Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
FULL MOTOR - Neste domingo (07/11), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa Full Motor vai mostrar os destaques da Chevrolet e Volkswagen no 26º Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, os vencedores do prêmio “Top Car TV” e as emoções do Racing Festival em Brasília, com o Trofeo Línea e a Fórmula Future Fiat. O programa Full Motor tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da Full Pneus (www.fullpneus.com.br). Para maiores informações, basta acessaro o site www.fullmotor.com.br e ver uma avaliação de um carro por semana.
O ELEITO - O New Fiesta acaba de conquistar mais um título para a sua coleção de prêmios. Ele foi eleito o "Carro do Ano 2011", depois de uma seleção que incluiu uma semana de testes, promovida pela Associação dos Jornalistas Automotivos do Canadá (AJAC). Na categoria de "Utilitário do Ano 2011" o vencedor foi o Ford Edge. Os prêmios serão entregues durante o Salão Internacional de Toronto, no Canadá, em fevereiro de 2011. Esse título se soma aos mais de 70 prêmios conquistados pelo New Fiesta em diversas regiões do mundo e também aos recentes reconhecimentos recebidos no Brasil. Ele venceu o Prêmio Top Car TV 2010 como Melhor Importado, dos jornalistas especializados de televisão, e também o 12º Prêmio Imprensa Automotiva, na mesma categoria, promovido pela Abiauto - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Os dois modelos estão entre os destaques da Ford no Salão do Automóvel 2010, em São Paulo. O crossover de luxo Ford Edge 2011 traz uma série de novidades, que vão do design e motorização à tecnologia embarcada. Seu motor 3.5 V6 Ti-VCT ficou mais potente e econômico, junto com a transmissão automática de 6 velocidades SelectShift. O interior, mais silencioso e requintado, apresenta novos materiais de acabamento.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - Sempre um passo à frente no mercado automotivo, a Toyota se destaca mais uma vez no segmento com os projetos realizados na área de preservação dos recursos naturais. Para divulgar suas iniciativas, a Toyota lança o Relatório de Sustentabilidade 2010. Um dos principais destaques do balanço fica por conta da construção da primeira unidade fabril da Toyota no País com o conceito Ecofactory. Durante a apresentação, a fabricante de automóveis comemora o primeiro ano de atividades da Fundação Toyota do Brasil com significativos resultados e perspectivas de mais melhorias. As ações apresentadas no relatório se referem ao cumprimento de importantes metas de redução de emissões de CO2, de consumo de recursos naturais e de geração de resíduos baseadas no modelo global da empresa. Em relação à emissão de CO2, a área de logística da Toyota tem uma importância estratégica no programa de redução dos impactos ambientais. Em 2009, o volume de emissões desse setor, considerando apenas o transporte rodoviário, atingiu 38.592 toneladas de dióxido de carbono. Esse desempenho superou as expectativas, já que foram emitidos 15% menos que o limite estipulado para o período, de 45.402 toneladas. Quanto ao transporte marítimo, a Toyota emitiu 265 toneladas, cumprindo a meta de ficar abaixo das 295 toneladas.
RETORNAM À SÃO JOAQUIM - Serão 188 quilômetros de trechos cronometrados e grandes disputas! Com sede em São Joaquim, SC - a "Terra da Maçã" - o 2º Rally das Serras, acontecerá de 12 a 15 de novembro. Válido pela 13ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country (para carros), tem o objetivo de apresentar as belezas e os desafios de uma das mais belas regiões da serra catarinense, conhecida por Coxilha Rica. Se a 1ª edição do evento, realizada em 2009, já foi um sucesso, os inscritos em 2010 podem esperar uma competição ainda mais técnica, com uma grande variedade de obstáculos, tudo em meio ao que de melhor a natureza a tem para oferecer.
DESEMPENHO GLOBAL - A Jato Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no acumulado de janeiro a setembro de 2010. A China ainda é a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 39,2% em comparação ao mesmo período de 2009, ultrapassando a marca de 9,5 milhões de automóveis. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 10,5%, e Japão, com alta de 18,7%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. O Brasil manteve o 4º lugar no acumulado do ano com aumento de 7,0% nas vendas de veículos. A Alemanha, que ocupa agora o quinto lugar, obteve queda de 26,1% nas vendas do período. Outro fator em destaque deste mês é a Itália que caiu para a 9ª colocação com o resultado negativo de 3,7%, sendo ultrapassado pela Grã Bretanha. O Reino Unido apresentou aumento de 8,7%, ficando em oitavo lugar. A Toyota manteve a liderança em vendas no acumulado entre janeiro e setembro de 2010, seguido pela Volkswagen e Ford. A Chevrolet continua obtendo um aumento significante, que foi de 23,5% no período, mantendo a quarta colocação. Destaque para a Kia que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas com crescimento de 25,2%.
SUCESSO NO SALÃO - A Polaris Brasil, que se instalou no País para importar e produzir os quadriciclos mais avançados do mundo, vem obtendo bom resultado na apresentação da sua linha no Salão do Automóvel. Várias unidades foram vendidas em condições promocionais, destacando-se os modelos Razor 800S e Razor 800 Robby Gordon Edition (fotos), equipados com potentes motores bicilíndricos de 760 cc com injeção eletrônica. Têm tração inteligente nas quatro rodas, suspensão independente, amortecedores especiais de alto desempenho, que na traseira são duplos com reservatório de gás, apresentando um desempenho notável em todo terreno. A versão mais atrativa no Salão é a Razor Robby Gordon Edition, de quatro lugares, que homenageia o grande piloto fora-de-estrada norteamericano. Uma boa opção para uso recreativo, familiar e esportivo, ele alcança os 56,3 Km/h em apenas 4,4 segundos, e cruza a 100 Km/h. Tem câmbio automático com três opções de uso, a normal, a de tração nas quatro rodas e a de força, para vencer situações extremamente difíceis, como arrasto de cargas e veículos, travesia de alagados, rios, trilhas em montanhas, etc.
SISTEMA DE VIVA-VOZ - A Dalgas traz para o mercado de acessórios o novo Sistema de Viva-voz Automotivo Bluetooth, que se destaca frente aos concorrentes pela alta tecnologia empregada. O equipamento é ideal para quem precisa dar andamento em diversos assuntos e resolver problemas ao longo do dia sem interferir na atenção ao volante. Com ele o motorista pode tornar o tempo em que fica no automóvel muito mais eficiente e seguro, evitando distrações e multas. O Sistema de Viva-voz Automotivo Bluetooth Dalgas conecta-se com o telefone automaticamente após o motorista entrar no veículo e ligar a ignição. Com um simples toque é possível receber ligações, adiantar ou retroceder músicas e até mesmo controlar o volume do conteúdo dos aparelhos portáteis. O sistema de som de alta qualidade possui eliminação de eco e ainda a tecnologia Full Duplex DSP (Digital Signal Processing), que permite que duas pessoas falem simultaneamente em uma mesma ligação. A instalação é rápida e segura, pois seus chicotes com conexões Plug & Play evitam que sejam feitos cortes na fiação original do veículo. Nenhum componente do veículo é modificado durante a instalação do kit.
NISSAN ATINGE LUCRO - A Nissan Motor Co., Ltda anunciou hoje os resultados financeiros da companhia no primeiro semestre do ano fiscal 2010, que se encerra em 31 de março de 2011, bem como sua performance no segundo trimestre. Nestes seis meses até setembro, o lucro líquido, após impostos, somou 208,4 bilhões de ienes (US$ 2,34 bilhões, € 1,83 bilhão), o equivalente a um aumento de 199,4 bilhões de ienes se comparado com o mesmo período do ano passado. A receita líquida foi de 4.319,1 trilhões de ienes (US$ 48,58 bilhões, € 39,95 bilhões) no período entre abril e setembro, um crescimento de 27,7% em comparação com o ano passado. O lucro operacional foi de 334,9 bilhões de ienes (US$ 3,77 bilhões, € 2,94 bilhões) e a margem de lucro operacional foi de 7,8%. O lucro líquido antes do imposto sobre a renda foi de 315,1 bilhões de ienes (US$ 3,54 bilhões, € 2,77 bilhões). No primeiro semestre, a Nissan vendeu 2.009.000 veículos mundialmente, um crescimento de 23,8% em comparação ao ano anterior. No período de julho a setembro, referente ao segundo trimestre do ano fiscal 2010, o lucro líquido da Nissan foi de 101,7 bilhões de ienes (US$ 1,18 bilhão, € 920 milhões). A receita líquida foi de 2.268,9 trilhões de ienes (US$ 26,41 bilhões, € 20,50 bilhões), um crescimento de 21,4% em comparação ao ano passado. O lucro operacional foi de 167 bilhões de ienes (US$ 1,94 bilhão, € 1,51 bilhões) e a margem de lucro operacional foi de 7,4%. O lucro líquido antes do imposto sobre a renda foi de 160,1 bilhões de ienes (US$ 1,86 bilhão, € 1,45 bilhão). A Nissan vendeu 1.055.000 veículos no segundo trimestre, um aumento de 17,1% em comparação ao ano anterior.
TECNOLOGIA INÉDITA - A Créative Technologie não está somente nos carros expostos no estande da Citroën no 26º Salão Internacional de São Paulo. Ela pode ser percebida nas mãos dos dezoito promotores contratados especialmente para realizar o atendimento ao público. Utilizando um inovador Samsung Galaxy TAB, a equipe de promotores possui, ao alcance das mãos, todas as informações referentes à marca e a gama de produtos, como a lista de equipamentos, a tabela de preços, a lista atualizada da rede de 143 concessionárias, ou mesmo o acesso a Internet. Uma poderosa ferramenta que se soma às 32 horas de treinamento recebidas anteriormente pela equipe. Além das informações disponíveis, o Tab permite uma melhor gestão das necessidades dos clientes. Em caso, por exemplo, de interesse por parte do visitante, um cadastro é realizado, com contato em até vinte quatro horas pela Central de Atendimento da marca. A partir daí, várias ações são propostas, como, por exemplo, o agendamento de test-drive.
LAVADORA PROFISSIONAL - A Linha de Lavadoras de Pressão da Black & Decker acaba de ganhar mais uma novidade, passando assim a atender o mercado profissional. Trata-se da Lavadora de Pressão Profissional PW2100, equipamento que une baixo consumo de água com alto desempenho (economiza até 80% de água com relação aos modelos disponíveis no mercado). Com alguns atributos exclusivos, a máquina é ideal para o profissional que procura por um produto que alie qualidade a um forte poder de limpeza: a nova lavadora profissional da Black & Decker oferece potente motor de 2100 W que trabalha com 1740 PSI (pressão de trabalho) e pressão máxima de 1885 PSI. Além de potência e pressão na medida certa, o equipamento possui manômetro de pressão de saída e filtro adicional transparente na entrada de água. A nova lavadora de Pressão Profissional Black & Decker PW2100 pode ser encontrada nas melhores lojas do ramo pelo preço sugerido de venda de R$ 1.190,00,
CRÉDITO DIRETO - Levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), referente a setembro de 2010, confirma a evolução do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) como opção de pagamento mais utilizada no escoamento das vendas a prazo de automóveis e comerciais leves. Até setembro a modalidade atingiu 46% do total de veículos comercializados, enquanto no primeiro trimestre correspondia a 40% e, no segundo trimestre por 43%. Ainda no segmento de veículos e comerciais leves, o Leasing corresponde a 11% das vendas a prazo, o Consórcio por 6% e as vendas à vista representam 37%. No segmento de motocicletas, o CDC responde por 52% das operações, as negociações por Consórcio ficaram em 28%, o Leasing 1% e os pagamentos à vista foram de 19%. Já no setor de veículos comerciais (caminhões e ônibus), as negociações por Finame lideram com 71%; o CDC corresponde a 12%; o Leasing (incluso Finame Leasing) por 5%; as operações por consórcio representam 2% e as vendas à vista foram de 10%. O crédito também segue em evolução. O saldo total das carteiras de CDC e Leasing para aquisição de veículos pelas pessoas físicas atingiu R$ 176 bilhões em setembro. O volume é 15,5% superior ao registrado em setembro de 2009. Analisando as carteiras separadamente, o saldo do CDC em setembro de 2010 foi de R$ 125,3 bilhões, contra R$ 88 bilhões em setembro de 2009, alta de 42,5%. Já o Leasing fechou setembro de 2010 com saldo de R$ 50,7 bilhões, contra R$ 64,4 bilhões em setembro de 2009, o que representa um recuo de 21,3%.
EM CAMPANHA - A partir deste mês, até dezembro, os leitores da Quatro Rodas, Auto Esporte e Placar irão conhecer os principais benefícios dos amortecedores Nakata ao folhear suas revistas favoritas. É que a Affinia, detentora da marca, elaborou um plano de mídia contemplando veículos com grande aceitação do perfil masculino para destacar em anúncios publicitários os atributos de sua linha de amortecedores e também da marca Nakata. A escolha destes veículos se dá em razão da estratégia de aproximação da marca com o consumidor final, especialmente no momento que antecede as férias e aumentam as revisões preventivas para a realização das viagens de final de ano. "O consumidor final é o nosso principal alvo nesta época do ano e está cada vez mais atento à qualidade, garantia dos produtos e segurança na condução dos seus veículos", declara Sabrina Carbone, gerente de marketing da Affinia Automotiva. Além dos veículos abertos, a campanha estará também nas mais conhecidas publicações do segmento automotivo. A ação apoia o programa 100% Carro, do GMA - Grupo de Manutenção Automotiva, que tem como objetivo principal conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Com visual tecnológico, ao mostrar linhas projetadas de um automóvel, o anúncio destaca logo no título o slogan "Amortecedores Nakata. Porque qualidade tem cor e nome", com o propósito de associar a marca à cor azul, fixando-a na memória dos consumidores e reforçando a qualidade do produto, assegurada com a garantia de dois anos ou 50 mil quilômetros.
EMPRESA VERDE - A Johnson Controls foi eleita uma das empresas mais ecológicas dos Estados Unidos, em pesquisa promovida pela revista Newsweek, publicação norte-americana. A empresa obteve 90,94 pontos em 100 possíveis no segmento de produtos automotivos e de consumo, no Green Newsweek Rankings, importante concurso que incentiva a preservação ambiental. Na classificação geral, a Johnson Controls garantiu o 14º. lugar entre as 500 maiores corporações dos Estados Unidos. O trabalho da revista envolveu as principais empresas pesquisadoras da área, como a MSCI ESG Research, Trucost e CorporateRegister.com, que avaliaram o desempenho das companhias em política ambiental, estratégias de administração e reputação no mercado. As 500 empresas selecionadas são as maiores dos Estados Unidos em receita, capitalização de mercado e número de funcionários.
PARA CELULAR - A Ford acaba de disponibilizar para download gratuito, no site www.forddesignhall.com.br , o aplicativo Ford Design Hall para celulares. Batizado com o nome dado ao espaço da Ford no 26º Salão Internacional do Automóvel, evento que acontece até o dia 7 de novembro, em São Paulo, o aplicativo criado pela Wunderman, agência de interatividade do Grupo Newcomm, tem foco inicial nos visitantes do evento. A iniciativa, alinhada com o conceito “Ford. Viva o Novo”, é a aposta da montadora para reforçar o relacionamento com o consumidor por meio da tecnologia, atuando como provedora de serviços interativos e conteúdo em qualquer momento do dia. O Ford Design Hall para celulares está disponível para as plataformas iPhone, Symbiam (Nokia) e Blackberry. Além do guia interativo com o mapa do principal evento automotivo do país, o aplicativo conta com todas as informações dos automóveis que a Ford apresenta no Salão; uma ferramenta que mostra a situação do trânsito na cidade de São Paulo; e um localizador de Distribuidores Ford em todo Brasil, via GPS. O aplicativo traz também o canal “Show Cars”, no qual o usuário terá acesso às fotos e detalhes técnicos dos carros conceito que serão apresentados ao público do Salão.
EM PARCERIA - A 26º edição do Salão Internacional do Automóvel, que acontece entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, também é uma ótima oportunidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida se inteirarem sobre os benefícios para aquisição do carro zero e as novidades do mercado de adaptação veicular. Durante o evento, realizado no Anhembi, em São Paulo, a Cavenaghi, empresa que conta com uma linha completa para oferecer mais qualidade de vida e autonomia a esse público tão especial, em parceria com três montadoras – Honda, Nissan e Volkswagen -, oferece soluções de acessibilidade que vem ao encontro das necessidades de independência de seus consumidores. No estande da Honda será possível encontrar o Honda City com acelerador e freio manual modelo CMC - Comando Manual Confort - e pomo giratório que facilita a dirigibilidade do veículo, além do Honda Fit, com as duas adaptações e o banco giratório, dispositivo que realiza de maneira prática a transferência do deficiente da cadeira de rodas para o banco do motorista ou carona e facilita a entrada e saída do veículo de pessoas idosas e/ou com mobilidade reduzida. A adaptação no modelo Gran Livina, da Nissan, se dá pelo Comando Manual Universal (CMU) e pelo pomo, fixado ao volante. Na marca Volkswagen, o modelo que sofreu inclusão do CMC para demonstração é o Voyage.
NA MOTO STORE - A loja Moto store Curitiba / Motosprint possui uma enorme variedade de produtos e acessórios de diversas marcas, inclusive acessórios top de linha para os motociclistas que gostam de estar sempre antenados e por dentro das últimas novidades do mundo das motos. Por ter uma grande variedade de produtos, em sua maior parte Top de Linha, a Moto store Curitiba é hoje lider de mercado no segmento de acessórios com as principais marcas como Rev’it, Dainese, Forma, Alpinestars, Shark, entre outras. Entre os destaques da loja estão as botas, acessório obrigatório para quem quer ter segurança e conforto na cidade, estrada ou nas pistas. A Moto store Curitiba / Motosprint oferece botas Dainese, Forma, Oxtar, Polaina, Puma e TCX. Além disso, a loja oferece acessórios, calças com proteção, capacetes, acessórios femininos, mochilas (Ogio e outras marcas), Jaquetas, Luvas, Macacões, Miniaturas de Vespa, Harley-Davidson e outras marcas, proteção e segunda-pele.
PROMO ONLINE - A liveMedia (www.livemedia.com.br) acaba de criar uma promo online para a Rede Recapex de Pneus (Bridgestone) chamada "Fanáticos por carros", um concurso cultural bem legal baseado em um quiz sobre o mundo automotivo, com presentes para os melhores rankeados como GPS's e coolers...todo o quiz será feito via twitter em um modelo bem contemporâneo.
OFERECE POTÊNCIA - A Electrolux lança a lavadora de alta pressão Electra Axial Turbo. Desenvolvida com base nas necessidades de consumidores que primam por uma limpeza precisa, o modelo é o mais potente da categoria e dispõe ainda de um exclusivo pistão de cerâmica, que garante mais durabilidade ao produto. A Electra Axial Turbo é indicada para a limpeza de estabelecimentos comerciais e grandes propriedades, como universidades, condomínios ou sítios, pois possui potência de 2.500psi*/1.800psi. Além disso, a lavadora pode ser utilizada quando o trabalho doméstico exigir muito esforço, como lavagem de terrenos amplos e automóveis de médio e grande porte. Outro diferencial do produto é o “Stop Total” - sistema de desligamento automático que aumenta a durabilidade do motor e gera economia elétrica, uma vez que desacionada a pistola, mesmo plugado na corrente elétrica, o produto permanece desligado.
GANHA EXPEDIÇÃO - Nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro, acontecerá a primeira edição da Expedição dos Vinhedos, evento que será realizado paralelamente ao tradicional Enduro dos Vinhedos, competição de regularidade em motocicletas que faz parte do calendário nacional. Em percurso com mais de 500 quilômetros por trilhas na Serra Gaúcha e nos Campos de Cima da Serra, seguirá as mesmas regras das provas de regularidade, nas quais os participantes têm como desafio obedecer as médias de velocidade pré-estabelecidas para os vários trechos do roteiro. No dia 12 (sexta-feira), haverá a entrega de material e briefing com pilotos e navegadores. A largada será no dia 13 (sábado), para o percurso entre Caxias do Sul e Vacaria, e no dia 14, o trecho de Vacaria a Antônio Prado. O Enduro dos Vinhedos foi escolhido pela imprensa especializada, por seis vezes, como a melhor prova do Brasil, e neste ano será válida pelo Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade (cada dia representa uma etapa diferente), dividida nas categorias Master, Sênior, Júnior, Over, Duplas, Novatos e Estreantes. A competição percorrerá trilhas pelas cidades de Vacaria e Antônio Prado, Cazuza Ferreira, Jaquirana, Capão do Tigre, Alziro Ramos, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, Capela da Luz e São Marcos. Algumas categorias terão trajetos diferenciados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.