quinta-feira, 2 de outubro de 2025

China "invade" feira no Rio para oficinas mecânicas e lojas de autopeças

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Carros antigos, scooters elétricas e até o protótipo de um veículo, desenvolvido por estudantes de Engenharia da Baixada Fluminense, são alguns dos atrativos da


De acordo com os organizadores, as empresas chinesas vêm reforçar o perfil internacional e inovador da RIOPARTS, trazendo soluções que combinam tecnologia, qualidade e custo-benefício e ampliando as oportunidades para o setor de reparação e reposição automotiva no Brasil. Os expositores apresentam novidades e tendências em componentes elétricos, eletrônicos e equipamentos mecânicos e automotivos.

Além da forte presença chinesa, o evento conta com grandes nomes brasileiros e internacionais, apresentando soluções em peças, componentes e tecnologias para o aftermarket automotivo. Entre os expositores nacionais, estão os fabricantes de peças Doutor IE, Flex Smart,  Click Parts, Holyman, DF  Diesel, Sintech do Brasil, MIC, Aec Arranques, Motorlub, Wisa do Brasil e Engates Bruck. Dentre os distribuidores, destaque para empresas do Rio, como Fuscão Preto, Suporte Um, Vem Que Tem e Riolub. No setor de reparação, destaque para Engecass, Paccini e Pinho Diesel, entre outros.  

“Esta combinação de players nacionais e internacionais reflete a força do Rio
de Janeiro no setor de reparação e reposição automotiva. Nosso objetivo é gerar
conexões de negócios, apresentar soluções inovadoras e consolidar a feira como referência no Brasil”, destaca Cássio Dresch, diretor comercial da Diretriz Feiras e Eventos, empresa organizadora da Rioparts.

Inovação no setor automotivo

A Rioparts 2025 abre espaço para jovens estudantes de Engenharia do Cefet Nova Iguaçu exporem o ST 25, um protótipo do veículo que participou do Fórmula SAE Brasil 2024, em Piracicaba-SP. A competição oferece aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula

Cerca de 30 estudantes de Engenharia Mecânica, de Produção e de Automação, que integram a Equipe Satirus, levaram um ano e meio para construir esse protótipo, a partir do motor de uma moto Honda CB 650 cilindradas instalado sobre um chassi. 

Segundo Jair Antônio Araújo Neto, que já é formado em Engenharia Mecânica e participou do projeto, o veículo desenvolvido por ele e outros colegas do Cefet Nova Iguaçu pode atingir até 200km por hora e tem como diferencial o sistema elétrico, usando injeção de fabricação nacional tipo mega speed.

Evento também atrai apaixonados por carros

Com entrada gratuita, a RIOPARTS combina negócios, inovação e geração de conhecimento e promove o acesso de um público qualificado a lançamentos, rodadas de negócios e palestras exclusivas. 

A maioria do público esperado na Rioparts é de distribuidores, lojistas, oficinas, frotistas e outros profissionais do setor, além de estudantes de Engenharia e outros cursos ligados à área automotiva. 

Porém, muitos proprietários de veículos e outros aficionados por carros também costumam visitar a feira para conferir as novidades em acessórios e peças de reposição. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita na hora ou pelo site oficial do evento.

Veículos elétricos, sustentabilidade e conectividade

O setor automotivo passa por uma revolução sem precedentes e a RIOPARTS 2025 é
palco privilegiado para acompanhar essa transformação. A feira traz os principais players,
marcas e especialistas para debater os rumos do mercado, com foco em veículos
elétricos, conectividade, sustentabilidade e novas demandas de consumo.

Além de novidades em autopeças, lubrificantes, eletrônicos e equipamentos, a feira traz palestras e debates sobre temas estratégicos para a cadeia automotiva, como logística e eficiência, mobilidade elétrica, sustentabilidade e inovação tecnológica.

Além de cases de sucesso em eletrificação e debates sobre infraestrutura de recarga,
micromobilidade e o futuro do transporte urbano
, o evento traz um olhar estratégico
para montadoras, startups e empresas de tecnologia, reforçando a sustentabilidade
como vetor de crescimento do setor.

Entre os grandes temas em pauta, estão:

● Veículos elétricos e híbridos, cada vez mais presentes no Brasil e no mundo;
● Conectividade inteligente, com automóveis se transformando em verdadeiros
computadores sobre rodas;
● Exigências ambientais e regulação verde, que apontam para um futuro com
restrições aos motores a combustão;
● O novo perfil de consumo automotivo, em que sustentabilidade, transparência e
eficiência pesam nas decisões de compra;
● Impactos no aftermarket automotivo, que desafiam oficinas e distribuidoras a se
adaptarem às novas tecnologias.

Mecânicos influencers e capacitação gratuita

Apesar da força econômica do setor, mais de 70% das oficinas mecânicas relatam dificuldades para contratar profissionais atualizados com novas tecnologias veiculares, conforme levantamento recente da Oficina Brasil. A falta de mão de obra qualificada é considerada o maior desafio para 33% dos reparadores brasileiros, superando até problemas como o preço ou a falta de peças.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 69% das empresas industriais já enfrentam dificuldade em encontrar trabalhadores com formação técnica adequada. O Senai estima que até 2025 será necessário qualificar cerca de 13 milhões de pessoas para atender à demanda da indústria — com a área automotiva entre as mais críticas.

Diante deste cenário, mais do que uma vitrine de lançamentos, a RIOPARTS 2025 funciona como espaço estratégico para debater os rumos da profissão de mecânico automotivo, diante da escassez de mão de obra qualificada, e oferece oportunidades gratuitas de capacitação técnica, preparando o setor para o futuro das oficinas

O evento se consolida como hub de inovação e networking, reunindo profissionais, executivos, fornecedores e investidores em busca de soluções que conectam presente e futuro do setor.  programação técnica conta com palestras, workshops e demonstrações voltadas para mecânicos, gestores, distribuidores e lojistas

Mecânicos do Rio e da Baixada que atuam como influenciadores digitais - como  Helio Junior; Sandro Carbolar; Paulo Maia; Carlos Pinheiro e Mago Reno - estão presentes. O Centro de Treinamento Automotivo da Bosch também escolheu a RIOPARTS como palco para sua já tradicional capacitação anual: o EVO Automotiva  Automotiva – Edição Especial traz uma série de cursos exclusivos e totalmente gratuitos. As vagas são limitadas e podem ser feitas durante a RIOPARTS. 

Confira a programação de palestras aqui -https://feirarioparts.com.br/palestras/ 

Números do setor de reparação e reposição automotiva
  • 4 entre 10 veículos que circulam no estado têm mais de 10 anos, aumentando a
    demanda por peças, acessórios e serviços de reparo e reposição 
  • O setor de reposição, manutenção e serviços automotivos reúne mais de 2 mil empresas formais, a maioria de pequeno e médio porte.
  • Juntas, elas empregam mais de 25 mil pessoas, segundo dados da Firjan. Isso mostra o peso do segmento para  economia local, com reflexos na mobilidade urbana.
  • No Brasil, o setor de reparação automotiva movimenta R$ 60,21 bilhões ao ano apenas em peças técnicas e lubrificantes.
  • Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Autopeças, são mais de 74,6 mil oficinas ativas e cerca de 300 mil profissionais em todo o país. 
Para manter toda essa engrenagem funcionando sem travar o trânsito, existe um mercado gigantesco de oficinas mecânicas, distribuidores e lojas de autopeças.  É neste cenário que a RIOPARTS chega à sexta edição, de 1 a 4 de outubro, com a proposta de conectar quem mantém tudo funcionando com quem busca soluções para o estado não parar.  

O protagonismo do Rio de Janeiro no setor

O evento oficial do Sindirepa-RJ (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro), que é realizado a cada dois anos, dobrou de tamanho em relação à última edição, em 2023 e se consolida como uma das principais feiras do setor no Brasil, revelando a força deste mercado no estado. 

"Estamos constantemente buscando um perfil inovador para a RIOPARTS 2025, uma feira automotiva do Sindirepa. O evento apresentará soluções que aliam tecnologia, qualidade e
custo-benefício, ampliando as oportunidades e fortalecendo o setor de autopeças no Brasil”,
afirma Celso Mattos, presidente do Sindirepa e vice-presidente da Firjan.

O diretor comercial da Diretriz Feiras e Eventos também reforça o protagonismo do Rio de Janeiro como polo estratégico para o setor no Brasil. “A Rioparts 2025 reflete a força do Rio de Janeiro no setor automotivo e de reposição e apresenta tendências e inovações para que as empresas se preparem para os desafios da mobilidade sustentável”, destaca Cássio Dresch.

Além do Sindirepa-RJ, o evento conta com apoio de entidades como Sincopeças-RJ (Sindicato do Comércio Varejista de   Veículos e Acessórios), Amap-RJ (Associação do Mercado de Autopeças do Estado do Rio de Janeiro), Anfape (Associação Nacional dos Fabricantes de  Autopeças) e Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos)*, entre outras.

 Serviço – Feira Rioparts 2025
📍 Local: ExpoRio Cidade Nova – Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n°, Rio de Janeiro – RJ
📅 Data: 1º a 4 de outubro de 2025
⏰ Horário: 1 a 3/10 (15h às 21h) e 4/10 (9h às 16h)
️ Entrada: Gratuita, mediante inscrição – Evento técnico. Proibida a entrada de menores
de 16 anos, mesmo acompanhados de responsáveis.
🔗 Inscrições e informações: www.feirarioparts.com.br | Instagram: @feirarioparts

Fonte: TAO Inteligência em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.