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A
 Toyota do Brasil alcançou mais um marco significativo em sua jornada de
 66 anos no País: a empresa atingiu os 100 mil veículos híbridos 
vendidos, considerando as marcas Toyota e Lexus. “Esse
número representa, além do reconhecimento de nossos clientes, uma visão 
estratégica e o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma 
mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem 
positivamente o meio ambiente e a
sociedade como um todo”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a 
América Latina e Caribe. 
      
Hoje,
 a cada três automóveis eletrificados em circulação no país, um é Toyota
 ou Lexus. No último ano, mais de 21 mil unidades híbridas foram 
vendidas entre as duas marcas, sendo que 20 mil foram dos modelos 
Corolla e Corolla Cross produzidos em
nossas plantas de Indaiatuba e Sorocaba, gerando emprego e renda no 
país. 
      
Esses
 números refletem o avanço da mobilidade sustentável por meio da 
consagrada tecnologia híbrida flex desenvolvida no Brasil, que combina a
 alta eficiência do motor elétrico com as baixas emissões de CO2 do 
motor flex quando abastecido com
etanol. É uma tecnologia prática, acessível, sustentável e totalmente em
 linha com a vocação de biocombustível do Brasil. “Nossa estratégia 
prevê que todo novo modelo fabricado no Brasil conte com uma versão 
híbrida flex para o mercado
doméstico”, complementa Rafael Chang.
      
O
 marco de 100 mil híbridos comercializados coloca a Toyota na liderança 
absoluta em vendas de eletrificados no país, gerando uma contribuição 
significativa para a redução das emissões de carbono. Desde a introdução
 dos primeiros híbridos no
mercado nacional, com a chegada do revolucionário Prius, em 2013, a 
entrada do Corolla híbrido flex e, posteriormente, do Corolla Cross 
híbrido flex, a Toyota evitou a emissão de 78 mil toneladas de CO2 na 
atmosfera. 
Este número também comprova a confiabilidade dos híbridos da marca, com veículos chegando a mais de 1 milhão de quilômetros rodados e servidos por um amplo estoque de peças de reposição e equipe treinada, o que faz com que mais de 90% dos veículos híbridos que visitam as concessionárias sejam devolvidos aos clientes no mesmo dia.
"Alcançar 100 mil veículos híbridos vendidos no Brasil é um marco histórico. Na Toyota, assumimos há mais de 10 anos o compromisso de oferecer opções confiáveis de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Somos pioneiros nas tecnologias híbrida e híbrida flex, em total alinhamento com o novo desafio da transição energética. E estamos sempre atentos à inovação, investindo para trazer soluções de mobilidade sustentável e que correspondam às necessidades dos nossos clientes e do contexto de cada país”, comenta Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Pioneirismo em eletrificação
      
A
 Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de 
veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a
 emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
      
No
 Brasil, o primeiro eletrificado da fabricante foi lançado onze anos 
atrás: o revolucionário Toyota Prius, primeiro híbrido produzido em 
série no mundo, colaborou para a popularização de uma tecnologia até 
então desconhecida no país.
 
      
Desde
 então, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução
 no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o 
consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla 
sedã e que, desde 2021,
também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no 
Brasil. Em 2020, a Lexus passa a ser a primeira marca do Brasil a ter o 
seu line-up 100% eletrificado. E, desde abril deste ano, a Toyota amplia
 seu leque de opções com o RAV4 Hybrid
Plug-in, o primeiro híbrido plug-in da marca no País. 
No
 compromisso da Toyota em acelerar a descarbonização, parte dos R$ 5 
bilhões do investimento já confirmados até 2026 inclui a fabricação 
nacional de um novo veículo compacto híbrido flex, que será lançado em 
2025, e de outro modelo híbrido
flex desenvolvido especialmente para o Brasil. 
      
Paralelamente,
 a fabricante realiza no país testes pioneiros com a tecnologia híbrida 
plug-in utilizando etanol, que estão associados a uma possível futura 
produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel). 
Tais iniciativas
reforçam o compromisso da Toyota com a inovação e a sustentabilidade no 
mercado brasileiro.
Híbridos flex – pioneirismo no mercado nacional
      
Dos
 100 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no país, 78 mil são 
equipados com a consolidada tecnologia híbrida flex fabricada no Brasil.
 Desenvolvida no Brasil pela Toyota especialmente para o mercado local, 
ela combina a alta eficiência do
sistema elétrico com a sustentabilidade do motor flex quando abastecido 
com etanol – e sem precisar recarregar na tomada.
      
Os
 híbridos flex da Toyota têm consumo 30% menor em comparação com as 
versões não eletrificadas e emitem até 70% menos CO2 quando abastecidos 
com etanol (comparando com a versão convencional a gasolina), 
contribuindo para que o país cumpra a
meta de descarbonização.
“A tecnologia híbrida flex é um exemplo de como podemos oferecer opções de mobilidade sustentável adequadas ao contexto de cada região. O etanol de cana-de-açúcar é um dos biocombustíveis com a menor pegada de carbono do mundo. Uma solução limpa e renovável, e que é realidade no Brasil”, completa Evandro Maggio.
Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação

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