quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lançamento – Volkswagen Gol Rallye 1.6 VHT Total Flex 2010


Por Macus Lauria (texto e fotos)

Campinas/SP - A Volkswagen apresentou nesta última segunda-feira (20) o seu mais novo modelo com apelo aventureiro, o Gol Rallye, que com essa nova geração do hatch ficou com um visual mais apelativo e com a aparência idêntica a Saveiro Cross. Segundo os executivos da marca, o Gol Rallye estreou um novo segmento no Brasil, o dos “Compactos hatchbacks aventureiro”, que teve sua estréia em 2004, com o Gol de terceira geração, dando continuidade a série em 2007 com o Gol “G4” e voltando agora em 2010 com uma nova configuração, seguindo o DNA da marca. A montadora informa que são três os concorrentes atuais do Gol Rallye, entre eles o Novo Fiat Uno Way, o Renautl Sandero StepWay e o Citroën C3 XTR.


Por fora, o Gol Rallye de “quinta geração” chega com o mesmo apelo visual apresentado inicialmente no novo CrossFox e segue a mesma linha da Saveiro Cross. O Gol Rallye teve sua altura do solo aumentada em 2,8 cm, graças aos novos pneus 205/55 R15, mudanças na suspensão, que traz amortecedores e molas exclusivos e barra estabilizadora com maior diâmetro, assim como o eixo traseiro foi substituído por um modelo com maior rigidez. O Gol Rallye vem com vários equipamentos de série exclusivos, como sensor de estacionamento, abertura elétrica da tampa traseira e espelhos retrovisores externos com sinalizadores de direção, para a versão manual e opcionalmente é oferecido a transmissão automatizada I-Motion (ASG), o volante com paddle shifts incorporados, idêntico ao usado no Passat CC produzido na Alemanha, entre outros equipamentos.



Ainda na parte externa foram adicionados vários adereços aventureiros, para deixar o apelo off road em destaque. Esse visual já está ficando comum entre os modelos da marca, como na parte dianteira, onde se destaca destacam a grade em preto com a designação “Rallye” numa faixa em Prata Cyclone, que faz conjunto com os para-choques com faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) integrados, com uma régua na cor preta com detalhe em Prata Cyclone. “O Gol Rallye foge do formato tradicional dos veículos cross, procuramos dar a ele uma “forma” mais rápida. A velocidade predomina, mas ele mantém o aspecto de força e resistência”, explica Luiz Veiga, gerente executivo de Design da Volkswagen. Visto de lado é logo notado a nova faixa na cor preta, criando um efeito de cunha, com o nome da série na extremidade da roda traseira. Também foram aplicadas molduras nas caixas de rodas, e as maçanetas e a coluna central em preto fosco. Sob as portas, a soleira também tem acabamento preto, com uma faixa inferior central prata. Também chama a atenção as rodas de 15 polegadas de liga leve, com pneus 205/55 R15, idênticas as da Saveiro Cross. Um item inédito nessa categoria é a introdução dos retrovisores externos, com os indicadores de direção incorporados ao corpo do espelho (side blinkers). Na parte traseira os destaques ficam para o novo aerofólio superior, na cor preta e o para-choque trazendo na parte central inferior, um difusor em Prata Cyclone. Para apelar para a esportividade a montadora resolveu instalar uma ponteira do escapamento cromada, além das lanternas escurecidas.




Por dentro algumas modificações foram feitas exclusivamente para o Gol Rallye, como o acabamento em tonalidades escuras, assim como o teto e as colunas laterais e do vidro, realçando o painel, console, bancos e tapeçaria das portas. O painel tem pintura especial texturizada na parte superior, com destaque para as aberturas de ventilação com molduras metálicas e iluminação com Leds. A série pode ser identificada no interior com o logotipo “Rallye” presente no pomo da alavanca do câmbio, assim como na parte superior dos assentos dianteiros. Para quem viaja atrás, pode contar com luzes de leitura individuais, posicionadas no teto. Mesmo com um acabamento bem caprichado, durante o teste-drive, realizado em Campinas, nas estradas de terra foi possível perceber o barulho intenso dentro da cabine e na versão com câmbio automático a tampa do porta-luvas abriu várias vezes durante o trajeto.


A Volkswagem escolheu o motor 1.6 VHT Total Flex (EA-111) para equipar o Gol Rallye, nada mais justo, já que a montadora julga o modelo com um compacto com apelo esportivo, que pode vir equipado com uma transmissão manual MQ200, com cinco marchas, ou, na versão I-Motion, com câmbio automatizado sequencial ASG, que permite trocas de marchas manuais ou automáticas. Na versão manual a performance é mais exaltada, com etanos no tanque o Gol Rallye acelera até 100 km/h em 10,3 segundos, enquanto que com gasolina esse número aumenta para 10,6 segundos. Já a versão I-Motion faz de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com gasolina e em 10,8 segundos com etanol. Sua velocidade máxima é de km/h com utilização de gasolina (E 22) e 182 km/h com etanol (E100). As duas versões, com câmbio manual ou automático trazem de série direção hidráulica, trio elétrico, abertura interna do porta-malas elétrica, preparação para sistema de som com seis alto-falantes e antena, volante ajustável na altura e profundidade, limpador e desembaçador do vidro traseiro. Enquanto que a versão I-Motion tem a mais computador de bordo de série com alerta de velocidade, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, distância percorrida, tempo de viagem e velocidade média. Opcionalmente são oferecidos para os dois modelos ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS e volante multifuncional e para o I-Motion, pode ser adicionado comandos do câmbio tipo paddle shift, além do I-System para as duas versões. Ainda são oferecidas cinco cores, três delas sólidas (branco Cristal, vermelho Flash e preto Ninja) e duas metálicas, cinza Spectrus e prata Sirius, além da cor especial de lançamento, amarelo Solaris. Os preços partem de R$ 40.370 para a versão com câmbio manual e R$ 43.030 para a versão I-Motion.

3 comentários:

  1. Esse carro aí, de aventureiro de verdade não tem é nada. Como se isso não bastasse, até o ar condicionado é opcional, mesmo no modelo de 40 mil. Carro aventureiro fajuto sem ar condicionado e por 40 mil reais? Não, obrigado.

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  2. pq vc nem tem 40mil cara cade o seu melhor?
    o cara gasta a grana dele com quem quise

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