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Final de ano é assim: quando chega novembro e dezembro, vários 
veículos de imprensa especializada, seja falado ou escrito, impresso ou 
digital, promovem suas premiações para escolher e condecorar carros e/ou
 personalidades, como prova de reconhecimento por suas qualidades e 
desempenho ao longo do ano que se encerra. E um desses é o Top Car TV, 
que em 2023 chega a 22ª edição, consolidando-se como um dos mais 
importantes no ramo.
Na noite de segunda-feira, 11 de dezembro, mais de 200 convidados estiveram presentes no auditório do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, para mais uma cerimônia do referido prêmio, que também abarcou a sexta edição do Top Moto e a oitava do Top Truck. Cinquenta jurados das 3 premiações votaram em 13 categorias do Prêmio Top Car, em 5 categorias do Prêmio Top Truck e em duas categorias do Prêmio Top Moto. Em comum, todos carregam dezenas de anos de carreira na imprensa automotiva. Nesta edição, a homenagem do ano foi para a Volkswagen, que completou 70 anos de história no Brasil.
O presidente do TopCar TV, Paulo Brandão, ressalta: “Como sempre, fizemos uma grande festa, desta vez num local inédito, um belíssimo auditório na Associação Cultura Inglesa. Depois de mais de duas décadas de premiações, continuo me emocionando com o esforço do Comitê Gestor em realizar uma das votações automotivas mais sérias, relevantes e profissionais do mercado brasileiro”.
“A maior importância desse prêmio é servir de guia para o consumidor decidir melhor na hora de comprar um veículo”, complementou Eduardo Godinho, conhecido como “Duda Godinho”, do Comitê Gestor do prêmio.
Iniciado
 pontualmente às oito da noite, antecedido por um coquetel de 
boas-vindas no salão principal, a cerimônia de entrega dos prêmios 
contou com a apresentação do jornalista Ricardo Vasconcelos, que deu o 
pontapé com os vencedores do Top Moto. E nesta sexta edição, foram duas 
categorias:
Melhor Moto Street: Royal Enfield Scram 411;Melhor Moto Trail: Honda CRF 1100 Africa Twin.
Na sequência, foram conhecidos os ganhadores do 8º Prêmio Top Truck, voltada para veículos pesados, e foi bem dividida:
Melhor Performance Empresarial/Melhor Fabricante de Caminhões: Mercedes-Benz;
Melhor Veículo de Carga CNH categoria B e PBT de até 3.500 quilos: Ford Transit;
Melhor Caminhão Urbano Semileve, Leve ou Médio: Iveco Tector 9-190;
Melhor Caminhão Médio ou Semipesado: Volkswagen Constellation 26.320;
Melhor Caminhão Pesado (rígido ou cavalo mecânico): Scania Super.
E para fechar a noite, a cerimônia do 22º Top Car teve a Stellantis como a maior vencedora desta edição. Levou cinco troféus para a galeria.
Melhor Executivo de Montadora: Antonio Filosa, da Stellantis;
Melhor Ação de ESG: produção de energia limpa, da Renault;
Melhor Carro Elétrico até R$ 200.999: BYD Dolphin EV;
Melhor Carro Elétrico acima de R$ 201.000: Renault Megane E-Tech;
Melhor Carro Híbrido até R$ 250.000: GWM Haval H6 PHEV;
Melhor Carro Híbrido acima de R$ 251.000: Honda Civic Hybrid;
Melhor Picape até R$ 190.999: Fiat Strada Turbo;
Melhor Picape acima de R$ 191.000: Ram Rampage;
Melhor Utilitário Esportivo até R$ 200.999: Fiat Fastback Abarth;
Melhor Utilitário Esportivo acima de R$ 201.000: Ford Territory;
Melhor Carro Nacional até R$ 199.999: Peugeot 208 Turbo;
Melhor Carro Nacional acima de R$ 200.000: BMW 320i;
Melhor Carro do Ano, entre todas as categorias: Ram Rampage.
Os prêmios Top Car TV, Top Truck TV e Top Moto TV tiveram o apoio da Citroën, Fiat, Ford, Honda, Jeep, Mercedes-Benz, Peugeot, Ram e Renault, e as realizações de Célia Murgel Produções, Godinho Produções, Grupo Printer Press e Unicepta.
Sinônimo
 de tradição entre os caminhões para uso fora-de-estrada, a Scania inova
 e estende a linha Super também para tais aplicações, sobretudo nas 
voltadas para mineração, construção civil e sucroalcooleira. Em todas 
elas, a sueca disponibiliza nas opções de cabine G, P e, em alguns 
casos, R, todos com o pacote XT. “O Scania Super tem uma plataforma 
verdadeiramente nova e ainda mais moderna, além de um exclusivo e 
novíssimo trem de força”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento
 de Negócios da Scania. “Não se tem registro no mercado, na faixa de 
potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que vem 
entregando tanta eficiência energética e um menor custo total de 
operação como o Scania Super”, complementa.
Os 
motores dos XT Super Euro 6 receberam melhorias, como o aumento da 
pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no 
cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da 
lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. Sem 
esquecer da adoção do da nova unidade da otimização do tanque de 
combustível. Para Rodrigo Arita, gerente de Engenharia de Pré-Vendas da 
Scania, “o motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais
 da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao 
Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que 
ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Todas estas
 mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a
 geração anterior”.
Compõem a gama de caminhões Scania
 XT Super Euro 6 motores cujas potências variam entre 360 e 660 cavalos,
 este último exclusivamente V8 e com tração 10x4, e configurações de 
rodas 4x2, 6x4 e 8x4. Segundo a Scania, a linha Euro 6 otimizada tem os 
seguintes modelos: P 360 (motor 9 litros, de 360 cv/173,35 kgfm) G 450 
(motor 13 litros, de 450cv/239,63 kgfm) e G 500 (também 13 litros, com 
500cv/260 kgfm), além do R 660 V8 de 16 litros (660 cv/336,51 kgfm; não é
 Super). Já a plataforma Super contempla modelos de 13 litros com o 460 G
 (460 cv/254,93 kgfm) e 560 G (560cv/285,53 kgfm – o mais alto da 
categoria), com excelente desempenho já nas baixas rotações. As versões 
movidas a gás e biometano compõem potências de 280 cavalos e 410cv, e ao
 longo de 2024 chegarão as novidades de 420cv e 460cv.
Na
 mineração, o maior destaque, sem sombra de dúvidas, é a chegada do 560 G
 8x4 XT Heavy Tipper Super, com peso bruto total de 60 toneladas, maior 
que os 58 do Mercedes-Benz Arocs, seu maior concorrente, e tem 
capacidade máxima de tração de surreais 210 toneladas. Vem equipado com a
 nova caixa Scania Opticruise Heavy Planetary G33CH, de 14 velocidades 
sendo uma Super reduzida Crawler – que diminui o uso frequente dos 
freios – e Overdrive.
A identificação da marca 
Super na cabine está nas laterais das portas e na parte superior da 
grade dianteira, abaixo do nome Scania, em um destaque elegante com uma 
grafia moderna e imponente. O cliente ainda poderá adicionar um adesivo,
 opcional, no topo da cabine entre os faróis superiores. Na visão da 
marca, para o setor canavieiro o campeão de vendas deverá continuar o 
560 G 6x4 XT Super, no florestal o topo do ranking Scania será do 560 G 
6x4 XT Super e o 460 G 6x4 XT Super vai puxar a comercialização para as 
aplicações de construção.
MERCEDES-BENZ RENOVA GLS, MANTENDO LUXO E CONFORTO PARA SETE
Fechando
 a renovação de todos os SUVs aqui vendidos, a Mercedes-Benz estreia o 
novo GLS 450. Vendido em versão única por R$ 979.900, o utilitário 
esportivo de luxo muda por dentro e por fora, sem contar na adoção de 
sistema híbrido-leve. Vem importado de Tuscaloosa, nos Estados Unidos, 
comportando sete.
Já é possível ver a transformação do
 carro nas quatro barras horizontais na grade frontal, entradas de ar 
integradas, lanternas traseiras com três blocos horizontais e rodas aro 
21 de raios múltiplos (lembra o visual da versão de entrada do Fiat 
Fastback). No interior, duas telas conjugadas de 12,3” cada trazem 
instrumentação e multimídia MBUX, assistente de voz “Hey Mercedes”, som 
premium da Burmester com 13 alto-falantes, pareamento sem fio para 
Android e iOS, e duas telas de 11,6” para ocupantes traseiros.
Para
 mover o maior dos SUVs da marca da estrela de Stuttgart, tem um motor 
3.0 turbo seis cilindros de 381 cv/50,9 kgfm, e leva consigo câmbio 
9G-Tronic e tração integral 4MATIC. Assim como os novos GLE, o GLS 
possui um gerador de partida integrado (ISG) e um sistema elétrico de 48
 volts; combina motor de partida e alternador em um único motor 
elétrico, sendo instalado entre o motor e a transmissão.
EXPRESSO MOTORIZADO
- A maior categoria do automobilismo nacional tem novidades para a temporada 2025. Em 44 anos, sempre rodando com sedãs, como Opala, Omega, Vectra, Sonic, Astra e Cruze, a Chevrolet virá com o Tracker na Stock Car, um reflexo de uma tendência de mercado. 2024 será o último ano do Cruze na categoria, e é também o último ano de fabricação do modelo na fábrica de Rosário, na Argentina.
 - Duas estrelas. Este foi o resultado do Fiat Pulse nos testes do Latin NCAP, cuja versão avaliada é equipada com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade; submetido a testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose, alcançou 67,18% em Ocupante Adulto, 55,88% em Ocupante Infantil, 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Assistência à Segurança. Claro que a entidade teve que dar um puxão de orelha na Stellantis, dada a falta de segurança nos seus carros.
 



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