VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Aliança Renault-Nissan e a Daimler podem contar com futuro
estável em longo prazo e todos os projetos comuns estão sendo desenvolvidos
conforme as previsões, declararam hoje os CEOs dos dois grupos, durante seu
encontro anual com a imprensa no Salão do Automóvel de Paris.
A parceria entre Renault-Nissan e Daimler começou em 2010.
Originalmente, a cooperação se referia apenas a três projetos, essencialmente
na Europa. O portfólio conjunto de Renault-Nissan e Daimler posteriormente
quadruplicou, passando para 12 projetos, na Europa, Ásia e América do Norte.
“A dimensão mundial destes programas é a garantia que esta
colaboração continuará a se desenvolver, por isso estamos convencidos de que
nossa parceria se insere em um longo prazo”, declarou Carlos Ghosn, CEO da
Renault-Nissan. “Esta parceria permite a aceleração do lançamento no mercado de
alguns veículos importantes e constitui evidentemente um diferencial
estratégico para a Renault e a Nissan. Estamos confiantes na solidez de nossas
relações para os anos futuros.”
“Desde o início, em 2010, esta cooperação está cumprindo
suas promessas e vai muito além”, comemorou Dieter Zetsche, CEO da Daimler AG e
principal executivo da marca Mercedes-Benz. “Continuaremos no futuro a
trabalhar da mesma maneira, no âmbito de projetos conjuntos benéficos para
todos os parceiros, e a criar valor para nossos clientes de todo o mundo.
Trata-se sem dúvida de um ciclo virtuoso que está se perpetuando.”
Estas declarações acontecem em um momento em que a Aliança e
a Daimler estão lançando no mercado, neste fim de ano, seus primeiros veículos
totalmente desenvolvidos em conjunto de ‘A a Z’ – os novos Renault Twingo,
Smart ForTwo e Smart ForFour. O Renault Twingo começou a ser vendido na Europa
no mês de setembro, enquanto que o Smart ForTwo e o Smart ForFour serão
comercializados a partir de novembro próximo. Estes veículos urbanos são feitos
a partir de uma arquitetura com tração traseira desenvolvida em comum, com a
participação de equipes das duas montadoras, que trabalharam em estreita colaboração
ao longo destes quatro últimos anos.
Os três modelos, apresentados no Salão do Automóvel de
Paris, são produtos distintos, tendo cada um sua própria identidade de marca,
facilmente reconhecível. O Smart ForTwo é produzido na fábrica Smart de
Hambach, na França, enquanto que o Twingo e o Smart ForFour são fabricados nas
linhas de produção da fábrica Renault de Novo Mesto, na Eslovênia.
Em junho de 2014, a Nissan e a Daimler anunciaram sua intenção
de desenvolver conjuntamente veículos compactos alto de gama e fabricá-los
juntos no México.
A construção de uma unidade de produção de propriedade
conjunta das duas empresas em Aguascalientes, próximo de uma fábrica Nissan já
existente, começará no início de 2015. A produção iniciará em 2017 com modelos
da marca Infiniti. Veículos Mercedes-Benz começarão a sair das linhas de
produção em 2018. Quando estiver operando com sua capacidade máxima, esta
fábrica mexicana terá condições de produzir anualmente 300.000 unidades.
Os veículos compactos alto de gama serão também produzidos
em outras fábricas Daimler e Nissan, principalmente na Europa e na China.
Os dois grupos continuam, ao mesmo tempo, a fornecer
mutuamente componentes mecânicos. A Renault fornece desde setembro motores
diesel de 1,6 litro destinados aos novos Mercedes Classe C e Mercedes Vito
furgão. A Renault fabrica também o motor a gasolina de 1 litro e 3 cilindros a
injeção e o motor a gasolina de 900cc turbo de 3 cilindros que equipam
respectivamente o Smart ForFour e o Smart ForTwo.
A produção conjunta de um motor a gasolina de 2 litros turbo
de 4 cilindros começou em junho na nova unidade de fabricação de sistemas
mecânicos de propriedade da Nissan e da Daimler em Decherd, no Tennessee (EUA).
Feito na fábrica da Infiniti (fábrica de motores Decherd), este motor equipará
em um primeiro momento as versões europeias do sedã esportivo Infiniti Q50 e do
Mercedes-Benz Classe C. A nova unidade poderá produzir em médio prazo 250.000
exemplares por ano.
Já para veículos utilitários leves, a empresa Mitsubishi
Fuso Truck & Bus Corporation (MFTBC), que faz parte do grupo Daimler, e a
Nissan Motor acabam de assinar um contrato para o fornecimento de veículos
utilitários leves destinados à exportação. Segundo os termos deste contrato, a
Nissan fornecerá seu utilitário “NV350 Urvan” (peso total de 3,5 toneladas) à
Mitsubishi Fuso, que o comercializará no Oriente Médio como “CanterVan” a
partir de 2014.
O acordo final aconteceu um ano após a assinatura pelos dois
parceiros de um primeiro compromisso, em 11 de setembro de 2013.
Fonte: Imprensa
Nissan Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.