sexta-feira, 22 de junho de 2012

Peugeot lança linha 2013 do utilitário Boxer


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 Por Diretoria de Relações Externas e Peugeot Sport

O modelo reforça seu caráter funcional e polivalente e apresenta o motor 2.3 HDi L6, um moderno propulsor que alia desempenho a um menor consumo de combustível. Oferecido em seis configurações diferentes para o transporte de cargas e passageiros (Furgão e Minibus, respectivamente), acaba de chegar à rede de concessionárias Peugeot a linha 2013 do utilitário leve Boxer.

O modelo apresenta como principal novidade o motor 2.3 HDi L6, um propulsor moderno e dotado de alta tecnologia que combina ótimo desempenho, menor consumo de combustível e menor índice de emissão de poluentes. Esse novo motor foi especialmente desenvolvido para atender a resolução nº 415 do CONAMA, que estabelece novos limites de emissões de poluentes e materiais particulados (implantação da fase 6 do PROCONVE – EURO 5 – em vigor desde janeiro de 2012).

Em comparação com o propulsor 2.3 HDi, o novo motor aumentou o torque máximo disponível de 30,6 mkgf para 32,6 mkgf a 1.800 rpm. A potência do bloco de 2.287 cm³ manteve-se a mesma: 127 cavalos de potência a 3.600 rpm. Com curvas de torque e potência similares às de propulsores de maiores dimensões, o 2.3 HDi L6 insere a Peugeot ainda mais na tendência internacional de downsizing de motores, já empregada pela Marca ao disponibilizar para os modelos 3008, 408 e RCZ o consagrado 1.6l THP de 165 cavalos de potência.


O utilitário leve da Peugeot utiliza diversos materiais e dispositivos que reduzem a emissão de substâncias nocivas ao meio ambiente, resultado de uma queima melhor de combustível. São eles:

  •     Conversor catalítico oxidante: reduz a toxicidade das emissões dos gases de escape do motor de combustão interna;
  •     Sistema de recirculação de gases de escape (E.G.R.): controla o fluxo dos gases de escape que se integram à mistura, diminuindo as emissões de Óxido de Nitrogênio;


    Filtro de partículas diesel (DPF): inserido no sistema de escapamento, esse filtro é responsável por reter a emissão de material particulado. Atinge eficiência de cerca de 95%, cumprindo a regra regida pela norma EURO 5 (em função da nova motorização com filtro de partículas, é indispensável a utilização de diesel S-50. O uso de outros produtos ou misturas pode danificar de modo irreversível o motor, acarretando perda da garantia. O motor 2.3 HDi L6 assegura, assim, um melhor rendimento, com elevada elasticidade e prestações que garantem ótima dirigibilidade.

Um interior funcional

Ergonômico e funcional, o painel da Boxer oferece ao condutor uma visualização fácil e rápida dos instrumentos. De fundo preto e elementos de marcação iluminados em vermelho, oferece velocímetro e conta-giros analógicos, hodômetro total e parcial, relógio digital, aviso de farol aceso (alto e baixo) indicados com luz azul, indicador da pressão do óleo, conta-giros, entre outras, permitindo uma identificação rápida e eficaz de todas as funções.

A praticidade do habitáculo pode ser encontrada também na prancheta com presilha para papel, localizada na parte central superior do painel, que facilita o trabalho do usuário quando necessita consultar mapas, notas fiscais ou outros documentos.

A cabine possui outras facilidades, como porta-luvas com porta-copo embutido e outros três porta-objetos, portas com compartimentos, tacógrafo digital (item de série na versão para passageiros) e bancos dianteiros bipartidos que acomodam três ocupantes.

Suspensão e freios

A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, braços oscilantes inferiores à geometria triangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos com fixação elástica na carroceria. Na parte traseira a suspensão é composta por um eixo rígido tubular, com mola de uma lâmina longitudinal, o que contribui para a aderência e melhor dirigibilidade do veículo, carregado ou não, em qualquer tipo de piso. Os amortecedores são hidráulicos e telescópicos verticais.

A direção é hidráulica com comando a pinhão e cremalheira e os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados nas dianteiras). A capacidade do tanque de combustível é de 80 litros, o que garante uma excelente autonomia ao utilitário.

Segurança

Os equipamentos disponíveis de série no Peugeot Boxer também fazem deste veículo um dos mais completos do segmento. O cinto de segurança dianteiro é de três pontos, retrátil, com regulagem de altura e  bloqueio de folga para os assentos laterais e abdominal para o ocupante do assento central. A carroceria é construída com deformação progressiva e o veículo conta com corte de alimentação de combustível em caso de acidentes.

Além disso, possui chave de ignição codificada, lanterna traseira de neblina integrada, limpador de para-brisas dianteiro com duas velocidades e intermitência, piscas laterais, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos bipartidos para facilitar as manobras de estacionamento, apoios de cabeça dianteiros, alças de segurança para os passageiros dos bancos dianteiros e ganchos para reboque dianteiro e traseiro. Na versão para passageiros, os bancos a partir da segunda fileira trazem encostos elevados e cintos de segurança abdominais.

Conforto

Outro destaque do Peugeot Boxer são os itens que facilitam a vida a bordo para seus usuários. Direção hidráulica, apoios de braços nas portas dianteiras, reciclagem de ar com ventilação forçada com quatro velocidades e aquecimento (para o ambiente e para desembaçar vidros em dias de temperatura mais baixa), banco do motorista regulável em inclinação e distância e com revestimento em tecido e vinil estão entre eles. Há também um compartimento para garrafas e outro para objetos na porta do motorista, para objetos no painel e sob o banco do passageiro.

Além disso, o modelo apresenta para-sol com porta-documentos para o motorista e passageiro, luzes de cortesia na dianteira e na traseira, luzes de leitura dianteira, gancho para suporte de cabides, ganchos para amarração de bagagem na parte traseira, pré-disposição para rádio e porta corrediça lateral.


A Boxer 2013 chega às concessionárias nas seguintes versões: 

Minibus 16 lugares 2.3 HDi – R$ 87.490 

Consagrada versão utilizada no transporte de passageiros em curtas distâncias, essencialmente no transporte urbano ou de turismo.

Boxer Furgão Curto 330 2.3 HDi – R$ 77.390 

Versão de entrada entre as opções para transporte de carga. Compartimento de carga: 7,5 m³ de capacidade.

Boxer Furgão Médio 330 2.3 HDi – R$ 79.990 

Esta versão é 350 mm maior do que a versão de entrada o que lhe permite 1,5 m³ de capacidade de carga a mais (9,0 m³).

Boxer Furgão Médio 350 MH 2.3 HDi com Teto Elevado – R$ 84.590 

É a segunda opção com teto elevado. O compartimento de carga tem 10,0 m³.

Boxer Furgão Longo 350 LH 2.3 HDi com Teto Elevado – R$ 86.790

Com um entre-eixos maior (3.700 mm, ante 3.200 mm da versão anterior), é a mais versátil por permitir mais opções de uso e configurações. O compartimento de carga tem 12,0 m³.

Boxer Furgão Longo 350 LH 2.3 HDi com Teto Elevado Vidrado – R$ 87.990

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