sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Renault Experience completa cinco anos



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por ASSESSORIA DE IMRENSA RENAULT

O Renault Experience, que completou cinco anos em 2013, já passou por 11 universidades de oito estados brasileiros e foi visto por mais de 35 mil alunos. Lançado em 2008, o projeto foi desenvolvido em parceria com universidades para que estudantes de diferentes cursos conheçam todos os desafios envolvidos no processo de criação, produção e venda de um automóvel, cumprido seu objetivo de contribuir na formação dos futuros profissionais.

Apresentado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará a Pernambuco, o Renault Experience já foi visto por estudantes de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Campinas, Londrina e Maringá. As apresentações, enriquecidas com animações e recursos audiovisuais, são realizadas por profissionais da Renault de diferentes áreas, que colocam seus conhecimentos e sua vivência profissional à disposição dos alunos.

“Trata-se de uma experiência fascinante e enriquecedora. É extremamente gratificante para nós, profissionais da Renault, poder contribuir com a formação dos jovens, repassando a eles um pouco da nossa experiência”, destaca o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, que também participa das palestras. O projeto compreende todas as fases do lançamento de um veículo, desde a concepção de um novo carro, passando pelo projeto, engenharia, produção, lançamento, estratégia de marketing, vendas e pós- vendas.

Com esta ampla abrangência, o Renault Experience leva conhecimentos práticos de diversas áreas de formação, ou seja, úteis para futuros engenheiros, administradores, economistas, publicitários e jornalistas, entre outros. Além de conhecer as principais rotinas do processo de produção de um veículo, o programa propõe debates sobre temas que farão parte da vida de todo profissional, independentemente da sua área de atuação. Esse é o caso do workshop “Mulheres no Mercado de trabalho”, um case apresentado por profissionais da Renault que participam do grupo women@renault um fórum criado com o objetivo de ampliar a participação feminina no corpo funcional da montadora, atraindo e retendo talentos.

Além das apresentações e workshops em sala de aula, o Renault Experience também desenvolve atividades extraclasses. É o caso do uso do simulador de trânsito, cujo objetivo é incentivar os jovens a adotarem um comportamento mais seguro, seja como condutor ou pedestre, promovendo mudanças que melhorem a mobilidade no Brasil. Essa iniciativa está inserida no eixo “Proteger” do Instituto Renault e é desenvolvida em parceria com outras entidades, como o Ministério das Cidades, que, por meio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), criou a campanha “Pare, Pense, Mude” e, ainda, o Parada (Pacto Nacional pela Redução de Acidentes), que conta com o apoio do Instituto Renault.

Outra atividade é o Desafio Renault Experience, que encerra a programação anual do projeto. Em sua última edição, estudantes de 19 universidades de oito estados do País tiveram a chance de mostrar seus talentos. Promovida pela Renault por meio do Instituto Renault, a competição visa estimular alunos do nível de graduação a contribuírem com ideias criativas e inovadoras para a indústria automobilística.

Para a inscrição foram aceitos trabalhos de conclusão de curso (TCCs), projetos de iniciação científica e outros projetos livres, elaborados por acadêmicos regularmente matriculados dos cursos de Comunicação, Design, Engenharia e Administração (marketing e negócios). Neste ano quatro trabalhos foram finalistas, sendo três da área de engenharia e um da área de design. O primeiro colocado recebeu R$ 10 mil; o segundo recebeu R$ 5 mil e o terceiro, R$ 2,5 mil. Nas três classificações, cada professor orientador recebeu como premiação um tablet.

Outra atração que marca o encerramento anual do Renault Experience é o Duster 360, que aconteceu no início do mês de dezembro. Essa atividade leva alunos que ganharam competições organizadas nas universidades e que receberam o projeto durante o ano (São Paulo, Fortaleza, Recife, Curitiba, Londrina e Maringá), para uma visita à fábrica da Renault, em São José dos Pinhais. Lá eles conhecem de perto da linha de produção dos carros, especialmente do Duster, modelo do case apresentado nas universidades e que também é utilizado num curso teórico e prático de pilotagem preventiva e off-road, oferecido aos alunos.

“O Renault Experience é um projeto que nos dá muito orgulho pelo pioneirismo da iniciativa e, sobretudo, pelo impacto que ele provoca na vida dos estudantes. Conseguimos ir para lugares onde nem imaginávamos, deixando marcas, conhecimentos, despertando novos interesses e sonhos. Universidades de todo o Brasil querem receber o Renault Experience, o que nos estimula a ir cada vez mais longe”, afirma Alain Tissier, vice-presidente do Instituto Renault e idealizador do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.