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O Tera definitivamente já é o lançamento do ano no Brasil! O mais novo integrante da família SUVW, 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, ganhou todos os comparativos realizados pela grande imprensa automotiva, foi eleito como a melhor compra nas principais publicações especializadas e agora realiza mais um grande feito. Com apenas sete meses de produção (iniciada em 2 de abril) na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), o Tera alcançou o marco de 60 mil unidades produzidas.
O Novo Tera é destaque em todos os sentidos. O sucesso de vendas é inegável. Com apenas cinco meses no mercado, o Volkswagen Tera já se tornou o carro de passeio mais vendido do Brasil, no mês de outubro. Antes disso, o Tera conquistou o posto de SUV mais vendido do Brasil com apenas quatro meses de mercado (setembro e outubro). O Tera já se revelou um fenômeno de vendas no dia em que chegou às concessionárias (5 de junho), registrando mais de 12 mil pedidos em apenas 50 minutos, no maior Open Doors da história da Volkswagen do Brasil.
Grande parte desse sucesso se dá na força da Rede de Concessionárias Volkswagen e, claro, do acertado projeto do Tera. Atualmente, já são 31.901 unidades do Tera emplacadas no Brasil (jun-13/11) e 22.416 unidades exportadas para 18 mercados da América Latina, até outubro (Argentina, México, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Equador, Paraguai, Guatemala, Bolívia, Panamá, República Dominicana, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Curaçao, St. Maarten e Aruba, por ordem de volume recebido). O Tera já é o 2º modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil em 2025, atrás apenas do Polo, com 31.619 unidades (jan-out).
Para impulsionar a produção do Tera, já prevendo seu sucesso, uma complexa logística, planejada com antecedência, resultou na readequação produtiva. Na fábrica de Taubaté, que também produz o Polo e Polo Track, foi aberto espaço para a chegada do Tera ao mover parte do volume do Polo Track para a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). E na fábrica Anchieta, para receber o Polo Track, parte da produção do sedã Virtus foi transferida para a fábrica de São José dos Pinhais (PR).
“O marco de 60 mil Tera produzidos é motivo de grande orgulho para todos nós. Esse SUV se junta à trajetória de quase 50 anos da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, que já produziu ícones como Gol e Passat, veículos que marcaram gerações. Nossa unidade é reconhecida mundialmente pela produtividade e eficiência e a chegada do Tera trouxe novos investimentos em todas as etapas do processo produtivo e logístico. Mas o sucesso do Tera só é possível graças ao empenho do nosso time, que ganhou 260 novos profissionais na produção de Taubaté, sendo 40% mulheres, um passo importante para a diversidade e inclusão. Acima de tudo, esse resultado reflete a contribuição essencial das pessoas que fazem essa história de sucesso acontecer”, afirma Vilque Rojas, Plant Manager da Volkswagen do Brasil em Taubaté. A fábrica de Taubaté completará 50 anos em 14 de janeiro de 2026.
SUVW Tera gera total de 2.800 empregos
A produção do SUVW Tera gerou 260 novos empregos diretos na fábrica
da Volkswagen do Brasil em Taubaté, sendo 40% mulheres, e cerca de 2.600
empregos indiretos, na cadeia de fornecedores.
Novo Tera demanda R$ 3,23 bilhões em compras de peças em 2025
O Novo Tera está gerando um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de
peças apenas em 2025, valor que representa 12% do total de compras de
peças previsto para a Volkswagen do Brasil neste ano (R$ 26,3 bilhões).
Com índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil), o
SUVW Tera conta com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são
empresas brasileiras, sendo 21 do Vale do Paraíba, movimentando a
economia nacional e local. Dos
fornecedores do Tera, quatro são novas empresas, que chegaram à cadeia
atual de fornecimento da Volkswagen por conta do novo modelo.
Só para ter ideia do forte impacto do Tera, a Volkswagen do Brasil
conta atualmente com 414 fornecedores de peças de veículos, ou seja, 58%
deles (241 empresas) abastecem o Novo Tera.
Tera inova processos produtivos e logísticos na fábrica de Taubaté
A produção do SUV Tera vem inovando ainda mais os processos na
fábrica de Taubaté. Como parte dos investimentos de R$ 20 bilhões da
Volkswagen na América do Sul, sendo R$ 16 bilhões no Brasil até 2028, a
unidade de Taubaté recebeu inovações
em todas as etapas de sua produção e logística para fabricar o Tera.
A Estamparia, área onde as chapas de aço são transformadas em peças
automotivas, contou com aumento de 80,6% na quantidade de ferramentas.
Com as 158 novas ferramentas que chegaram para o Tera, agora a fábrica
conta com 354. A área também
recebeu um novo GOM (equipamento de medição automática de peças), entre
outras inovações.
A Armação, onde as peças de aço são soldadas e transformadas na
carroceria, contou com aumento de 81% em equipamentos, sendo 347 novos
robôs (totalizando agora 875), 227 novas pistolas de solda (totalizando
514), 120 novas pinças (totalizando
268), entre outros.
A Pintura de Taubaté teve sua linha adaptada para a instalação da
pintura Bi-tone (teto preto). A Pintura também faz parte de um dos
maiores projetos de sustentabilidade da empresa: a Volkswagen do Brasil é
pioneira no setor automotivo a usar
biometano em sua matriz energética. O fornecimento de biometano teve
início em 2024 para as fábricas Anchieta e Taubaté, que recebem 1,35
milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen
chegará ao pico de fornecimento de 8,1
milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão
para Taubaté. O volume de biometano é destinado principalmente ao
processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas,
permitindo redução de até 99% nas emissões
de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.
A Montagem Final da fábrica de Taubaté também teve aumento de
capacidade e de automatização de processos. Recebeu novos equipamentos,
incluindo upgrade para recursos ADAS (Advanced Driver Assistance System)
e comissionamento eletrônico, melhorias
no sistema doorless e montagem automática de molas nas rodas traseiras,
aumentando ainda mais a capacidade e qualidade do processo.
A Logística da unidade teve aumento de 51% em peças. São 1.825 novas peças para o SUV Tera, totalizando agora 5.385 itens movimentados na área da fábrica. Com a chegada do Novo Tera, são 65 caminhões a mais por dia, totalizando agora uma movimentação diária de 345 caminhões na unidade de Taubaté. A Fábrica Piloto, uma área de relevância em novos projetos, também recebeu investimentos em infraestrutura.
Tera é nota máxima em segurança e completo
O Volkswagen Tera é nota máxima em segurança, com cinco estrelas pelo
Latin NCAP, e também traz o melhor e mais completo pacote da categoria
em todas as versões, com uma ampla lista de equipamentos de série. Além
dos acessórios de segurança e
conectividade, o Tera tem seis airbags, direção elétrica com ajuste de
altura e profundidade em todas as configurações, assim como
ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste
milimétrico de altura, computador de bordo, painel
de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas
USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas
(HHC – Hill Hold Control).
Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de
acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e
volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na
versão High, o painel de instrumentos
digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado
Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.
Para impulsionar o modelo, dois motores consagrados foram escolhidos:
1.0 MPI de 84 cv e 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI é sempre
equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também
está presente na versão TSI. As
configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis
marchas.
Tera estreia o OTTO, a 1ª IA automotiva própria do Brasil
“Fala, OTTO!”. O VW Tera estreou o OTTO, a primeira inteligência
artificial generativa criada por uma montadora no Brasil. A nova
tecnologia inaugurou uma era inédita de interação entre motorista e
veículo, consolidando a Volkswagen como
protagonista da transformação digital no setor automotivo brasileiro.
Mais do que um assistente virtual, o OTTO foi concebido de forma
pioneira para transformar a experiência do cliente, oferecendo respostas
personalizadas, integração com o carro e conexão contínua com os
consumidores. O conceito de Companionship
– que aumenta a conexão entre o carro e o seu condutor – está no centro
de sua criação, reforçando a tradição da Volkswagen de cultivar vínculos
emocionais com seus clientes há mais de 72 anos no Brasil.
O OTTO é resultado do trabalho conjunto da equipe VW Tech_,
iniciativa da Volkswagen voltada para inovação tecnológica e
transformação digital no setor automotivo, em parceria com a Accenture
Brasil e criatividade do time de Design da Volkswagen
Américas.
Fábrica de Taubaté em números:
• Mais de 8 milhões de carros produzidos desde 1976.
• 3.700.00 m² de área total, sendo 392.000 m² de área construída.
• Durante 42 anos, produziu o best-seller VW Gol, líder de vendas no Brasil por 27 anos.
• Com início da produção em 1980, o VW Gol foi o modelo mais produzido do País (mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas em Taubaté e na Anchieta, em São Bernardo do Campo, sendo 7 milhões vendidas no Brasil) e o mais exportado (mais de 1,5 milhão de unidades embarcadas).
Fonte: Volkswagen do Brasil - Comunicação & Sustentabilidade

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