VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Há 40 anos a Fiat Automóveis
apresentava ao mercado o seu primeiro automóvel de produção nacional, o
compacto 147. Na próxima terça-feira, o Auto Show Collection, tradicional
evento de carros antigos realizado no Anhembi, fará uma homenagem ao pioneiro
Fiat nacional.
O evento terá uma exposição de 40
exemplares nas versões L, GL, Furgoneta e a esportiva Rallye, a pickup City
(primeira pickup derivada de um automóvel produzida no país), a perua Panorama,
o sedan Oggi e o Spazio que serão expostos no Pavilhão do Anhembi. Além da
linha 147, o Auto Show Collection reunirá outros clássicos nacionais da marca
como o Tempra, Tipo, Marea e alguns clássicos como o 127, o conversível Spider
e alguns modelos da linha Alfa Romeo.
Além da exposição, tradicionalmente
o evento reúne modelos antigos de várias marcas, e atrações como o mercado de
peças e acessórios, área de compra e venda de veículos antigos, exposição de
carros customizados (rebaixados, modificados em geral), e serviços como praça
de alimentação, praça de Food Trucks, estacionamento para visitantes,
sonorização e segurança.
O Fiat 147 marcou a estreia da Fiat
no Brasil em 1976 mas não conquistou o público brasileiro no início. Derivado
do Fiat 127, lançado em 1971, que foi um dos carros mais vendidos na Europa em
seu tempo, o modelo nacional tinha dianteira e motores diferentes para o nosso
mercado. Com 800kg e propulsor de 1048cc com 50cv, tinha boa relação entre
desempenho e economia de combustível.
O espaço interno era muito bem
aproveitado já que compartimento do motor ocupava apenas 20% do seu tamanho
total. Porém os engates do câmbio impreciso e a quebra da correia que exigia
manutenção, renderam ao carro uma má fama. Com o tempo a família cresceu, com a
pickup (depois rebatizada de City) em 1977 e a perua Panorama em 1980, quando
ele foi reestilizado e ganhou motor 1300cc disponível também na versão etanol.
Em 1983 foi lançado o sedan Spazio
e o bem equipado Oggi, com uma dianteira que antecipva as linhas do Uno. No ano
seguinte, com o novo carro na família, o 147 começou a perder espaço até ser
descontinuado em 1986. Como curiosidade teve até sua própria categoria de
corridas, a Copa Fiat de Velocidade, lançada em 1978 e que chegou a ter 60
carros no grid de largada em Interlagos.
Fonte: www.c4comunicacao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.