sábado, 14 de agosto de 2010

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


FULL MOTOR - No próximo domingo (15/08), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o FULL MOTOR vai apresentar o Chevrolet Malibu, Peugeot Hoggar, Citroën Aircross e a 6ª Etapa do Carioca de Automobilismo na categoria Turismo, no autódromo de Jacarepaguá. No quadro “Memória da Propaganda”, tem o comercial do Volkswagen Variant, com o saudoso ator Rogério Cardoso. O FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da FULL PNEUS (www.fullpneus.com.br).




4 MILHÕES - Pela primeira vez, o Grupo Volkswagen comercializou, no período de janeiro a julho, mais de 4 milhões de veículos. O volume chegou a 4,16 milhões de unidades, um crescimento de 13,7% sobre as 3,65 milhões de unidades em 2009. O resultado mostra que o maior fabricante de veículos da Europa continua a superar a performance do mercado, que foi de 13,4% nos primeiros sete meses do ano. O desempenho foi o mesmo na maioria das marcas de grande volume do Grupo. Apenas em julho, o Grupo Volkswagen comercializou 572.200 veículos em todo o mundo, um crescimento de 2,9% sobre o mesmo mês de 2009. “Após um primeiro semestre de muito sucesso, estamos começando bem a segunda metade do ano. Durante os próximos meses, continuaremos expandindo nossa linha de modelos e alcançando um desempenho melhor que o de nossos competidores. De qualquer forma, será um desafio, pois o cenário está ficando difícil novamente. Com o encerramento dos programas de incentivos, espera-se um declínio do mercado automotivo global neste segundo semestre. Não esperamos este ano um retorno aos volumes de vendas anteriores à crise”, afirmou nesta sexta-feira Christian Klinger, membro do Conselho de Vendas do Grupo VW.


PÓS-VENDA - A Ford lança este mês uma campanha de pós-venda na TV aberta. Estrelada pelo ator Marcos Palmeira, esta prevista para continuar no ar até outubro e o objetivo é mostrar a qualidade do serviço de manutenção da marca. Entre outras vantagens, a campanha oferece revisões com preço fixo, tanto nas peças como na mão de obra, para todas as linhas de veículos no Brasil. A nova campanha segue a mesma linha adotada na comunicação de varejo do Novo Fiesta 2011, também com a participação do ator. "O carro para mim só é bom quando tem também um custo de manutenção econômico", diz Marcos Palmeira na abertura do filme. As cenas seguintes destacam a preocupação da Ford em garantir uma assistência técnica com peço justo e qualidade durante todo o período de vida útil do veículo. "Queremos mostrar para os consumidores que a Ford oferece a melhor manutenção do mercado, com transparência e confiança no atendimento. Temos trabalhado de forma constante, junto com a rede, para atingir esse padrão", diz Rodolfo Possuelo, gerente de Marketing de Peças e Serviço da Ford. "Nosso objetivo é fidelizar os clientes e provar que vale a pena fazer a manutenção do seu carro no distribuidor Ford, tanto pelo custo como pela qualidade."


CALTABIANO APÓIA - O MINI Challenge Cup é um circuito de rua que acontecerá pela primeira vez na cidade de Salvador nos dias 14 e 15 de agosto. A corrida já teve duas etapas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, agora estreará a terceira edição no nordeste. A rede de concessionárias Caltabiano, que já patrocina os pilotos Nelson Silva Jr. e Patrick Gonçalves terá sua logomarca nas laterais dos MINI dos dois competidores. Os carros utilizados na corrida serão os modelos MINI Cooper S John Cooper Works, com o motor de 211 CV, quatro cilindros em linha, com turbo compressor, injeção direta de gasolina e que pode atingir 240 km/h. A parceria entre a Stock Car, BMW Group Brasil e Vicar Promoções Desportivas viabilizou a disputa, que já se tornou consagrada em países da Europa, Oceania e agora chegou ao Brasil.


EQUIPO MINING - A Agrale, montadora com capital 100% nacional, exibirá os utilitários Marruá AM100 Cabine Dupla e AM 200 Chassi Cabine na Equipo Mining, maior evento de demonstração de máquinas, equipamentos e tecnologias relacionados à mineração que acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto, no Centro de Exposições Mega Space, em Santa Luzia, grande Belo Horizonte - Minas Gerais. Ideais para qualquer tipo de terreno e desenvolvidos para operar nas condições mais adversas, os veículos possuem características oriundas dos modelos militares, como o forte e robusto trem de força, amplo curso de suspensão e a resistência do conjunto, que fazem do Agrale Marruá o utilitário ideal para executar trabalhos, nos terrenos mais difíceis. Com foco na simplicidade de manutenção e versatilidade, a família de utilitários é indicada para as aplicações mais severas, como é o caso da mineração, onde se utilizam estes veículos para o transporte de funcionários e equipamentos nas minas.


TECNOLOGIA RTM-S - A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente à Artecola e à Marcopolo, anuncia o desenvolvimento de um novo e inédito processo de fabricação de peças em compósitos, o RTM-S (Resin Transfer Molding – Surface). Patenteado pela empresa, reúne as propriedades dos termoplásticos - como o acabamento superficial de alta qualidade - com as dos termofixos, que possuem maior resistência mecânica, durabilidade, reciclabilidade e menor custo de fabricação. O RTM-S consiste na moldagem do componente termofixo pelo processo RTM Light, tecnologia também desenvolvida pela MVC, sobre uma peça ou película termoplástica, previamente moldada pelo sistema Vacuum Forming. O resultado é um produto que alia maior resistência mecânica e superior acabamento superficial. A tecnologia permite ainda reduzir o ciclo do processo RTM, com a diminuição significativa nos custos e no impacto ambiental, eliminação ou redução das fases de preparação de pintura e da aplicação do Gel Coat. Também contribui para a ampliação da vida útil dos moldes e facilidade para a reciclagem dos componentes.


MARCA PRESENÇA - A equipe da Eichenberg & Transeich, que está participando da 18ª edição do Rally dos Sertões, já percorreu mais de 600 quilômetros de prova. Hoje o grupo está partindo de Unai – MG com destino a Alto Paraíso de Goiás – GO, em um trecho de 416 quilômetros. O trajeto conta com um total de 4,7 quilômetros, onde os pilotos Gerson Eichenberg e Julio Picolli, e os navegadores Sérgio Shilling e Werner Lucknow, distribuirão, através da organização do evento, dois mil kits de material escolar e de higiene pessoal a comunidades carentes. Ao longo do percurso passarão por Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, em locais onde vive população extremamente necessitada. Quanto aos veículos utilizados foram especialmente preparados para enfrentar a precariedade e dificuldade das estradas e trilhas do Sertão Brasileiro, superadas, atualmente, somente pelo Rally Dakar. A prova teve início em 10 de agosto, em Goiânia, e encerra dia 21, em Fortaleza.


VOCÊ SABIA? - QUE em março de 2010 a indústria automobilística nacional atingiu a marca de 10 milhões de veículos flex fuel vendidos no Brasil, desde 2003? E que o feito levou a ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores a publicar o livro “10 Milhões de Veículos Flex”. QUE os primeiros veículos flex foram apresentados ao público no SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL? QUE os bicombustíveis já representam 86,6% do mercado brasileiro de automóveis, de acordo com levantamento recente da própria ANFAVEA?


FEIRÂO CHEVROLET - A Chevrolet promove neste final de semana mais um mega feirão no Rio de Janeiro. A ação de varejo será realizada no estacionamento do Shopping Nova América, sábado 14 e domingo 18 de agosto e em todas as concessionárias da marca. "Para este feirão, toda a linha Chevrolet será oferecida com preços e condições especiais de financiamento pelo Banco GMAC. Os consumidores podem escolher qual o modelo de sua preferência, tanto no feirão, como em todas as concessionárias da marca" revela Eduardo Bogasian, gerente regional de Operações da Chevrolet no Rio de Janeiro. “É mais uma grande oportunidade para o consumidor comprar seu carro novo. Estamos empenhados em oferecer condições bem vantajosas, incluindo preços baixos, taxas de juros bastantes competitivas", afirma José Ricardo Maciel, gerente regional de marketing no Rio de Janeiro. Dentre as principais ofertas destaca-se o modelo Celta, ano-modelo 2010/2011, com preço de R$ 24.990,00. O Classic 2010/2011, por sua vez, será oferecido com entrada mais inicias de R$ 399,00 com emplacamento e IPVA grátis. O monovolume Meriva 2010/2011, versão Joy, será vendido a partir de R$ 44.400,00. Já o Corsa Hatch 1.4 será comercializado por R$ 31.900,00. A Captiva Ecotec sai por R$ 86.990,00. O Vectra Sedan Elite será oferecido com taxa 0%.


MOTOR BITURBO - Muito mais do que confirmar sua continuidade como fornecedora exclusiva de motores da Fórmula Indy, a Honda anunciou que desenvolverá um propulsor exclusivo a ser utilizado pelos pilotos a partir da temporada 2012: trata-se de um biturbo V6 de 2.4l. O modelo oferecerá redução de custos de 40% em comparação ao atual motor e que já é um dos mais eficientes do automobilismo mundial. Para 2011, A Honda continuará disponibilizando o modelo V8. O anuncio da Honda vai ao encontro do futuro da categoria. Recentemente, a categoria determinou uma série de mudanças a serem implantadas na temporada de 2012, como o combustível, que será o etanol. O objetivo dos organizadores é deixar a Fórmula Indy mais ‘’atraente e competitiva’. A alta qualidade dos motores desenvolvidos pela Honda à categoria já foi comprovada com a marca histórica atingida na atual edição das 500 Milhas de Indianápolis. Pelo quinto ano consecutivo, não houve uma falha sequer nos 33 carros que participaram da prova.


FCC III NO SALÃO - O Fiat Concept Car III, FCC III, é uma leitura da fabricante das idéias postadas por internautas de todo o mundo em www.fiatmio.cc. Ele será apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro, no Brasil. As primeiras imagens em 3D do modelo foram inteiramente feitas pelo time de design virtual do Centro Estilo Fiat para a América Latina. “O trabalho virtual nos ajuda a ganhar tempo na confecção do protótipo. Nossos designers ganharam muita agilidade em dar vida para as idéias dos internautas com esta tecnologia”, afirma Peter Fassbender, Gerente do Centro Estilo Fiat para a América Latina. Antes do salão, os internautas podem acompanhar todo o processo de fabricação do carro conceito em www.fiatmio.cc/makingof. Já são sete episódios em vídeo que mostram todas as etapas de produção do protótipo da Fiat.


EQUIPE MÉDICA - Segunda maior prova de fora-de-estrada do mundo, o Rally Internacional dos Sertões apresenta uma grande - e competente - estrutura de apoio não só aos seus competidores, mas também a todos os membros de sua caravana formada por 1.700 pessoas. Um bom exemplo disso é a equipe médica, comandada pelo Dr. Clemar Corrêa da Silva, que já entrou em ação duas vezes em 2010. Após atender Rosaldo Nogueira (KTM 450), também conhecido por Bacana, no primeiro dia de prova, a equipe médica voltou a entrar em ação nesta quinta-feira (12/08), durante a segunda etapa. Carlos Ambrosio (Honda CRF 450 X) bateu em uma cerca, caiu e sofreu fratura na clavícula direita. Ambos os competidores, que disputavam a categoria motos, não puderam continuar no Sertões 2010. Entretanto, a operação dos médicos, com uma verdadeira logística militar, teve sucesso total. Para driblar as dificuldades de se fazer um atendimento médico durante uma prova de fora-de-estrada como o Rally dos Sertões, que apresenta trilhas de difícil acesso a quem acompanha e dá apoio à prova por fora das especiais, a competente equipe apresenta números e informações dignas de guerra. Acesse o site do evento: www.sertoes.com


FAZ DOBRADINHA - No dia em que Rally dos Sertões deixa o Estado de Goiás e chega a Minas Gerais, dobradinha da Ford Racing Trucks/Território Motorsport no grid dos caminhões com os F4000 Território 4x4. Vanderlei Cassol/Lélio Junior/Henrique Furika foram os mais rápidos com o tempo de 2h42min14s, na sequência chegaram Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca com 2h45min31s00. A segunda etapa do Rally dos Sertões contou com uma especial de 207 quilômetros, num total de 446 de trechos mais travados que o primeiro dia, com curvas apertadas, lombas, mata-burros e trechos que exigiram cautela e preparo dos competidores. Mas também trechos de reta onde foi possível acelerar. Após dois anos fora dos grids, Vanderlei sai satisfeito com a vitória em meio à rápida adaptação nos Caminhões. "Cada dia que passa estou melhor adaptado, porque fiquei este tempo sem competir e esta é minha primeira vez na categoria. O resultado é motivador e tenho certeza que mais alguns quilômetros vou superar o restante das dificuldades", diz Vanderlei que ocupa a quarta colocação na categoria T4.1 (Leves) no acumulados dos dias.


PROJETO AGIR - Após um ano do lançamento do Projeto AGIR, os resultados alcançados são altamente positivos e incentivadores. Foi no Ibitipoca Off-Road do ano passado que a Niterói Rally Team, coordenada pelo piloto Ricardo Barra, realizou a primeira doação de mudas nativas da Mata Atlântica, e a beneficiada foi a RPPN Serra do Ibitipoca - Reserva Particular do Patrimônio Natural. E nesta mesma competição (que em 2010 terá a sua a 21ª edição), Barra e o navegador Ronald Leis, retornarão ao local para conferir o processo de manutenção das árvores, e claro, realizar o plantio de mais uma muda, materializando assim o 1º aniversário do Projeto AGIR. "Ao longo deste ano foi possível constatar que estamos no caminho certo, e a cada dia, pequenas ações se tornam grandes alavancas na conscientização de todos sobre as questões sociais e ambientais que envolvem o nosso cotidiano. Temos muito a comemorar e gostaríamos de parabenizar a todos que, diretamente e indiretamente, participaram das nossas ações. O trabalho continua e esperamos construir novas parcerias nos próximos anos. Não podemos nunca esquecer que juntos sempre poderemos mais", disse o piloto.


RODABRILL TUNING - A Rodabrill Tuning, nova linha de produtos da Rodabrill já chegou às prateleiras de todo o país. Os produtos foram desenvolvidos com embalagem exclusiva inspirada no design de utilitários esportivos para colecionar. São quatro embalagens diferentes que trazem os tradicionais produtos da marca, com preços que variam entre R$ 8 (Lava Autos, Lava Autos com Cera e Pneu Pretinho) e R$ 12 (Cera Líquida). Além de ser vendido separadamente, o Rodabrill Tuning está disponível, também, em kits com duas unidades dentro de um caminhão cegonha. Foram criados quatro modelos diferentes, mas a empresa pretende lançar novas embalagens em breve. A linha Rodabrill Tuning estará à venda nos maiores varejistas de autopeças, centros automotivos, supermercados e lojas do ramo de todo o país. Conheça a linha completa de produtos para cuidado automotivo Rodabrill, Bucas e Cockpit no site www.rodabrill.com.br


NOVO FORMATO - Considerado um das mais tradicionais competições de regularidade do motociclismo, o Enduro da Independência completa, em 2010, 28 edições, inaugurando um novo formato que promete atrair ainda mais público e unir a comunidade e os participantes em cinco dias, com passagens por cinco cidades mineiras. Promovido pelo Trail Clube Minas Gerais (TCMG) e realizado pela Production Eventos, neste ano o Enduro começa em Pouso Alegre, no Sul de Minas, passará pelas cidades de Lavras, São João Del Rey, Mariana e Betim. Uma das novidades do Enduro 2010 está, principalmente, em ações sociais e educativas com as comunidades por onde a prova passará. Em todas as cidades, o público poderá curtir o show do cantor mineiro Wilson Sideral, além de várias outras atrações de diversão e entretenimento, como camas elásticas e piscina de bolinhas para crianças. Para os adultos apaixonados por motociclismo, será disponibilizado test drive em motos Off Road. Haverá, também, palestras educativas promovidas pelo Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte), Corpo de Bombeiros e outros órgãos sobre educação no trânsito, pilotagem segura e primeiros socorros. Quem participar das palestras, concorrerá a brindes ligados ao mundo Off-Road. O ingresso para as atrações na arena do Enduro da Independência será um quilo de alimento não perecível. Todo o alimento arrecadado será doado a instituições de caridade dos próprios municípios. Ainda como forma de valorizar e contribuir com os municípios que serão sede do Enduro, serão doados seis computadores para uma escola pública de cada cidade. O objetivo é incentivar a realização de um concurso cultural sobre a Independência do Brasil entre os alunos das instituições de ensino.


PÓSITRON EXPANDE - A Pósitron, marca da PST Electronics, está ampliando o fornecimento de kits de vidros elétricos para o mercado brasileiro. Agora, os automóveis Peugeot 207, Volkswagen Saveiro, Renault Sandero e Logan (modelo 2010) podem receber o novo acessório quatro portas dianteiro (equipamento que automatiza as duas portas frontais dos veículos). Os automóveis GM Classic, Volkswagen Novos Gol e Voyage também podem ser equipados com kits para as quatro portas, além dos kits quatro portas dianteiros já disponíveis. “Com os lançamentos para esses automóveis, a Pósitron amplia sua oferta de produtos no mercado automotivo, proporcionando aos clientes novas opções para deixar os automóveis mais completos”, explica Fernando Silva, supervisor de Produtos da PST Electronics. Uma das vantagens dos produtos da Pósitron é o acionamento pelo período de um minuto mesmo após desligar a ignição. Outro diferencial é a integração com o alarme Pósitron, permitindo acionar os vidros automaticamente ao pressionar o controle do dispositivo.


BONGO NO URUGUAI - A Kia Motors Uruguay Corporation S.A., uma empresa da holding Gandini Participações e Representações, que também controla a Kia Motors do Brasil, inaugura nesta quinta-feira a linha de produção do Bongo K2500, instalada na fábrica da empresa uruguaia Nordex S.A., em Montevideo. A linha de produção do caminhão leve demandou investimentos iniciais de US$ 25 milhões, para capacidade nominal de 12.000 unidades/ano em dois turnos de trabalho. O primeiro lote do Kia Bongo K2500 sai da linha de produção, a partir de setembro, já de acordo com o Protocolo e Índice de Localização do Mercosul, com cerca de 11 fornecedores do Brasil e 6 do Uruguai e da Argentina. Com essa condição, a Kia Motors Uruguay pretende produzir 6.000 unidades em 2011, cuja oferta – no próximo ano – atenderá aos mercados brasileiro e uruguaio, respectivamente na proporção de 95% e 5%. Neste último quadrimestre de 2010 e ao longo de 2011, a Kia Motors Uruguay contará com cerca de 20 engenheiros e técnicos da Kia Motors Corporation, que oferecerão suporte aos mais de 180 funcionários uruguaios e brasileiros. A linha de produção do Bongo deve proporcionar, ainda, cerca de 500 empregos indiretos, entre os atuais e futuros fornecedores. Ainda neste último quadrimestre do ano, a Kia Motors Uruguay vai produzir cerca de 15 unidades por dia, 330 unidades por mês. A partir de janeiro de 2011, serão 25 unidades por dia, 550 unidades por mês, em apenas um turno de trabalho.


DEZ ANOS - A Honeywell Turbo Technologies comemorou, em sua fábrica instalada em Bonsucesso, Guarulhos, SP, dez anos do lançamento do turbo Garrett GT 12, no mercado brasileiro, utilizado no motor 1.0 dos automóveis Gol Turbo e Parati Turbo. O projeto fez do motor Volkswagen 16V a primeira ação efetiva do processo de downsizing, atualmente adotado pela indústria automobilística mundial para a redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono) por intermédio da aplicação do sistema de sobrealimentação e, consequentemente, do menor tamanho dos motores devido ao melhor desempenho obtido. Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies, informou que o desenvolvimento do programa do turbo Garrett GT 12 para a Volkswagen representou uma importante marca na história da empresa. O êxito do projeto motivou a Honeywell internacional a utilizar uma Parati Turbo brasileira em apresentação às montadoras norte-americanas como exemplo de tendência para o mercado mundial para a redução de consumo de combustível e da preservação do meio ambiente.


VEÍCULOS ELÉTRICOS - O conceito de sustentabilidade ambiental está em evidência no mundo todo. Reciclagem, utilização de materiais biodegradáveis e busca por combustíveis menos poluentes que os tradicionais são alguns dos temas aos quais muitas pesquisas e investimentos têm sido dedicados nos últimos anos. E quem for à 13ª Feira Internacional da Indústria Elétrica e Eletrônica poderá ver os resultados de algumas das pesquisas e parcerias que têm se desenvolvido na área de veículos elétricos. A Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, é uma das empresas que dá exemplo ao investir em soluções sustentáveis. A empresa faz parte de um grupo que trabalha de forma integrada para introduzir, aperfeiçoar e ampliar o uso dos veículos elétricos no mercado brasileiro. A iniciativa é fruto de um acordo entre a Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO. A Fiat, que também é integrante do projeto, fornece a plataforma mecânica dos veículos, e os componentes elétricos e eletrônicos são fornecidos pela KWO. Para a Cemig o projeto é interessante porque, além de ajudar a poluir menos o ar, o uso da eletricidade em veículos cria um novo mercado para a empresa. Atualmente, quatro veículos elétricos já estão em uso na frota da Cemig, que desenvolve ainda o projeto “Cidades do Futuro”, para automação da distribuição de energia elétrica. Entre outros pontos, esse projeto prevê que toda a frota de veículos leves da Cemig na cidade de Sete Lagoas seja composta por veículos elétricos. A autonomia dos veículos utilizados pela Cemig é de 120km, e eles atingem até 110km/h. Um modelo do carro pode ser visto no stand da empresa na Feira.


PROGRAMA DE ESTÁGIO - A Robert Bosch, uma das líderes mundiais no fornecimento de tecnologia e serviço nos segmentos automotivo, bens de consumo e construção e tecnologia industrial, está com inscrições abertas para o programa de estágio 2011 em sua unidade matriz, instalada em Campinas-SP. São 80 vagas e há oportunidades para estudantes de nível técnico e universitário. É pré-requisito que o estudante de nível superior esteja cursando a partir do 2º ano em 2011, e que o de nível técnico tenha matérias a cursar que exijam sua permanência no colégio até dezembro de 2013. Nos dois casos, bons conhecimentos de informática e dos idiomas inglê s e/ou alemão são diferenciais importantes. mAlém da bolsa auxílio, a Bosch oferece vários benefícios aos estagiários. Entre eles estão: material escolar, assistência médica e odontológica, auxílio-farmácia, restaurante no local, auxílio transporte, acesso ao Clube de funcionários Bosch, seguro de vida e participação nos lucros e resultados (de acordo com a política de estágio da empresa). Inscrição: até 30 de setembro de 2010 pelo site www.bosch.com.br


RENAULT EXPERIENCE - Em vez de teorias acadêmicas, o contato com experientes profissionais da indústria automobilística. No lugar da sala de aula, um espaço interativo, aberto a discussões sobre o desafio de produzir e vender um novo automóvel. Assim é o “Renault Experience”, que chega, nos dias 17 e 18 de agosto, à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Neste período, os alunos darão um tempo na rotina escolar para mergulharem no mundo da Renault por meio de palestras e workshops do “Sandero Story”, que conta, a partir de um exemplo prático e real, os bastidores do desenvolvimento e comercialização do primeiro automóvel concebido pela marca fora do continente europeu. lunos de 27 cursos da UFSC devem participar das atividades multidisciplinares que o “Renault Experience” oferecerá, principalmente jovens das áreas de Engenharia, Comunicação, Marketing, Design e Administração. Entre os vários bate-papos que os profissionais da Renault do Brasil terão com os participantes do “Renault Experience” na UFSC, destaque para o minucioso processo de definição de um novo produto para o mercado brasileiro, que apresentará as principais pesquisas e aspectos levados em consideração para a escolha de um modelo e a sua adequação ao público consumidor - lista de equipamentos de série e opcionais, opções de cores e motorizações, níveis de acabamento, entre outros.


0,68% MAIS BARATO - Com o fim da política de redução do IPI para carros de 1001cc a 2000cc e a eliminação da alíquota para carros até 1000cc, os preços iniciaram um processo de aumento. A tendência era concluir uma alta de 5%, índice calculado para “repor” o imposto (que voltou a incidir a partir do dia primeiro de abril) no preço do carro. as a forte concorrência não permitiu que o repasse do IPI ao preço final do carro zero fosse complementado. Depois de três meses de alta, os preços do carro zero subiram em julho, interrompendo o processo de reposição do imposto. De abril a julho o carro subiu menos da metade dos 5% previstos: foram 2,07% de aumento, conforme estudo AutoInforme/Molicar. No mês passado a tendência se inverteu, com os preços caindo 0,68%. Não dá pra prever que se trata de uma estagnação ou se a queda em julho é pontual. Só o resultado do balanço de agosto é que vai dar um indicativo mais seguro sobre o comportamento do preço praticado do carro zero. De janeiro a julho, o Preço de Verdade acumula uma alta de 2,68%. O último registro de queda de preço ocorreu em outubro do ano passado, com – 0,01%. No mês anterior, agosto, os preços caíram 0,26%. Os carros da Volks e da Ford tiveram queda de preço acima da média em julho. A Volks caiu 1,49% e a Ford 1,24%. A Fiat teve uma pequena queda, - 0,08%, portanto acima da média. Mas no caso da GM os preços subiram: os carros da marca ficaram 0,15% mais caros em julho. A marca que mais aumentou os preços foi a Agrale, com + 2,69% e os preços que mais caíram foram os da Lexus: - 4,79%.


PREMIÈRE CANOAS - A Citroën do Brasil e o grupo Carburgo inauguram nesta terça-feira, dia 10, a concessionária Citroën Première Canoas, 140ª concessão da marca Citroën no País, integrando uma rede sólida e com padrões internacionais de qualidade. Esta concessionária completa - atendimento em vendas, peças e serviços - amplia para 13 o número de pontos de atendimento comercial da rede Citroën no estado do Rio Grande do Sul, hoje operando em Porto Alegre com duas lojas, Rio Grande, Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Gramado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Lajeado e, a partir de agora, também em Canoas. Presente à inauguração da nova casa, o diretor-geral da Citroën do Brasil, Ivan Ségal, afirmou aos jornalistas e convidados que a Citroën Première Canoas nasce num momento muito especial para as operações da marca no Brasil. “A Citroën Première Canoas já está preparada para receber nosso novo SUV compacto, o Citroën Aircross, cujo lançamento comercial vamos realizar em setembro e há uma grande expectativa em relação ao excelente trabalho que o grupo Carburgo deverá realizar para fazer deste carro mais um grande sucesso da marca Citroën na região”. Ségal informou ainda que o novo veículo vai ampliar a participação de mercado da Citroën dos atuais 2,5% para 3,5%, com um volume incremental de 2.500 unidades por mês somente do Citroën Aircross.


RALLY SOCIAL - A Eichenberg & Transeich fará a distribuição de dois mil kits que abrangem material escolar e de higiene pessoal a comunidades carentes de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. A ação é fruto da 18ª edição do Rally dos Sertões, quando a equipe percorrerá lugares de difícil acesso e onde vive população extremamente necessitada. Os pilotos Gerson Eichenberg e Julio Picolli, e os navegadores Sérgio Shilling e Werner Lucknow, viajarão 4,7 mil quilômetros. Já, os veículos a serem utilizados foram especialmente preparados para enfrentar a precariedade e dificuldade das estradas e trilhas do Sertão Brasileiro, superadas, atualmente, somente pelo Rally Dakar. A prova inicia hoje, dia 10, em Goiânia, encerrando dia 21, em Fortaleza.


MARCOPOLO CRESCE - A Marcopolo registrou crescimento em suas operações no primeiro semestre deste ano. A produção em suas fábricas no Brasil e exterior atingiu 13.007 unidades, com aumento de 43,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita líquida superou R$ 1,4 bilhão e o lucro líquido alcançou R$ 148,1 milhões. O desempenho obtido no semestre fez a empresa rever suas expectativas (guidance) para R$ 2,8 bilhões de receita líquida em 2010. A previsão de produção geral das fábricas passa a ser de 26.500 ônibus. Como ocorreu no primeiro trimestre deste ano, as operações no exterior apresentaram aumento no semestre de 56,9%, que contribuiu para melhorar o lucro líquido consolidado da Marcopolo. Fora do Brasil, as unidades operacionais apresentaram significativos aumentos de produção no primeiro semestre 2010. Na Índia, 145,9%. Na África do Sul, 77,2%. Na Argentina, 20,2%. Na Colômbia, 13,8%. A mais nova fábrica, no Egito registrou a produção de 192 ônibus. No México, o volume produzido em 2010 foi 50,1% inferior ao período anterior, mas o mercado já mostra atualmente sinais de recuperação.


VOLARE FORTALECE - A Volare, fabricante brasileiro de minionibus, anuncia um programa de ampliação de sua rede para consolidar sua posição de liderança no mercado nacional onde rodam mais de 35.000 veículos Volare. Segundo Nelson Gehrke, diretor da Unidade de Negócio, o objetivo da marca é ampliar a presença com mais pontos de venda e assistência técnica no Brasil e exterior, facilitando a aquisição da linha Volare. A família de miniônibus é composta pelos modelos V5, V6, V8, W8 e W9 que atendem os segmentos de fretamento, turismo, escolar e linhas urbanas regulares. O diretor informou ainda que o Volare, hoje oferecido com mecânica Agrale, disponibilizará também a partir do 4º trimestre deste ano, veículos completos com plataforma Mercedes-Benz ampliando assim a gama de conjuntos mecânicos oferecidos. O Volare W9 será o modelo comercializado nesta nova configuração. A Volare, Unidade de Negócio da Marcopolo, com fábrica em Caxias do Sul – RS, há 12 anos é o principal produtor brasileiro de minionibus. (Foto Objetiva)


STETSOM INOVA - O mixer MA 1300 Stetsom é utilizado pelo público que possui veículo sonorizado para desenvolver qualquer tipo de propaganda volante. Ele é destinado à publicidade em geral e seu tamanho reduzido possibilita a instalação na maioria dos painéis dos veículos. As novas tecnologias agregadas no acessório fazem dele um acessório que se destaca pela ampla conectividade com entrada USB e P2. Possui três entradas – uma para microfone, uma auxiliar para conexão com CD player / MP3 / MP4 e uma entrada USB com capacidade de leitura FAT 16 e FAT 32. Possui entrada para microfone dinâmico, permitindo entretenimento e mixagem de música e voz para a divulgação de algum produto ou serviço. Além disso, você pode ouvir MP3, Ipod e tudo que gravou no seu pendrive. O mixer MA 1300 Stetsom conta com tecnologia para controle de graves e agudos para melhor equalização do som. Ainda possui uma saída RCA para funcionar com amplificadores tipo mosfet e uma saída amplificada para uso com booster de potência. O produto já está disponível no mercado nas lojas do ramo.


EXCLUSIVO SENSOR - Considerado “olho mágico do motorista”, o sensor de estacionamento é um item de extrema importância principalmente em veículos de grande porte, que costumam apresentar "pontos cegos", o que pode ocasionar colisões ou acidentes com crianças, por exemplo. O sensor funciona com emissão de sinais sonoros intermitentes que aumentam de forma proporcional à distância do obstáculo, até ficar contínuo a 30 cm, auxiliando o motorista a manobrar com segurança. De acordo com o diretor da empresa, Paulo Dalgas, “O sensor de estacionamento para pára-choque metálico é resultado de rigorosos testes de qualidade que comprovam sua eficiência. São quatro sensores cromados, trazendo, além da tecnologia específica e diferenciada, beleza e modernidade para o novo produto”. O sensor de estacionamento Dalgas para Amarok possui diferenciais em relação aos similares de mercado. Com acabamento cromado, foi desenvolvido para uso exclusivo em peças metálicas. São miniaturizados e à prova d’água. A instalação é feita com kits específicos e exclusivo sistema de encaixe no próprio pára-choque. O sistema é ligado na luz de ré e no fio terra do veículo. A garantia é de três anos. O sensor acompanha manual de instalação e gabarito de furação específico para a Amarok. Para o pára-choque dianteiro (plástico) da Amarok a Dalgas possui um kit de 4 sensores que pode ser pintado na cor pára-choque. Mais informações: Opção Assessoria (11) 2609.9001 opcao.assessoria@uol.com.br


TRANSMISSÃO ALLISON – Veículos para a coleta de resíduos urbanos equipados com transmissões automáticas são uma realidade nas principais cidades de todo o mundo. Uma bem-sucedida parceria praticada na Europa entre a Allison, Urbaser (que é a Transportes Olivos na Argentina) e Iveco, por exemplo, resultou em grande satisfação do usuário e ótimo rendimento na operação. Com este bom precedente as empresas envolvidas decidiram transferir a experiência também para a Argentina, onde foram iniciados testes de campo. O primeiro passo foi o desenvolvimento de uma unidade de testes, o que foi feito com a colaboração do pessoal técnico da Aurélia Vial, dealer Iveco em Buenos Aires, nas próprias oficinas da empresa. Os resultados dessa experiência foram muito acima das expectativas, o que levou a Iveco Argentina, baseada nos modelos da marca existentes na Europa, a desenvolver uma versão automática do Iveco Eurocargo 170E22 RSU. Durante o ano de 2009 foram realizados exaustivos trabalhos de engenharia, testes e também os ajustes necessários da linha de produção para vir a fabricar este modelo em sua planta na cidade de Córdoba. As primeiras unidades automáticas saíram das linhas de montagem da Iveco no primeiro trimestre de 2010. Todos esses esforços foram dirigidos no sentido de atender a licitação do serviço de coleta de lixo da cidade de Buenos Aires, que está prevista para ocorrer ainda em 2010. A frota a ser adquirida está estimada em aproximadamente 400 unidades, que serão dividas em seis zonas de concessão. Obviamente nessa licitação serão valorizados veículos que permitam um sensível aumento da produtividade da frota (mais carga em menor tempo de trabalho), o que é característica dos modelos equipados com transmissão automática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.