sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ford Ranger no Rally Dakar: Do sal para as dunas do deserto no Chile



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Imprensa Ford

A Ford Ranger completou a primeira semana do Rally Dakar, considerada a competição off-road mais difícil do mundo, conquistando posições e com bom desempenho no roteiro marcado por variações extremas de piso e condições climáticas. Em sua estreia na competição de 9.300 km, a picape da Ford é pilotada pelo argentino Lucio Alvarez e o navegador Ronnie Graue, que vêm mostrando um excelente poder de recuperação.

No último trecho na Argentina, disputado domingo, os veículos atravessaram as planícies de sal para iniciar a travessia da Cordilheira dos Andes rumo ao Chile e às dunas, piso no qual Alvarez é especialista e espera fazer valer a sua experiência. Em dois dias a temperatura caiu de 42ºC para 9ºC e, devido às fortes chuvas, a organização cogitou modificar o roteiro por razões de segurança, o que acabou não acontecendo.

A altitude foi outro desafio para os veículos e pilotos, no trecho de mais de 20 km de planícies de sal na região de Salta, no Norte da Argentina. Na altitude perto de 4.100 metros, os veículos lutam para "respirar" e a potência chega a cair até 25%. Alvarez aproveitou esse trecho para ultrapassar vários carros e acelerou forte a Ranger até o final.

Até o próximo destino, a cidade de Calama, as oportunidades de ultrapassagem serão poucas nas pistas rápidas e fechadas com piso pedregoso. Alvarez e Graue chegaram em 18º no domingo e continuam a subir na classificação.

"Foi uma etapa difícil porque corremos na altitude, que altera o desempenho do motor. Isso acontece com todo mundo e, se você não está acostumado, pode pensar que está com algum problema no motor", diz Alvarez. "Foi estranho dirigir no salar e nesta segunda-feira entramos no Chile, onde começam as grandes etapas no deserto. Estou ansioso para entrar na areia, que deverá ser a etapa mais forte para mim."

Segundo Scott Abraham, gerente da equipe Ford Racing, a entrada nas dunas, o ambiente preferido de Alvarez, aumenta as chances de subir na classificação. "A Ranger continua indo muito bem, Lucio e Ronnie estão contentes e confortáveis na picape e estamos ganhando força no rali. Nos próximos dias teremos chance de ganhar tempo e quando começarem os trechos costeiros poderemos surpreender."

O desempenho da equipe Ford Racing no Rally Dakar pode ser acompanhado nas mídias sociais, pelo site www.FordAtDakar.com, pelo Facebook (www.facebook.com/FordAtDakar) e Twitter (@FordAtDakar e #FordAtDakar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.