sábado, 12 de junho de 2010

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


POLE POSITION - A 78ª edição das 24 Horas de Le Mans, que acontece neste fim de semana (12 e 13/06), terá novamente a Peugeot na linha de frente do grid de largada. Mais que isso, os 908 HDi FAP iniciarão a corrida ocupando as quatro primeiras posições, às 15h00 deste sábado (12/06). A Peugeot largará nas 24 Horas de Le Mans com domínio absoluto dos 908 HDi FAP, que ocuparão as quatro primeiras posições do grid. O feito aconteceu graças às excelentes performances apresentadas pelos pilotos do Team Peugeot Total (908 HDi FAP nº1, nº2 e nº3), e também da equipe Peugeot-Oreca, com o carro nº4, durante os testes classificatórios realizados nas noites de quarta e quinta-feira (09 e 10/06). A pole position foi conquistada pelas mãos de Sébastien Bourdais, que já havia conseguido a pole provisória na primeira sessão com um surpreendente tempo de 3’19’’711, e fez ainda o melhor tempo do dia de ontem (3’20”212), na terceira sessão classificatória.


FEIRA DE SEGURANÇA - Na 10ª edição da Interseg a FIAT, em parceria com Rontan apresenta o Novo Uno adaptado com as configurações da polícia, após a sua fabricação. O carro está disponível em quatro versões de acabamento: Uno Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex e virá equipado com sinalizador de teto e sinalizador embutido no pára-choque, luzes auxiliares, sinalizador acústico, equipamentos de comunicação, tapetes e revestimentos especiais. O automóvel é um modelo ousado nos conceitos e nas linhas, que chegou para redefinir o segmento dos automóveis compactos. Além do novo conceito e das linhas arrojadas, o carro permite um nível de personalização inédito no mercado brasileiro. Dentre várias novidades no evento Interseg 2010, a Rontan trará uma atração a mais num veículo que ficará em exposição no estande da FORD. Trata-se de um FOCUS SEDAN que receberá a mais moderna tecnologia para transmissão/recepção, identificação e pesquisa de dados policiais, trazendo maior velocidade na identificação de irregularidades, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional da polícia. Este produto foi concebido para operar em ambientes críticos que necessitam de soluções de alta performance, alta escalabilidade e disponibilidade. O carro contará com um sistema embarcado que verifica ocorrências e irregularidades em veículos automaticamente por meio de leitura inteligente de placas mesmo com o veículo em movimento, trazendo melhor eficiência operacional ostensiva. Outro item importante, possibilitará que toda a frota policial seja localizada em um mapa na central de despacho, internamente ao sistema de informação geográfica, garantindo assim melhor planejamento e gestão de custos operacionais. A 10ª edição da Interseg - Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública será realizada em Florianópolis, entre os dias 13 e 15 de junho, no Centro de Convenções Centrosul. Mais informações no site: www.interseg2010.com.br


NA FRITURA - A MWM INTERNATIONAL Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, apoia o projeto lançado pela Martin-Brower, Arcos Dourados e o McDonald’s que tem como base o princípio do ciclo fechado, no qual os caminhões da Martin-Brower que abastecem os restaurantes da rede McDonald’s do Brasil serão movidos por biodiesel produzido através do óleo utilizado para fritura de batatas e empanados. Neste projeto, a MWM INTERNATIONAL será responsável pelo fornecimento do sistema de injeção e verificação do estado das camisas e pistões de três motores NGD 9.3, que equipam caminhões Volkswagen, utilizados no processo logístico da Martin-Brower. Dois propulsores estão rodando com a porcentagem B20 e um com o combustível metropolitano B5. Os testes foram iniciados em junho de 2009 e são liderados pela Martin-Brower, fornecedora exclusiva da rede de restaurantes, e pela Arcos Dourados, que opera a marca McDonald’s na América Latina. O gerente da Engenharia Avançada da MWM INTERNATIONAL, Guilherme Ebeling, explica que a empresa vai oferecer suporte técnico durante os testes, inclusive em relação às peças utilizadas no motor, além da análise final do sistema de injeção, camisa e pistões. “A MWM INTERNATIONAL possui muita experiência no programa de validação de diferentes misturas de biocombustível e já somou mais de um milhão de quilômetros rodados em outros testes”, ressalta o gerente.


SELEÇÃO BRASILEIRA - O ônibus Multego Marcopolo é um dos veículos de transporte da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo de Futebol 2010, em Johannesburgo, na África do Sul. O veículo está sendo utilizado para conduzir os jogadores e a delegação aos treinos e jogos da primeira fase da competição. Produzido no Brasil, o Multego possui chassi Mercedes-Benz 0500 2436 RSD e isolamento acústico sobre o rodado traseiro e na plataforma do motor, o que reduz a transmissão de ruídos do pavimento e do motor para o interior do veículo e amplia o conforto dos passageiros. Esse recurso proporciona um elevado padrão de conforto e sofisticação aos ocupantes. O veículo possui 48 lugares, poltronas executivas de couro, sofá e mesa para jogos, na parte traseira, sistemas de áudio e de ar-condicionado climatizado, aparelho de DVD e monitores de tela plana.


MILIONÉSIMA UNIDADE - De veículo pioneiro para campeão de vendas. Em apenas onze anos, um milhão de modelos BMW X5 foram vendidos. A edição de aniversário, um BMW X5 xDrive35i preto safira metálico com acabamentos em couro Nevada na cor marrom canela, saiu hoje da linha de montagem na fábrica da BMW em Spartanburg/Carolina do Sul e logo será entregue a um cliente na China. Alcançar uma produção de sete dígitos é mais um marco na história de sucesso do primeiro SAV (Sports Activity Vehicle). Quando ele estreou em 1999, o BMW X5 com tração nas quatro rodas era o primeiro veículo de sua categoria. Desde então, o conceito de combinar um dinamismo superior no asfalto com uma tração incrível em terreno offroad tem sido um sucesso em todo o mundo, e ao mesmo tempo vem gerando impulsos cruciais para o portfólio de modelos BMW. Com a família de modelos BMW X, que neste período cresceu e agora conta com um total de quatro membros, a empresa registrou um contínuo crescimento das vendas, algo único entre os fabricantes de veículos comparáveis. O BMW X5 continua sendo o símbolo e o inovador mais importante para o sucesso do conceito SAV. O espaçoso carro de cinco portas oferece até sete assentos, seu inteligente sistema BMW xDrive de tração nas quatro rodas garante uma incrível aceleração tanto no asfalto quanto em terreno offroad. A tecnologia de tração nas quatro rodas permanente e eletronicamente controlada distribui a força entre as rodas dianteiras e traseiras de forma variável de acordo com cada situação específica. Além disso, um ambiente interno luxuoso e uma ampla gama de opções de inovadores sistemas de assistência ao motorista contribuem para a manifestação característica do prazer de dirigir tão típica de um BMW.


PARA A COPA - Patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul™, a Kia Motors entregou no Soccer City Stadium, em Joanesburgo, uma frota com mais de 200 veículos para assegurar o transporte de equipes, oficiais, representantes e visitantes VIP de todo o mundo durante o torneio. "A Kia Motors tem o prazer de desempenhar um papel tão importante na Copa do Mundo na África do Sul", disse Nam-Soon Lee, diretor do Grupo de Marketing no Exterior da Kia Motors Corporation. "Estar envolvido ativamente em marketing esportivo é parte da nossa estratégia para se tornar um grande player no cenário automotivo mundial. Temos feito um esforço estratégico para impulsionar a identidade da nossa marca, aumentando a presença em patrocínios esportivos importantes”. Como 'Parceira Automotiva Oficial da Copa do Mundo FIFA 2010 na África do Sul’, a Kia forneceu veículos oficiais de sua ampla linha de modelos para o Comitê Organizador da Copa. A frota da Kia é composta por 207 veículos – entre eles, o novo Sorento, o crossover Soul e a espaçosa minivan Carnival. Além de seus próprios veículos, a Kia cedeu uma frota de ônibus ‘vestidos’ de Kia, incluindo os ônibus das equipes dos países participantes.


EM MACAÉ - A Citroën do Brasil e o grupo Cannes inauguram nesta quinta-feira, dia 10, na cidade de Macaé (RJ), a concessionária Cannes, 138ª concessão da marca Citroën no País, integrando uma rede sólida e com padrões internacionais de qualidade. Esta concessionária completa - atendimento em vendas, peças e serviços - amplia para 13 o número de pontos de atendimento comercial da rede Citroën no estado do Rio, hoje operando na capital com nove lojas, em Niterói (duas), Volta Redonda e, a partir de agora, também em Macaé. Com 4.000 m² área total e 1.400 m² de área construída, a Citroën Cannes Macaé está localizada na Avenida Aloísio da Silva Gomes, 650, Granja dos Cavaleiros, numa das áreas mais nobres de Macaé. O empresário Ivan Cortellazzi Colaneri, diretor-geral do grupo Cannes, informa que “a nova casa está localizada num ponto estratégico a menos de 100 metros do Shopping Plaza Macaé e também próximo à Cidade Universitária da UFRJ”. A Bacia de Campos – onde se localiza Macaé – é responsável por 80% da produção de petróleo e por 47% da produção de gás do País. Moderna e arquitetonicamente avançada, a concessionária Cannes Macaé é equipada com showroom climatizado para veículos novos e seminovos, setores administrativos e oficina dotada de equipamentos de última geração. “A Citroën Cannes de Macaé – complementa Colaneri - é a primeira concessionária da marca no estado do Rio de Janeiro já planejada e construída dentro dos novos padrões mundiais da Citroën para seus pontos de vendas e serviços”. Oferece, por exemplo, espaços inéditos como o Gamme Distinctive (onde o cliente tem a gama da marca apresentada de maneira diferenciada) e o Espaço Actualité (lançamento mais recente é apresentado em destaque para o cliente).


R8 LMS NO BRASIL - Com mais motor, agora V10, o novo Audi R8 LMS, modelo esportivo estréia nas pistas do Brasil para disputar o titulo da temporada 2010 do Itaipava GT. A dupla que pilota o carro alemão é a bicampeã da categoria, Xandy Negrão e Andreas Mattheis. O V10 5.2 litros de 40 válvulas e injeção direta tem 105 cavalos a mais que o R8 4.2 V8 original, e é totalmente preparado para corrida. Além do design diferenciado, tudo feito artesanalmente pela Audi, o carro ainda traz uma característica única, conta com 24 leds nos faróis, para representar as vitorias nas 24 horas em Le Mans Series. Depois de iniciarem o campeonato com um Ford GT 2008, a troca pelo R8 V10 trouxe mais empolgação e ansiedade aos pilotos da equipe A Mattheis. "Estamos ansiosos com esse novo carro. Ele foi desenvolvido para a GT3, rodas maiores, cambio seqüencial no volante, é um carro muito bem feito, a gaiola já sai embutida da linha de montagem da Audi, todas as carenagens são feitas de fibra de carbono e foram desenvolvidas em túnel de vento, apenas as portas e o teto são as originais em alumínio, o carro é totalmente desenvolvido para competição de altíssimo nível", explica Andreas Mattheis.


PARA INJEÇÃO - Alinhado ao conhecimento mundial da Continental em sistemas de injeção eletrônica, o Grupo oferece para o mercado de reposição nove famílias de produtos com a marca VDO, para diversos modelos de automóveis nacionais e importados. Os produtos são bombas de combustível, corpos de borboleta, atuadores de marcha lenta e sensores de oxigênio, rotação, velocidade, detonação, MAP e TPS (posição de borboleta). “Possuímos no mercado de reposição um portfólio de produtos para sistemas de injeção eletrônica que atende de forma ampla ao segmento e às necessidades dos clientes, respeitando o padrão de qualidade e tecnologia estabelecido pelas montadoras para os equipamentos originais de fábrica”, diz Marcelo Rosa, gerente de Produtos da Continental.


INFLAÇÃO DO CARRO - Andar de carro não está tão caro como nos anos anteriores. A Inflação do Carro da Agência AutoInforme registrou um aumento de apenas 0,04% em maio e no acumulado do ano o custo para andar e fazer a manutenção preventiva subiu modestos 0,67%, um índice bem abaixo do IPC da FIPE, que foi de 3,1% no período. De uma forma geral, os itens da cesta de peças, serviços, combustíveis, seguros e impostos, não tiveram muita alteração no mês. A peça que mais subiu foi a lona de freio, com alta de 1,69% no mês. Mas a lona tem um peso insignificante (0,92%) na composição da inflação total. A cambagem foi o item com a maior queda de preço em maio, 4,17%, seguida pelo filtro de ar, com -2,45% e a lavagem completa, que ficou 2% mais barata. Mas no acumulado do ano alguns itens tiveram aumentos significativos e o principal deles foi o estacionamento mensal. Estacionar ficou 17,08% mais caro este ano e é o grande responsável pelo índice do ano, pois o item tem um peso importante da composição do índice. O estacionamento representa nada menos do que 16% de todas as despesas do motorista.


VIAÇÃO ITAPEMIRIM - Em agradecimento pelo patrocínio e trabalho realizado na campanha “A Cara da Vida”, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, do Hospital das Clínicas de São Paulo, vai entregar uma placa de homenagem à Viação Itapemirim, uma das parceiras do projeto. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 10, às 10h, no anfiteatro do Instituto. A ação, que visava arrecadar fundos para combater a AIDS e conscientizar a população sobre os perigos do vírus e as maneiras de preveni-lo, consegiu angariar R$ 500 mil, que foram doados integralmente ao Instituto. Para recolher as doações, a Itapemirim disponibilizou um ônibus de sua frota para percorrer os principais shoppings centers da capital paulista (Iguatemi, Villa Lobos, Ibirapuera, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista e Iódice Denim na Rua Oscar Freire). O ônibus foi todo customizado com a foto que a apresentadora Adriane Galisteu, uma das líderes da campanha, produziu especialmente para o projeto. O veículo serviu, ainda, como um verdadeiro outdoor ambulante da campanha. Os colaboradores que realizaram uma doação no valor de R$ 49,90 receberam de presente a camiseta do projeto ”A Cara da Vida” confeccionada pela Iódice Denim.


DIA DOS NAMORADOS - O GPS Autoguia, que contém os novos mapas digitais, da Multispectral, a maior empresa no Brasil em tecnologia de localização, pode ser um presente útil para o Dia dos Namorados. Inclui informações sobre hotéis, restaurantes e atrações turísticas do Guia Quatro Rodas Brasil, com resenhas e fotos. São mais de 50 mil pontos de interesse visitados, selecionados e classificados pela equipe de jornalistas do guia, há 45 anos no mercado, em que o usuário encontra informações sobre horários de funcionamento, telefones e condições de pagamento. Com a exclusiva função Ecoroute, o navegador escolhe rotas por onde se gasta menos combustível. O Autoguia é uma compilação de mapas e pontos de interesses para GPS Garmin, e funciona em mais de 2.400 cidades brasileiras. “O GPS Garmin com Autoguia conta com informações exclusivas de turismo e entretenimento, e é um presente definitivo para não se perder e não se atrasar”, diz Wagner Pacífico, diretor de Marketing da Multispectral. Qualquer erro no mapa pode ser corrigido em apenas 20 dias. Para apontar erros e atualizar os mapas, os clientes acessam o site www.autoguiagps.com.br.


NOVA LINHA - Líder no Brasil em acessórios para personalização de veículos automotores, a Keko apresenta uma nova linha de produtos para a Mahindra Pick-up. Alinhada com as tendências mundiais do setor automotivo, e atenta a demanda do mercado, a empresa desenvolveu parachoque de impulsão, estribo integral, bagageiro, engate de reboque e capota marítima. Após uma solicitação da montadora Bramont, o setor de engenharia da empresa trabalhou na concepção do projeto da nova linha, realizando desenhos, testes, desenvolvimento da estrutura e liberação das peças para produção. O diretor superintendente da Keko, Leandro Mantovani, destaca a importância da primeira parceria com a Bramont. “Com este lançamento, além de ampliarmos nosso mix de produtos, vamos aproximar a marca Keko de um cliente que ainda não atendíamos”, avalia o executivo. Saiba mais informações sobre a Keko. Acesse o site: www.keko.com.br.


NOVO EQUIPAMENTO - A Bosch apresenta na Autopar 2010 sua nova linha de equipamentos de teste para manutenção e reparo do sistema de ar-condicionado do veículo, os modelos ACS 600 e ACS 650. Totalmente automatizados, a linha ACS executa atividades como: limpeza do sistema de ar-condicionado (flushing), aspiração e reciclagem do gás refrigerante, retirada do óleo usado, fase de vácuo com posterior comprovação de estanqueidade, carga de óleo novo e de contraste UV, assim como a carga precisa de gás refrigerante. Os equipamentos ACS 600 e ACS 650 possuem ainda a função de autodiagnóstico, qu e identifica problemas no funcionamento do sistema, interrompendo automaticamente o processo de teste e informando ao operador sobre a falha apresentada evitando, dessa forma, danos ao produto.


DA JOHNSON - A joint-venture da Johnson Controls, líder mundial de baterias automotivas, e da SAFT, fabricante de modernos produtos de armazenamento de energia, equipa com uma inédita bateria de íons de lítio o primeiro automóvel híbrido comercializado no Brasil, o Mercedes S400 Hybrid. A bateria melhora a eficiência dos veículos elétricos híbridos (VEH), pois tem grande capacidade de geração de energia, tamanho e peso reduzidos, contribuindo para a maior autonomia e para otimização do espaço interno do automóvel. A bateria de íons de lítio desenvolvida pela Johnson Controls-SAFT possui alta capacidade de carga - o dobro das convencionais fabricadas com níquel. Por ser compacta e leve, é instalada no cofre do motor, não ocasionando perda de espaço no porta-malas, ao contrário das demais que equipam os veículos híbridos. Outro importante diferencial é que utiliza a energia cinética gerada nas frenagens para recarga, tecnologia aplicada nos carros de Fórmula 1.


EM JAMSHEPDUR - Em 27 de Maio de 2010, a Metalsa S.A.de C.V. inaugurou sua nova fabrica em Jamshedpur, India. Onde irá fabricar vigas laterais customizadas de classe 5, 6, 7 e 8 para comerciais médios e pesados. A nova fabrica fortalece a posição da Metalsa como principal fornecedor de componentes estruturais para veículos leves e comerciais no mercado global. A fabrica de Jamshedpur vai gerar aproximadamente 300 empregos diretamente em sua capacidade máxima, e vai produzir aproximadamente 1800.000 vigas laterais por ano. Esta fabrica esta equipada com tecnologias de alto desempenho como moldagem em rolo, cortes de plasma, perfuração hidráulica CNC, dobradeiras offset e pintura electroestatica, para satisfazer o mercado interno assim como o externo. A Tata Motors e a Mahindra-Navistar são os principais clientes da fabrica de Jamshedpur. “A India é uma das cinco regiões no mundo com a maior produção de comerciais pesados e suas expectativas de crescimento economico para os próximos anos são encorajadoras,” disse Leopoldo Cedillo, CEO da Metalsa. “A Fabrica de Jamshedpur vai fortalecer nossa presença global, permitindo um melhor atendimento à Tata e Mahindra, que no futuro se tornarão competidores globais, assim como nossos outros consumidores globais operando na região.”


QUAL COMPRAR - A minivan C4 Picasso foi eleita a melhor opção de compra na categoria Familiar de Luxo no Guia Qual Comprar 2010, organizado e publicado pela Revista Autoesporte (Editora Globo), edição junho de 2010. Segundo a publicação, o C4 Picasso “tem preço competitivo e trata muito bem as famílias: conta com cinto de três pontos em todos os assentos, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, sete airbags, freios ABS e controle de estabilidade”. Os elogios envolvem também a parte mecânica: “o motor não decepciona e o câmbio tem opção de trocas de marchas por borboletas atrás do volante”. Como principais destaques do C4 Picasso, o guia cita o espaço interno, a lista recheada de equipamentos e os inúmeros mimos para a família, que torna o modelo imbatível. Para chegar às conclusões deste ano (no total foram 12 categorias), os integrantes da redação da Autoesporte fizeram uma força-tarefa: foram quatro semanas de pesquisa, consultas, análises, cálculos e discussões. No total foram avaliados mais de 400 modelos disponíveis no mercado, o que dá ainda mais credibilidade e importância ao título. O compacto premium C3, a minivan Xsara Picasso, o esportivo C4, o sedan C4 Pallas e o top C5 também se destacaram em suas respectivas categorias, com elogios a inovação tecnológica, estilo, conforto e nível de equipamentos.


HILUX EXPEDITION - A chuva que caiu na sexta deu um tom especial ao rali Toyota Hilux Expedition, promovido pela concessionária da marca Toyolex, que aconteceu no último sábado (5), em Gravatá, na serra pernambucana. O evento reuniu 175 veículos Toyota 4x4 – picape Hilux e utilitários esportivos SW4, RAV4 e Land Cruiser Prado, com a presença de mais de 400 pessoas, entre pilotos, navegadores e Zequinhas. O trajeto de aproximadamente 60 quilômetros percorreu belas paisagens ao redor de Gravatá. Mas os competidores encontraram muita dificuldade na trilha, com muita lama e obstáculos a serem superados, uma vez que o percurso foi castigado por uma forte chuva um dia antes. A largada do Hilux Expedition, às 9h30, foi no Hotel Portal de Gravatá (BR 232, km 82). No local, todos fizeram uma concentração para vistoria dos veículos e treinamento obrigatório. A chegada, no mesmo local, ocorreu a partir de 12h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.