sábado, 5 de março de 2011

Rápidas do final de semana


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



ACIMA DA MÉDIA - A Citroën encerrou os dois primeiros meses de 2011 com um crescimento de 57,03% em seu volume de vendas em comparação ao mesmo período de 2010, com 14.524 unidades registradas. Esse porcentual ficou bem acima da média do mercado, de 18,01% (Veículos de Passeio), e ajudou a consolidar a Citroën como a oitava marca de automóveis do Brasil, com 2,98% de participação de mercado. “Este crescimento indica que estamos no caminho certo, investindo, cada vez mais, em produtos inovadores e na qualidade dos serviços oferecidos por nossa rede de concessionárias”, afirma Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil. Em fevereiro, a marca emplacou 7.253 unidades, um resultado 49,18% superior a 2010 - ante um volume de 4.862 unidades, assegurando uma participação de mercado de 2,81%. Boa parte deste sucesso se deve a grande aceitação por parte do consumidor do SUV compacto AIRCROSS. Lançado em setembro de 2010, ele já é o terceiro modelo mais vendido de seu segmento (B Premium Cross), com 15,78% de participação e 2.717 unidades comercializadas no bimestre. Em fevereiro, o Citroën AIRCROSS aumentou sua participação para 16,11%, com 1.518 unidades registradas. Entre os compactos premium, o C3 exibe sua vitalidade com um crescimento de 43,17% em relação a 2010, tendo vendido 5.850 unidades no bimestre. Também registraram crescimento o esportivo C4 (2.077 unidades, crescimento de 7,34%) e o sedã C4 Pallas (1.578 unidades vendidas, crescimento de 16,29%). No segmento de minivans, a marca mantém sua liderança com 33,20% de participação. No período, o Xsara Picasso, modelo produzido no Brasil, já acumula 873 unidades. Os importados C4 Picasso e Grand C4 Picasso acumulam, respectivamente, 777 e 114 unidades. Com o início da distribuição da linha 2011 e o incremento de volumes disponíveis à venda, a marca ambiciona conquistar, até o final de 2011, 40% de participação do segmento M1 Break/Mono. Completando a presença da Citroën no mercado nacional, aparecem a van Jumper, com 427 unidades vendidas (versões Minibus e Furgão), e o top C5, que teve 103 unidades comercializadas no período.



15 CATALISADORES - Líder nacional na fabricação de escapamentos para o mercado de reposição, a Tuper Escapamento e Catalisadores, lança 15 catalisadores para atender o mercado de reposição. Os novos produtos são destinados a modelos das marcas Fiat, VW, GM, Peugeot, Honda e Mitsubishi fabricados há mais de três anos. Passam a integrar o portfólio de produtos da empresa catarinense, que atua há mais de 39 anos no mercado, catalisadores para modelos como o Kadett (1997), Polo Classic 96/2000, Brava 99/2003, Fiesta 2002/2007, Fit 2003/2006, TR4 2004/20087, entre outros. O aumento da frota circulante no País estimada em 29,9 milhões de veículos (dados do levantamento do Sindipeças - Sindicato da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) impulsiona o mercado da reposição que atende veículos acima de três anos de idade, justamente após o término da garantia de fábrica. São mais de 22 milhões de veículos que freqüentam as oficinas independentes para fazer a manutenção. Além disso, a inspeção ambiental veicular na cidade de São Paulo também movimenta o mercado da reposição, gerando mais demanda por peças voltadas ao sistema de exaustão como escapamentos e catalisadores. “Milhares de veículos que circulavam pela capital paulista que têm mais de três anos de uso, por exemplo, começaram a fazer revisão e tiveram de substituir componentes do escapamento e catalisadores para garantir a aprovação da inspeção”, afirma o diretor da empresa, Valmir Linzmeyer.


SEMANA CULTURAL - Misturar cultura, paixão, arte, velocidade e história. Esta é a finalidade da 2ª Edição da Semana Cultural da Velocidade (Velocult), uma exposição idealizada pelo empresário de eventos e designer Paulo Soláriz e que acontece de 15 de março a 2 de abril, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo. A mostra reunirá 20 carros de corrida antigos e atuais, além de objetos pessoais de pilotos, troféus importantes, painéis fotográficos e, claro, obras de arte que têm a velocidade e suas emoções como temas principais. A exposição promete mexer com os sentimentos dos visitantes e apreciadores de corridas, já que dará ao público a oportunidade de conhecer de perto a história do automobilismo brasileiro tão consagrado mundo afora pelas mãos de nossos talentosos pilotos. Os jovens e crianças, principalmente, poderão ter contato direto com carros e objetos antigos fundamentais para a trajetória de sucesso de mais de 100 anos do esporte no Brasil. Pelos enormes e ecléticos corredores do Espaço Cultural do Conjunto Nacional será possível admirar a famosa e legendária Carreteira nº 18 de Camilo Cristópharo, um carro construído nos anos 50 com muito trabalho de engenharia e que exigia “braço” para ser pilotado. Um legítimo representante da evolução do automobilismo brasileiro. Poderão ser vistos também: a Carreteira de Chico Landi; o Willis Interlagos nº 22 que Bird Clemente “derrapava” pelo autódromo paulistano em 1965; o DKW nº 10 da Equipe Vemag; o Opala “envenenado” pilotado por Paulo Gomes quando foi campeão da Stock Car pela primeira vez, em 1979.



RECORDE EM FEVEREIRO - Em fevereiro, a Nissan do Brasil manteve seu ritmo acelerado de vendas e fechou mais um mês com grandes resultados. Com 4.211 unidades vendidas, a companhia registrou um crescimento de 104% em relação ao mesmo período do ano anterior e atingiu participação recorde de mercado de 1,63%, um crescimento de 0,65 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2010. Cada modelo Nissan apresentou ótimo desempenho em fevereiro (veja na tabela abaixo). Um dos destaques foi da família Tiida (Tiida Hatch e Tiida Sedan) que vendeu 1.316 unidades no mês, 337% a mais que o mesmo período do ano anterior. Já a família Livina (Livina, Grand Livina e X-Gear) vendeu 1.314 unidades, 32% a mais que em fevereiro de 2010.


STARK VENCE - O jipe Stark foi uma das grandes atrações do início do 37º Rallye das Praias 2011 – do campeonato Gaúcho de Rallye Regularidade, realizado no último domingo 27/02. Mesmo com muita chuva, o piloto Fábio Torcato e o navegador Alexandre Rech, de Porto Alegre, venceram a prova dos Graduados na categoria 4X4 com o guerreiro carro brasileiro. O trajeto, que teve quase 200 quilômetros de distância, passou pelas cidades de Capão da Canoa, Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Itati, Dom Pedro de Alcântara e Torres.




CENTRO DE PESQUISA - A Lifan e o Grupo Effa, representante da marca no Brasil e no Uruguai, anunciaram ontem (dia 3 de março), oficialmente, a construção de um centro de pesquisas e desenvolvimento de novos veículos no Brasil. O novo centro de pesquisas e desenvolvimento será instalado em São Paulo (SP), num investimento conjunto entre o Grupo Effa e a Lifan. O anúncio faz parte da programação da segunda convenção mundial da Lifan (Global Distributor Convention of Lifan Motors), que reúne representantes da marca do mundo todo, e está sendo realizada na cidade de Hainan, na China. O Grupo Effa está presente na convenção com seu presidente, Eduardo Effa, o diretor de engenharia, Ronaldo Mazara, e com representantes de concessionárias brasileiras. O evento termina nesta sexta-feira, dia 4. A Lifan (www.lifanmotors.com.br), uma das maiores montadoras da China, foi lançada no mercado brasileiro em outubro do ano passado. Inicialmente, estão à venda dois automóveis: o hatchback 320 e o sedã 620, que são montados no Uruguai numa planta construída pelo Grupo Effa com investimento de US$ 25 milhões. A marca já conta com uma rede de 18 concessionárias exclusivas.


COM CHIP INSTALADO - A Goodyear reforça sua vocação inovadora e pioneira ao lançar o primeiro pneu de caminhão da América Latina que já vem com chip de identificação por rádio frequência (RFID) instalado de fábrica. A tecnologia, que permite o monitoramento das condições técnicas dos pneus, é uma evolução do modelo anterior, no qual o chip era vendido separadamente do pneu. Com isso, o custo de instalação do produto é minimizado e o cliente ganha tempo em sua operação de manutenção, além de uma maior confiabilidade na gestão da vida útil do pneu. O chip é responsável por armazenar as informações de posição do veículo, quilometragem, pressão de ar e profundidade de sulco, que são monitorados pelo sistema Tire IQ para o gerenciamento de frotas. O lançamento do pneu com chip reforça a estratégia da Goodyear de investir cada vez mais na oferta de serviços inovadores, proporcionando uma relação mais próxima com seus clientes durante todo o ciclo de vida de seus produtos. O pneu com chip estará disponível primeiramente no modelo 295/80R22.5 G658 a partir do segundo semestre de 2011.


PARA RIVIERA - A Eurobike levará para o litoral norte de São Paulo o cobiçado X1 da BMW. Serão dois modelos que ficarão expostos durante a temporada de carnaval no condomínio Concept Homes, no espaço Garden em Riviera de São Lourenço. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o mais novo membro da família X da BMW, conferir todos os seus detalhes e tecnologias, além de contar com um atendimento exclusivo dos funcionários Eurobike, que estarão à disposição para tirar todas as dúvidas a respeito dos modelos. Há nove anos no mercado, a Eurobike, tradicional no ramo automobilístico, representa as marcas Audi, BMW, Land Rover, MINI, Porsche e Volvo. No Estado de São Paulo, o grupo tem loja na capital paulista, em Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A Eurobike também está presente em Porto Alegre e Uberlândia.


EM PISOS MOLHADOS - A Goodyear, em mais uma demonstração de inovação, lança a tecnologia AquaMaxTM com o objetivo de otimizar o desempenho dos pneus em pisos molhados, proporcionando performance superior principalmente em frenagem, tração e dirigibilidade. O AquaMaxTM será empregado nos pneus Eagle Excellence, como parte da linha High Definition da Goodyear, que são os produtos de alta performance da empresa. Vários diferenciais proporcionam maior precisão deste pneu em condições adversas. Um dos grandes destaques é o desenho de banda de rodagem assimétrico. Esse design ajuda a otimizar o contato com o piso, drenando um maior volume de água. Outra vantagem gerada por este formato é o desgaste uniforme dos pneus, possibilitando uma maior durabilidade. Os benefícios da nova tecnologia, porém, não ocorrem somente em pisos molhados. Em testes conduzidos pela Goodyear, os pneus Eagle Excellence AquamaxTM obtiveram uma frenagem e uma tração superiores aos mesmos pneus sem a tecnologia, já considerados de alta performance. Já a banda de rodagem é feita de um composto especial de borracha desenvolvido pela Goodyear. Assim, o pneu passa a ter uma maior aderência no molhado, causando uma tração melhor e, consequentemente, garantindo uma dirigibilidade mais precisa e uma melhor frenagem.

MARCA PREFERIDA - A Mercedes-Benz foi apontada, novamente, a marca líder nas categorias montadora de caminhões e carro importado num levantamento realizado no Rio Grande do Sul. O resultado foi anunciado no último dia 1º de março, quando houve a premiação da 13ª edição do evento "Marcas de Quem Decide", iniciativa do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, em parceria com o instituto de pesquisa QualiData. A pesquisa do DataQuali é feita com base em respostas espontâneas de mais de 500 entrevistados escolhidos por sorteio. Isso dá um significado ainda maior ao resultado, demonstrando que a Mercedes-Benz está efetivamente na lembrança e na preferência dos gaúchos quando se trata de caminhões e automóveis. A Mercedes-Benz do Brasil é o maior fabricante de veículos comerciais da América Latina. A Empresa é a única do setor, no País, a produzir num mesmo local - a planta de São Bernardo do Campo, São Paulo - caminhões e ônibus e também os seus agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas. Esta unidade abriga também o maior CDT - Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Daimler AG fora da Alemanha, onde desenvolve e testa os produtos e as tecnologias aplicadas a caminhões, ônibus e agregados.


10 ANOS NO BRASIL - A Peugeot do Brasil está em ritmo de comemoração: em 2011, completa 10 anos produzindo carros no país e, para festejar, preparou uma série de ações e ofertas diferenciadas para o consumidor. O conceito da campanha, intitulado “Do Rio para o Brasil”, alinha-se à atividade da Marca no mercado nacional, já que possui veículos produzidos em Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, e distribuídos para todo o país. Desde 2001, a linha de montagem concebeu oito modelos Peugeot, entre as linhas 206, 207 e Hoggar. A linha de comunicação estabelecida para a campanha, que estará em vigor a partir de 09 de março, partiu de uma assinatura clara e direta: “Peugeot 10 anos fabricando no Brasil”. A assinatura da campanha publicitária também dá nome à série especial que prevê pacote exclusivo de equipamentos para as linhas 207 e Hoggar, nas versões XR e XRS, e para o modelo 307 Presence Pack, tornando a gama ainda mais atraente. Nela, todos os veículos recebem a inscrição “10 anos fabricando no Brasil”, e os consumidores que efetuarem a compra no período da campanha concorrerão a um Peugeot 307 da série.


PRÊMIOS DE EXCELÊNCIA - No último dia 25, a Toyota, maior montadora de automóveis do mundo, concedeu à Pirelli o prêmio “Regional Contribution Award”, durante o evento Toyota Global Suppliers Convention, realizado em Nagoya, no Japão. Entregue ao presidente mundial da Pirelli Pneus Francesco Gori, o troféu foi conquistado graças ao reconhecimento da qualidade dos produtos e serviços da operação da Pirelli Pneus na América Latina. O reconhecimento da matriz japonesa representa um passo adiante na relação entre as duas empresas. Durante cinco anos consecutivos, de 2006 a 2010, a fabricante de pneus recebeu diversos prêmios de excelência em logística, qualidade e custos, concedidos aos fornecedores da Toyota na América do Sul. No segmento Agro, a Pirelli passou a integrar o “Hall of Fame” da John Deere, a principal fabricante de máquinas, colheitadeiras e implementos agrícolas do mundo. Trata-se do reconhecimento à operação da fabricante de pneus na América Latina, por ter vencido o troféu Partner cinco anos consecutivos. A premiação anual é entregue aos fornecedores da empresa melhor avaliados em uma série de quesitos, como confiabilidade de entrega, qualidade e competitividade dos produtos. A homenagem especial aconteceu durante o evento John Deere Achieving Excellence and Global Supplier Conference, realizado no dia 1º de março em Iowa, nos Estados Unidos.


EM COMPÓSITOS - A MVC, empresa pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, equipa a nova linha W FLY de miniônibus da Volare com inéditos componentes em plástico de engenharia que proporcionam acabamento superficial de alta qualidade, ajudam na preservação ambiental e na redução de peso e de custos. Com conceitos aplicados somente nos automóveis, as novas peças são desenvolvidas com tecnologias 100% recicláveis e permitem melhor absorção de impacto, aumento da segurança passiva e mais conforto. De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, este novo conceito aproxima cada vez mais o miniônibus de um veiculo de passeio, com foco na redução de peso, resistência, beleza e conforto. “Desenvolvemos desde o para-choque e as saias laterais, em plásticos de engenharia de alto desempenho, até revestimentos internos, como o teto, as paredes de separação e o painel de instrumentos completo”, explica Gilmar.


NOVA LINHA – A Volare lança a linha W FLY e aproxima o miniônibus do conceito veicular aplicado nos automóveis para maior conforto, segurança e acabamento superior. Sinalização externa em Full LED; maior utilização de plásticos de engenharia 100% recicláveis nos para-choques, laterais e revestimentos internos do veículo que absorvem o impacto e colaboram para a preservação ambiental; desenho limpo com linhas suaves, e sofisticação no interior. A linha W FLY Volare – inicialmente para os modelos W9 e DW9, nas versões Urbano, Executivo e a recém-criada Limousine – nasce com desenho singular e forte destaque para os conjuntos óticos dianteiro e traseiro. O miniônibus utiliza lanternas e delimitadores com LED e condutores de luz (light pipe), além de luzes de posição em LED, ampliando a visibilidade e a segurança. O uso do plástico de engenharia também é marcante na linha W FLY. O miniônibus conta com para-choques dianteiro e traseiro, capô dianteiro, para-lamas e laterais inferiores em NORYL, material com grande capacidade de absorção de impactos, deformação elástica, diminuindo os custos de manutenção e/ou troca de peças. Estas características evidenciam uma evolução no quesito segurança passiva de pedestres.


30.000 CAMINHÕES - A Iveco, fabricante de caminhões que mais cresce no mercado nacional, fechou o mês de fevereiro com a produção do seu caminhão pesado número 30.000, no Complexo Industrial localizado em Sete Lagoas (MG). O caminhão que celebrou essa marca foi o extrapesado Stralis NR, reconhecido como um dos melhores modelos, de maior produtividade e menor custo operacional do mercado na sua categoria. Desde 2004 produzindo veículos desse segmento, a Iveco inaugurou em setembro de 2009 a nova linha de produção de caminhões semipesados e pesados na fábrica, como parte dos R$ 80 milhões investidos para a expansão do Complexo Industrial de Sete Lagoas. A nova unidade possibilitou um crescimento consistente na produção dos veículos dos segmentos acima de 17 toneladas de PBT. Em apenas dois anos, desde a sua inauguração, foram produzidos mais de 13 mil unidades de caminhões, quase igualando ao total fabricado entre 2004 e 2008 – que foi de 15.343 unidades. Somente em 2010, a fábrica produziu 9.902 veículos pesados, 10 vezes mais do que o fabricado em 2004.


EM MANAUS – Inspirada no crescimento da região Norte e com o objetivo de investir cada vez mais no desenvolvimento do País, a Honda anuncia o início da construção de uma nova unidade em Manaus (AM). O empreendimento será composto por duas instalações: um Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), voltado para a difusão das técnicas de pilotagem com segurança na região, e um Centro de Treinamento e Serviços (CTS), que oferecerá treinamento e Logo 40 anos.JPGcapacitação aos técnicos e mecânicos da rede de concessionárias. O evento de descerramento da Pedra Fundamental acontece hoje (02/03), na reserva florestal Honda, no bairro de Coroado, Manaus (AM) e contará com a presença do presidente CEO da Honda Motor Co., sr. Takanobu Ito; do presidente da Honda South America, sr. Sho Minekawa, entre outras autoridades, imprensa, parceiros e colaboradores da empresa. Com investimento total de R$ 10 milhões, a nova unidade está prevista para ser inaugurada em novembro de 2011, mês em que a Honda completa 40 anos de atuação no Brasil. Para a construção da nova unidade, a Honda possui uma área de 402.000 m2. Deste total, 237.000 m² poderão ser utilizados e 165.000 m2 serão mantidos como Área de Preservação Permanente Natural (APPN).



NOVOS LUBRIFICANTES - A Agecom Produtos de Petróleo espera aumentar de forma considerável a sua participação no mercado de lubrificantes em 2011. Para isso, a companhia vem investindo de forma maciça e lança diversos produtos com especificações recomendadas por todas as montadoras. Com investimentos que chegam a R$ 800 mil apenas na primeira etapa do projeto, além de ampliar toda a linha, a empresa também modernizou as embalagens e rótulos, que destacam os benefícios, diferenciais e facilitaram a identificação da marca. De acordo com Maurício Oliveira, diretor de marketing da holding, manter o portfólio completo e atual é a porta de entrada para novos negócios e esses lançamentos são o começo de uma estratégia de crescimento e sucesso. “A Agecom, que vem apostando de forma agressiva em sua linha de lubrificantes, busca estar ao lado de empresas de grande renome nesse mercado e se fazer presente em montadoras e fabricantes de máquinas, motores e equipamentos, através de homologações e indicações”. Seguindo a tendência mundial por produtos de base 100% sintética ou semissintética e com viscosidades menores, a grande aposta da companhia é de produtos como o Vorax Synthetic, com API SM e viscosidade SAE 5W40, que garantem menor consumo de combustível e trazem maior estabilidade térmica ao motor.



TINTA ESPECIAL – A PPG Refinish, – divisão de repintura automotiva da multinacional de tintas PPG – desenvolveu em conjunto com a Fiat Automóveis S/A um “TechNews”, vídeo informativo que circula para toda rede de concessionárias FIAT no Brasil através da TV FIAT. O objetivo deste trabalho conjunto é padronizar o processo de pintura da cor Bianco Gioioso, que pinta o Fiat 500, uma nuance diferenciada do branco, realizada por meio do processo de pintura tricoat. Nesse caso, a pintura é feita em três etapas, que consistem em aplicação da cor base, inserção do efeito perolizado e aplicação do verniz. No caso da Fiat Automóveis S/A, a cor base utilizada foi o branco, criando um tipo de cor com efeito envernizado, vivo e ao mesmo tempo perolado à tinta base. As gravações foram realizadas na oficina assistencial da Fiat em Betim – MG, utilizando as linhas base solvente – GRS Deltron e 2K e a linha base água Envirobase High Performance®. Fábio Rodrigues, Coordenador de Serviços da PPG, afirma que “esse tipo de cor é bastante utilizado em motos de luxo, carros esportivos e de edição limitada, por destacar-se do convencional”. Este tipo de pintura é mais um item de diferenciação para veículos especiais.


DTCC AUDI - A marca Audi sempre esteve ligada a glamour e esportividade, principalmente por participar de competições mundo a fora. A partir de 2011, essas características estarão presentes também nos autódromos brasileiros com a chegada do DTCC (Driver Touring Car Cup) Audi como a mais nova categoria do automobilismo nacional. Esta é a primeira vez que a lendária montadora alemã chancela um campeonato monomarca em todo o mundo. A categoria foi lançada nesta terça-feira (01/03) em evento realizado em São Paulo com a presença de Dennis Rolim e Décio Rodrigues Jr, organizadores do DTCC Audi; Thiago Lemes, Gerente de Produto da Audi; Alexandre Gaeta, sócio-diretor da Eurobike; e Fábio Magliano, Gerente de Produto de Motorsports da Pirelli. Serão seis etapas, disputadas em esquema de rodadas duplas em quatro autódromos - Curitiba (PR), Velopark (RS), Interlagos (SP) e Campo Grande (MS). A máquina escolhida para a disputa foi o Audi A3 Sport. Se o modelo de rua já transpira esportividade, o carro do DTCC Audi é um verdadeiro sonho de qualquer apaixonado por velocidade.


NOVA FORMAÇÃO – A equipe com mais títulos brasileiro no rali cross-country nacional, a Salvini Racing, está com nova configuração. A partir do Rally Barretos, o piloto Guido Salvini e o copiloto Fernando Chwaigert passarão a contar com a navegação de Flávio Bisi, da cidade de Juiz de Fora, MG. O time, que no último dia 24, recebeu a premiação da Federação de Automobilismo de São Paulo pelo título paulista da categoria Caminhões Pesados (T4.2), inicia a temporada 2011 com o objetivo de conquistar o heptacampeonato."Temos um grande desafio pela frente, pois passaremos por um período de adaptação. Mas estou otimista no nosso bom entrosamento e acredito que não teremos maiores problemas em dar continuidade no trabalho desenvolvido ao longo da existência da Salvini Racing", comentou Salvini. Bisi, mais conhecido como Flávinho, atua há seis anos como navegador nos ralis de regularidade, e começou a ter projeção nos últimos anos, ao conquistar diversos pódios, a exemplo da Copa Troller e Carioca Off-Road.


NÚMERO 10 MIL - O Econic de número 10 mil, equipado com uma transmissão automática Allison, foi oficialmente entregue à AWB, empresa coletora de resíduos urbanos de Colônia, na Alemanha. A AWB já conta com cerca de 130 Mercedes-Benz Econics com transmissão automática Allison em sua frota, que nos próximos três anos será revigorada com a incorporação mais 76 novas unidades. “No momento o mercado não oferece uma nova alternativa melhor que o Econic, e as transmissões automáticas Allison tem superado nossas expectativas em termos de eficiência e confiabilidade no exercício do trabalho diário. Trata-se de uma excelente combinação para esse tipo de serviço público”, explica Herbert Winkelhog, diretor da AWB. “Há 10 anos os Econic têm sido uma constante em nossa frota. E estamos satisfeitos de que eles continuarão circulando pela cidade de Colônia no futuro”. Em seu lançamento, em 1998, o Econic foi apresentado como um chassi exclusivamente voltado para a coleta de lixo. Mas seja em Estocolmo, Berlim ou Paris, o conceito low-entry (piso baixo) rapidamente mostrou seus benefícios para vários outros segmentos. Agora, o Econic tem sido utilizado para uma grande gama de aplicações que vão de serviços municipais, a distribuição, serviços em aeroportos, entrega de bebidas, combate a incêndios e até veículos de entrega de combustíveis.

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