quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Como as condições das pastilhas interferem a vida útil dos discos de freio

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Parte dos itens de segurança do veículo e essencial no sistema de frenagem, os discos de freio, componente que fica preso ao cubo de roda, acompanhando o seu movimento, têm como função, por meio do atrito com as pastilhas, a desaceleração e a parada do veículo. A revisão preventiva para verificar o nível de desgaste das pastilhas é fundamental para manter os discos em boas condições.

 

A Fremax, fabricante de discos de freio com tecnologias inovadoras, desenvolveu uma solução chamada Safety Check, disponível em alguns mercados, que permite acompanhar o desgaste dos discos e identificar o momento certo para a troca, facilitando o acompanhamento da vida útil dos discos de freio. “Isso acontece porque o disco recebe uma gravação que vai desaparecendo progressivamente conforme a peça vai sendo usada e, assim, é fácil de identificar o momento para fazer a troca”, destaca Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

 

Como o estado das pastilhas acaba afetando a vida útil dos discos de freio, a troca deve ser feita dentro do prazo correto. “Desta forma, é possível preservar a vida útil do disco de freio”, revela.

 

Outro ponto importante relacionado à troca das pastilhas e discos, quando necessário, é o procedimento de pré-assentamento do conjunto, começando na oficina quando o mecânico faz as frenagens de forma suave, de 60 km/h para 40 km/h, repetindo a operação, diminuindo de 40 km/h até a parada do veículo, sempre suavemente e com espaço de 300 metros entre as frenagens. “O motorista também deve continuar esse processo, usando o freio moderadamente nos 300 km iniciais percorridos para não correr o risco de ocasionar superaquecimento, provocando cor azulada no disco, uma vez que freadas agressivas podem prejudicar o assentamento do conjunto de peças”, finaliza.

 

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.