quinta-feira, 19 de setembro de 2024

HORSE inicia produção de motor híbrido plug-in em Valladolid, na Espanha

 

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A HORSE Powertrain Solutions, divisão da HORSE Powertrain Limited e líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixa emissão, iniciou a produção de motores a gasolina turbo de 3 cilindros e 1.2 litro para uso em veículos híbridos plug-in (PHEVs).

O ‘HR12’ da HORSE oferece potência máxima de 150cv e torque máximo de 230Nm. Produzido na fábrica da HORSE em Valladolid, na Espanha, inicialmente, serão 1.200 unidades por mês, com uma capacidade máxima de até 6.875 motores por mês. O HR12 PHEV será utilizado no novo Renault Rafale E-Tech 4x4 Hybrid.

O desenvolvimento da variante PHEV do HR12 começou em julho de 2021, com  investimento de €4 milhões pela HORSE em sua planta em Valladolid, para modificar e ampliar a linha de montagem. Isso incluiu um aporte de €260.000 na criação de 345 empregos.

“Este HR12 é o primeiro motor híbrido plug-in fabricado na nossa instalação em Valladolid e o segundo produzido globalmente pela HORSE. É um marco importante para nossa equipe e uma prova de como a expertise da HORSE em motores de combustão interna pode viabilizar soluções de mobilidade de baixa emissão. Com excelente autonomia e eficiência, essa arquitetura PHEV destaca o valor da liderança tecnológica da HORSE para nossos parceiros,” diz Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Líder em powertrain PHEV

Além do motor de combustão interna HR12, o powertrain completo contará com três motores elétricos – dois principais e um secundário:

  • o primeiro motor elétrico principal no eixo dianteiro, entregando 68cv de potência e 205Nm de torque
  • o segundo motor elétrico principal no eixo traseiro, entregando 135cv e 195Nm
  • um motor elétrico secundário HSG (Gerador de Partida de Alta Voltagem) produzindo 34cv e 50Nm

Ao todo, isso resultará em uma potência máxima de mais de 300cv para o PHEV, acionada por uma caixa de câmbio multimodo especialmente adaptada e sem embreagem. A energia do PHEV será armazenada em uma bateria de íon-lítio de 400 volts, com capacidade total de 22kWh. No total, isso permitirá que o powertrain ofereça uma autonomia puramente elétrica de mais de 100km para o Rafale E-Tech 4x4 Hybrid.

A eficiência superior do PHEV permitirá que o novo Rafale 4x4 alcance um desempenho superior de emissões. Em modo elétrico, ele terá um consumo médio de combustível de apenas 0,7 litro por 100 km, com emissões de CO2 de apenas 15g/km.

Grupo Printer Comunicação

 

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