acumulado de 2010 contra 1.224 unidades emplacadas nos três primeiros meses de 2009). Atualmente, o SW4 é líder de mercado entre os utilitários esportivos médios, com 23,4% de participação.


DUAS RODAS - Março trouxe bons resultados para o setor duas rodas. Segundo balanço divulgado pela Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o anúncio do término da isenção da Cofins levou os consumidores às lojas para aproveitar o último mês do benefício, o que acarretou em um aumento de 35,3% nas vendas para o consumidor final em relação a fevereiro, e de 17,3% em comparação com o mesmo período de 2009. A alta puxou o resultado do acumulado do ano, que ficou 9,6% acima do registrado no primeiro trimestre de 2009, acompanhando as previsões da entidade feitas em dezembro do ano passado. As vendas no atacado (mercado interno) também registraram alta, ficando 45,6% acima do apontado em fevereiro e 27,9% maiores do que no mesmo mês de 2009. Foram comercializadas em março 169.285 motocicletas, ante 116 mil do mês anterior. No trimestre, o setor duas rodas registrou a comercialização de 410.095 motocicletas, número 21,15% maior do que o apontado no mesmo período de 2009. “Os dados são melhores do os registrados nos últimos 18 meses e apontam para uma recuperação do setor, que foi muito atingido pela crise econômica. Porém, agora, com o término da isenção da Cofins, não sabemos como será a reação do público e os reflexos nas vendas”, afirma Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo. O imposto, que acresce 3% no valor final do produto, estava isento desde janeiro deste ano, mas voltou a ser taxado a partir de 1º de abril.


COM RECORDES - A Fiat encerrou o primeiro trimestre de 2010 com recorde de vendas no mercado brasileiro, mais uma vez na liderança da preferência dos consumidores. No acumulado dos três primeiros meses do ano, foram 167.528 automóveis e veículos comerciais leves emplacados, com um crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A participação de mercado no período foi de 22,3%, com uma vantagem de mais de 11 mil veículos à frente da segunda colocada no ranking. Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em março, a Fiat emplacou 73.615 veículos, também na liderança, com crescimento de 51,2% sobre fevereiro e de 14,2% sobre março do ano passado. O desempenho de vendas em março passa a ser o novo recorde mensal da Fiat. No ranking do trimestre, a Fiat mantém três modelos entre os cinco mais vendidos: o Palio, com 39.634 unidades; o Uno, com 36.379, e o Siena, com 31.029 veículos emplacados. Entre os comerciais leves, a picape Strada permanece líder isolada, com 24.249 veículos, mais que o dobro do segundo modelo mais vendido no segmento, enquanto a Ducato é líder entre os furgões grandes, com 1.991 unidades emplacadas.


MONROE APÓIA - A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, está patrocinando, pela primeira vez, a Copa Troller 2010. Trata-se de um campeonato de rali de regularidade, com dez etapas durante o ano. “Esta é uma excelente oportunidade para reforçarmos a nossa marca e também os produtos. Somos fornecedores originais de amortecedores para os veículos Troller e, por meio dessa ação, estamos incentivando o desenvolvimento do automobilismo no Brasil”, comenta Ecaterina Grigulevitch, gerente Nacional de Marketing e Administração de Vendas da Monroe. A Copa Troller é composta pelas categorias Graduado, direcionada para pilotos e navegadores experientes; Turismo, considerada a porta de entrada para o profissional; Expedition, que é voltada para aqueles que têm pouca experiência em rali; e a Master, destinada aos pilotos e navegadores muito experientes e que tenham obtido classificação entre os 20 primeiros da temporada 2009 na categoria Graduado.


TECNOLOGIA ZF - Uma votação que reuniu mais de 260.000 internautas e foi promovida pela revista alemã ADAC Motorwelt, elegeu o Mercedes-Benz Classe E, o Volkswagen Polo e o BMW X1 como os melhores carros de 2010. Os três modelos mais votados possuem sistemas e componentes de alta tecnologia, desenvolvidos pela ZF. Na eleição deste ano, as principais características foram relacionadas à confiabilidade, economia de combustível, sustentabilidade e segurança. No novo Classe E, eleito o melhor de todos, as tecnologias da ZF contribuem para eficiência, preservação ambiental, segurança e conforto. O Mercedes-Benz possui, como item de série, sistema de suspensão com amortecedores eletrônicos reguláveis da ZF SACHS. Também usados no modelo Classe C, permitem maior conforto e uma eficiente dinâmica de direção. Além do sistema eletrônico da ZF SACHS, o modelo é equipado com componentes de suspensão e coxins de motor comutáveis da ZF Lemförder.


RECORDE HISTÓRICO - A Ford Caminhões registrou em março o melhor resultado de vendas de sua história, com 2.460 caminhões emplacados, segundo o Renavam, e uma participação de 18,4% no mercado brasileiro. Somando a Transit, que também atingiu o recorde de 170 unidades no mês e participação de 7,1% no segmento, o volume total da marca foi de 2.630 unidades. "Março foi um mês excepcional para a Ford Caminhões. Atingimos nosso melhor resultado tanto no atacado como no varejo e no Renavam. Os financiamentos via BNDES apresentaram um importante incremento em relação a fevereiro, com impulso na economia e um excelente trabalho de todo o nosso time e rede de distribuidores", comemora Oswaldo Jardim, diretor da Ford Caminhões. Esse excelente desempenho também contribuiu para o resultado positivo do trimestre. A Ford Caminhões contabilizou a venda total de 5.838 unidades, crescimento de 46% em comparação com o mesmo período de 2009. Já a Transit somou 406 unidades no trimestre - volume 163% maior em comparação com o ano passado, e uma participação de 6,4%, mostrando um crescimento de 1,7 ponto porcentual.


JOGO EDUCATIVO - “Na Pista do Melhor Caminho”, jogo educativo lançado pela Michelin em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, já está disponível nos sites da Michelin (www.michelin.com.br), da Secretaria de Educação (www.conexaoaluno.rj.gov.br e www.conexaoprofessor.com.br) e do DETRAN (www.detran.rj.gov.br). Para descobrir mais sobre o projeto, clique no link (http://www.michelin.com.br/napistadomelhorcaminho/) e aprenda brincando. Mitsubishi Cup - Os amantes da velocidade voltarão a se encontrar nas pistas da Mitsubishi Cup. A temporada 2010 do maior rali monamarca do Brasil começará no dia 17 de abril, na cidade de São Carlos (distante 233 quilômetros da capital São Paulo). Competidores de diversas regiões do País participarão do certame, que é dividido em quatro categorias: L200 Triton RS, L200 RS, Parejo TR4R e agora, a novidade, Pajero TR4R Light. O percurso será levantado na Fazenda Três Marias, e a partir das 8:30 horas, os off-roaders seguem para um trajeto de aproximadamente 30 quilômetros, que será percorrido em três voltas (totalizando cerca de 90 quilômetros). Várias retas, curvas 90 graus e um piso bastante variado (terra batida, areia e cascalho), elevarão ao máximo a capacidade dos participantes e veículos.Além de reunir nomes consagrados no rali nacional, a Mitsubishi Cup também está aberta às novas equipes, é o caso da Niterói Rally Team que estreia na competição com a dupla formada pelos irmãos Rodrigo e Ronald Leis "Já estamos envolvidos com a disputa e consciente de que estaremos no meio de experientes pilotos e navegadores", declarou o piloto Rodrigo. "Quando entrarmos na corrida, vamos procurar o pódio. Não há uma estratégia em si, o que temos é motivação e dedicação nos treinos, a fim de obter um sincronismo total da dupla", acrescentou.


1.000 CITYCLASS - A Iveco acaba de vencer concorrência para o fornecimento de mais 1.000 micro-ônibus CityClass, versão escolar, para o Programa Caminho da Escola do Governo Federal, que visa renovar a frota de veículos escolares para melhorar a segurança e qualidade do transporte de estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar em zonas rurais. O Iveco CityClass atendeu especificações exclusivas impostas pelo governo federal na categoria ORE 01C, que trata de micro-ônibus para o transporte de estudantes da zona rural brasileira. Este é o segundo contrato vencido pela Iveco dentro do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Ano passado, a Iveco vendeu 900 unidades do CityClass, metade deles entregues às cidades beneficiadas pelo Programa Federal. Outra metade, já entregue, atendeu a um programa similar, mas específico do governo do Paraná. Segundo Davi Mondin, responsável por vendas a governo da Iveco, o CityClass tem-se mostrado um ônibus versátil para este tipo de utilização. “Conforto e robustez tem sido a marca de nosso produto no campo”. O Iveco CityClass é produzido pela Iveco em Sete Lagoas (MG) e, por conta das exigências desta licitação vencida pela empresa, ganhará uma nova versão de 29 lugares. Para isso, ele terá entre-eixos maior e carroçaria mais larga do que o CityClass anterior. “O chassi do Daily é muito resistente e permite facilmente esta adaptação”, esclarece o engenheiro Marcello Motta, gerente de plataforma de veículos leves e médios da Iveco. Como nas versões anteriores do micro-ônibus, a Neobus, de Caxias do Sul (RS), é a encarroçadora do novo modelo, que chega ao mercado no segundo semestre de 2010.


MELHOR REVISTA - A revista Audi Magazine da Alemanha foi eleita esta semana a melhor revista customizada para o setor automotivo do país. Segundo o Mercury Award - prêmio que reconheceu a publicação, a Audi Magazine apresenta o melhor editorial, diagramação, reportagens, imagens e conteúdo. Das quinze categorias que concorreu, a revista recebeu dez prêmios. Para Lothar Korn, diretor do departamento de comunicação e marketing da Audi AG, o prêmio reconhece as diversas mudanças de diagramação e conteúdo realizadas na publicação desde 2008. “Redesenhamos a Audi Magazine e optamos pelo layout muito mais arrojado, semelhante a comunicação visual adotada na nova tipologia da marca”, comentou Lothar. No Brasil, a edição nacional da Audi Magazine comemora em outubro, durante o Salão do Automóvel, 15 anos de existência. A revista, produzida pela editora TRIP, alinha a identidade da marca à reportagens que representam o estilo de vida dos clientes e apaixonados pela Audi. A Audi Magazine traz a cada mês, reportagens sugeridas em uma confraria editorial composta por personalidades como Alex Atala, J.R. Duran, Gilberto Elkis, Marcello Serpa, Leão Serva, Ciro Pirondi e Tucá Reinés.


DESTAQUE NA FIDAE - A Agrale, única montadora 100% brasileira, participou da 16ª Feira Internacional do Ar e Espaço 2010 (FIDAE) e exibiu o veículo Agrale Marruá AM 20 4x4, utilitário desenvolvido para aplicações militares. Importante evento de negócios destinado às áreas de defesa, aviação civil-comercial, tecnologia espacial e aeroportuária da América Latina, foi realizado entre os dias 23 a 28 de março em Santiago, no Chile. Especialmente projetado para atender às necessidades das Forças Armadas, testado e aprovado por diversas instituições militares, o Agrale Marruá AM 20 4x4 é um veículo para transporte de tripulantes ou carga de 750 kg com capota removível e carroceria metálica com teto de vinil. Fabricado de acordo com rigorosas especificações, destaca-se por suas capacidades técnicas e versatilidade. O modelo possui motor MWM Sprint 4.07 TCA, com potência de132 cv e torque máximo de 340 Nm, amplo curso da suspensão – com ângulos de ataque de 62º e de saída de 40º, que garantem maior resistência e desempenho.


TRIO ELÉTRICO - A Peugeot do Brasil dá sequência à sua política de valorização do cliente com o lançamento de uma nova campanha de pós-venda. Desta vez, a Marca oferece descontos especiais para a instalação do “Trio Elétrico Original” nos modelos que compõem a linha Peugeot 207. O alarme é o primeiro item em destaque, disponível por R$ 399,00, com mão de obra inclusa. A partir da instalação do alarme, ou mesmo no caso dos veículos que já trazem este equipamento de série, o cliente pode optar por inserir a trava de porta-malas, oferecida por R$ 147,00. A promoção contempla ainda o sistema de fechamento automático dos vidros, que pode ser adquirido por R$ 199,00. As ofertas desta campanha serão válidas até o dia 05/08/2010, ou enquanto durarem os estoques. Os proprietários de veículos da linhas 206 e 307 também encontram condições especiais para equiparem seus veículos. Vale lembrar que a instalação de itens homologados garante a originalidade do veículo, como também a qualidade dos serviços especializados da rede de concessionárias autorizadas, evitando, assim, riscos de instalação incorreta e utilização de produtos inadequados, que podem levar à perda da garantia. Para conhecer a gama completa de acessórios originais disponibilizados pela Peugeot, basta acessar o site www.acessoriospeugeot.com.br.


PRESENÇAS GARANTIDAS - Um raro Ford Coupe Deluxe 1939, com projeto baseado nos Street Rods americanos dos anos 70, customização de carroceria, modificações mecânicas, e, acima de tudo, um visual clássico e harmônico. Este é o Black Tie, uma das atrações da quinta edição do Salão do Carro e Acessórios. O Black Tie recebeu um motor Ford V8 302 cv, transmissão automática Ford C4, diferencial Ford de Ranger, freios a disco nas 4 rodas e suspensão independente na frente. Na parte externa, o capô e o porta-malas foram alisados e as fechaduras, retiradas. Os bancos receberam revestimento em couro bege. Rodas de ferro no mesmo tom dos bancos, com calotas e sobrearos completam o visual. Outro Ford Coupe, de 1941, também se destacará no Salão. Este modelo foi equipado com moderna suspensão, freios a disco, direção hidráulica, abertura das portas por controle remoto e pintura importada com flakes holográficos, que variam de cor conforme a incidência da luz. Para completar o visual, o "fogo", que dá ao veículo um ar de potência, velocidade e agressividade. O motor é um V-8 com 280 cv. Um Hot Rod ainda mais antigo, o Ford Tudor vermelho 1930, irá atrair a atenção dos visitantes do evento. Com câmbio automático e motor de Corvette, que proporcionam ao modelo 250 cv de potência,este Hot Rod conta com suspensão four-bar, projetada especialmente para arrancadas, entre outros itens exclusivos de customização.


DESIGN EXTERIOR - Desde 1º de abril, Anthony Lo faz parte do Grupo Renault como vice-presidente de Design Exterior, ligado a Laurens Van Den Acker, vice-presidente Senior de Design da Renault. Nascido em 26 de dezembro de 1964 em Hong Kong, Anthony Lo é graduado em Design Automotivo pela Royal College of Art de Londres, em 1987. Iniciou sua carreira como designer chefe da Lotus no mesmo ano, seguida de passagem pela Audi em 1990 até chegar ao estúdio de design da Mercedes-Benz no Japão. Em 2000, se tornou responsável pela área de Design Avançado da Saab Automobile na Suécia. Em 2004, foi nomeado Diretor de Design Avançado para as marcas Opel e Saab, na General Motors na Alemanha.



24 ANOS - Líder nacional na fabricação de acessórios para veículos utilitários, a KEKO Acessórios completa 24 anos em abril, e tem muitas razões para comemorar. A empresa obteve um crescimento de 50% no primeiro trimestre de 2010, se comparado ao mesmo período de 2009. Muitos fatores contribuíram para o significativo resultado, como: a ampliação do quadro funcional, com a contratação de 60 novos colaboradores qualificados, e da carteira de clientes com marcas fortes. Exemplo: a Volkswagen, para quem já começou a desenvolver projetos específicos para modelos de utilitários – como a Saveiro. Além disso, lançou uma linha de estribos e assinou a criação de acessórios para mais um veículo da Ford. Focada na excelência e qualidade dos produtos que desenvolve, a KEKO definiu o ritmo que atuará em 2010. Sua área de desenvolvimento de produtos tem trabalhado pesado e, em breve, apresentará novos lançamentos ao mercado. Cumprindo metas e alcançado os objetivos traçados no planejamento estratégico da empresa, a marca já projeta índices de 40% de crescimento para o ano. Precursora de tendências em acessórios, se consolida como vanguardista na construção de uma nova fábrica extremamente moderna e equipada com tecnologia de ponta – o que permitirá continuar garantindo a já tradicional qualidade dos produtos. A unidade fabril será inaugurada no segundo semestre de 2010 e terá conceito baseado na sustentabilidade, podendo ser chamada de “Fábrica Verde”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.