quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Novas normas para motores diesel na Europa



Por www.fordparatodos.com.br

Com o objetivo de atender a nova regulamentação européia, a Euro-6, que define a construção de motores Diesel de baixa emissão de gases poluentes e mais econômicos no consumo, para uso em automóveis e veículos comerciais, a Ford Motor Company e o grupo PSA/Peugeot-Citroen decidiram reforçar a parceria de 10 anos que mantém na produção desses equipamentos. Para tanto, os dois grupos acabam de anunciar um investimento (meio a meio) de 300 milhões de Euros na produção de uma nova gama de motores Diesel, dentro das novas normas, que estarão disponíveis no mercado europeu a partir de 2013. "Dez anos atrás, as duas empresas assinaram um acordo de cooperação no desenvolvimento e fabricação de motores Diesel de alta tecnologia”, afirmou Stephen Odell, presidente e CEO da Ford Europa, na cerimônia de continuidade do acordo do chamado Projeto Gemini, que proporcionou uma significativa economia de escala aos dois grupos. Para Odell, o trabalho em conjunto provou ser uma das parcerias mais duradouras e de sucesso na indústria automotiva global, com a produção de 16,5 milhões de motores Diesel nos últimos dez anos. “Juntos somos o maior fabricante de motores Diesel de alta tecnologia do mundo e assim pretendemos permanecer, pelo menos, por mais uma década”, concluiu o executivo. O atual acordo envolve duas famílias de motores Diesel, enquadradas na norma Euro 6 que, quando no mercado, vão permitir considerável economia no consumo de combustível, redução em alto grau nas emissões de CO2, e elevado desempenho. O projeto Gemini prevê uma capacidade de produção da ordem de 3 milhões de motores por ano para abastecer as marcas Peugeot, Citroen, Ford, Mazda, Jaguar, Volvo e Land Rover. As unidades industriais que produzem os motores Diesel para o grupo PSA Peugeot Citroen estão em Trémery, versões 1.6 litro, 2.0 e 2.2 litros, e em Douvrin, 1.4 litro, ambas na França. A Ford produz em Dagenham, Reino Unido (1.4, 1.6, 2.2 e 3.0 litros) e em Chennai, na Índia, a versão 1.4 litro.

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