sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Avaliação – Volkswagen SpaceFox Sportline 1.6 i-motion 2011


Por Macus Lauria (texto e fotos)

A nova Spacefox 2011 foi apresentada em Curitiba (PR), no dia 21 de junho de 2010 e só agora o CarPoint News está avaliando o modelo por completo, na época, só foi possível experimentar por um curto percurso de test-drive da montadora. A Volkswagen cedeu um modelo completo para uma avaliação mais minusiosa, de nove dias, onde foram percorridos pouco mais de 220 quilômetros, com o tanque sempre abastecido com etanol. A nova Spacefox ficou mais moderna, com o visual compatível com o novo DNA da marca alemã, apresentado pela primeira vez no coupê esportivo Scirocco. Lançada em 2003, o modelo recebeu melhorias também na parte interna e novos equipamentos de série para todas as versões. A versão cedida pela Volkswagen foi a top de linha Sportline 1.6 i-motion.


A Spacefox ficou muito mais atraente e mais competitivo com seus principais rivais na versão 2011, o “face-lift” aplicado no modelo é o mesmo feito no Fox, onde a parte dianteira e a parte traseira seguiram a linha da marca, harmonizando o conjunto geral da carroceria. Por fora a Station Wagon chama muita atenção por onde passa, com ar de novidade, o modelo se destaca nas ruas. A “SportWagon”, como a própria Volkswagen insiste em chamar a Spacefox, tem como maior novidade as novas lanternas traseiras, que perderam o aspecto circular e ficaram mais retas e modernas, inspiradas no SUV Touareg e com uma certa semelhança com a sua principal concorrente, o Palio Weekend. Visto de frente destaca-se a grade dianteira com filetes cromados, além do novo para-choque, que recebeu elementos horizontais e defletores integrados. Os retrovisores externos ganharam sinalizadores de direção, agora de série em todas as versões. Assim como o banco do motorista com regulagem de altura e porta-objetos na parte inferior (são 17 ao todo), e detalhes cromados em algumas partes do interior. O quadro de instrumentos foi desenvolvido com display em LCD, com mostradores duplos, seguindo o padrão europeu da marca. O interior foi todo reformulado, deixou o ambiente interno mais agradável e aconchegante, e com um certo toque luxuoso, típico dos modelos mais caros da linha de veículos da marca. Achar a posição de dirigir é fácil, a versão testada, completinha, oferecia bancos com regulagem milimétrica, volante com regulagem de altura e profundidade e retrovisores elétricos, facilitando a vida à bordo.


A versão avaliada 1.6 I-Motion (equipada com câmbio automatizado ASG) tem preço inicial de R$ 58.630 (valor consultado no site da montadora), mas que pode ser adquirido por R$ 56.000 em concessionárias do Rio de Janeiro, após consulta prévia por telefone. De série, a nova Spacefox trás direção hidráulica, ar-condicionado, limpador/desembaçador do vidro traseiro, regulagem do banco do motorista, redes nas laterais do porta-malas, banco traseiro com ajuste longitudinal, travamento central, trio elétrico, entre outros. Na versão avaliada ainda é possível encontrar computador de bordo com sete funções, sensor de chuva e sensor crepuscular, airbag duplo, e freios com ABS. Se porta-malas é de 430 litros, que pode ser aumentado para 527 litros devido ao banco traseiro corrediço (enquanto que com os bancos totalmente rebatidos, a capacidade de carga sobe para 1.385 litros). Com um novo pacote de acabamento interno, o SpaceFox oferece agora na versão Sportiline detalhes internos em cinza Siberiam e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan, o Spacefox avaliado estava equipada com bancos, tecidos das portas e volante revestidos em couro e vinil. Também oferecia CD Player, com MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e iPod e quatro alto-falantes e dois tweeters. Com o preço de R$ 58.630, podem ser adicionados mais R$ 1.030 para a pintura metálica ou mais R$ 1.530 para a perolizada. Se quiser adicionar bancos de couro e o volante multifuncional será preciso acrescentar mais R$ 2.900 a conta. Completo com o módulo flexibilidade (bancos rebatíveis, volante regulável – por R$ 830) e o sensor de estacionamento (R$ 750) esse valor sobre para R$ 64.220, um valor exagerado para uma perua média.


No cofre do motor está instalado o velho conhecido 1.6 VHT Total Flex, que disponibiliza 104 cv de potência a 5.250 rpm (com etanol) e 15,6 kgfm de torque (a 2.500 rpm). Segundo a Volkswagen esse motor acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h, abastecido com etanol. A suspensão também recebeu um reforço, para melhorar o conforto interno do motorista, e por que não, dos passageiros. Andando com ela no dia-a-dia é possível notar as falhas e os acertos da Volkswagen. Ao entrar no carro, o motorista é bem recebido com um ótimo banco de couro, com desenho esportivo, que também oferece várias posições de regulagem, inclusive de altura. Com a posição correta e os espelhos regulados, hora de dar a partida, para isso é necessário apertar o pedal de freio e girar a chave em seguida, regras básicas para utilizar com segurança o câmbio automatizado ASG em N (Neutro), após girar a chave no contato é possível sentir a potência mediana do motor 1.6. Durante o trajeto os trancos são uma constante na vida do motorista que optou por esse tipo de câmbio, que incomoda bastante, principalmente nas primeiras marchas. O motorista consegue se acostumar com o tempo de uso e passa a administrar melhor as trocas involuntárias do câmbio automatizado. Para quem ainda não está acostumado, aconselho o uso das “borboletas” instaladas ao lado do volante, sempre passando as marchas quando a rotação chegar aos 3.200 rpm ou utilizar a tecla “S” que se encontra localizada do lado esquerdo da manopla de câmbio, que passa as marchas com uma rotação maior e os trancos são amenizados. Outro problema é o consumo, que aumenta gradativamente com esta função mais “esportiva” da caixa de marchas. As trocas de marcha não deixam o motorista à vontade para fazer ultrapassagens, pois as reduções são exageradas a ponto de fazer quem está atrás do volante não arriscar a manobra em certos momentos, principalmente em subidas de serras ou retas curtas. Com a suspensão renovada, o SpaceFox não fez feio nas curvas mais fechadas, mesmo com o piso levemente molhado o carro não perdeu a trajetória em nenhum momento. O modelo chegou facilmente a de 170 km/h na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro sem forçar muito o motor e sempre estável, sem flutuações da carroceria. Internamente o barulho incomodava, vindo sempre do bagagito do porta-malas, mas na maior parte do tempo o silêncio fez parte de todo o trajeto da avaliação. Enfim, o SpaceFox é bom de dirigir e confortável, predicados importantes para quem deseja levar a família para uma viagem longa, ou mesmo usar no dia-a-dia em uma cidade grande.



*FICHA TÉCNICA:

Motor Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool

Cilindrada (Cm³) 1.598

Potência (Cv) 101 (G) e 104 (A), ambos a 5.250 rpm

Torque (Kgfm) 15,4 (G) e 15,6 (A), ambos a 2.500 rpm

Câmbio Automatizado ASG, de cinco marchas e paddle-shifts no volante

Comprimento (m) 4,18

Largura (m) 1,65

Altura (m) 1,54

Entre-Eixo (m) 2,46

Porta-Mala (l) 430/527 (com o banco traseiro corrediço posicionado à frente)

Suspensão Independente do tipo McPherson, com braços de controle, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira; interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na traseira

Freios Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás

Tanque (l) 50

Taxa de Compressão 12,1:1

Velocidade Final (km/h) 181 (A)

Aceleração 0 a 100 Km/h (s) 11,6 (A)

PREÇO: R$ 57.860 (sem opcionais).

* Dados de fábrica

6 comentários:

  1. Carro CARO, com motor fraco, beberrão, cambio que dá trancos e com garantia total de somente 1 ano. Comprei um Polo 0km, que só me deu dor de cabeça, dando diversos problemas de ordem eletrica e mecanica, pra nunca mais comprar VW. Por esse valor, eu prefiro comprar um FIT ou City...

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  2. O carro esta muito bonito e bem melhor aque a versão antiga, porem por esse preço eu pega um Megane Gran Tur que vem mais completa que a space e ainda sobra dinheiro mesmo pagando ipva e seguro.
    E o motor ainda é economico fazendo 8 no alcool na cidade.

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  3. O carro é show...mais, quando falamos de custo/beneficio o SpaceFox deixa a desejar, muito caro e consumo altissimo.
    E se for a versão completissima, ai é que piora!!!

    O carro é pra quem tem dinheiro mesmo...

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  4. Onde que isso é perua média???? Tenta 3 pessoas no banco traseiro. Pq a Volks chama um carro de médio se tem interior menor que a compacta Palio Weekend? Cada um chama do que quiser agora...

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  5. vou pegar uma pra mim...com certeza

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