sexta-feira, 14 de março de 2014

Aprenda a instalar um aparelho de DVD no seu veículo


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Os passageiros que seguem viagem na cabine do veículo, principalmente se forem crianças, muitas vezes ficam entediadas se o deslocamento estiver muito demorado. Em tempos de grandes engarrafamentos nos períodos de férias e feriados, a situação é frequente. Mas uma solução que pode deixar o itinerário mais agradável é a instalação de um DVD, que faz com que as pessoas tenham ao menos um passatempo para ouvir e assistir.

Muitas lojas especializadas em som automotivo fazem a venda do produto e oferecem a instalação pronta. É claro que o valor aumenta bastante, nesse caso. No entanto, para os motoristas que não se fazem de rogado e gostam de botar a mão na massa, instalar um aparelho de DVD em seu automóvel não será uma tarefa das mais difíceis. Você precisará, além de ter o aparelho em mãos, das ferramentas peculiares para executar o serviço (chave de fenda e alicate), um rolo de fita isolante, e o manual de instruções do aparelho. Acompanhe a seguir as informações básicas para instalação, em quatro passos simples!


Leia o manual do aparelho

Antes de mais nada, você precisa escolher um aparelho cujo modelo tenha as dimensões que a gaveta do painel do seu veículo comporta. Existem dois tamanhos de painel: o tamanho 2 din e o tamanha 1 din.
O tamanho 1 Din tem em média 5 cm de altura e 17,9 cm de largura, é o tamanho mais comum, fácil de ver em carros em que o som automotivo vem de fábrica.

O tamanho 2 Din tem em média 10 cm de altura e 17,9 cm de largura, é a medida mais comum para utilizar aparelhos de DVD, porém existe DVD no tamanho 1 Din.

Feito isso, a primeira atividade será ler o manual que acompanha o DVD player, porque isso permitirá que você conheça o aparelho com o qual está lidando e faça o correto planejamento de instalação.

Prepare o painel para o novo aparelho e conecte a fiação

Se no seu carro já houver um aparelho de som ou DVD instalado, pegue a chave de fenda que tiver o tamanho adequado para os parafusos onde vai empregá-la, e retire essas peças que sustentam o aparelho antigo. Deslize o aparelho para fora da cavidade. A fiação ficará à mostra, e poderá estar disposta de duas maneiras: ou os fios estarão separados ou estarão reunidos por um conector.

No último caso, é mais fácil: basta destacar o dispositivo e em seguida conecte a peça no novo aparelho que pretende instalar. Somente isto bastaria para que o aparelho funcionasse. Mas se forem vários fios separados, você precisará soltar um a um do aparelho antigo. O passo seguinte é desencapar os fios, com o auxílio de um alicate. Terminada esta fase, o encaixe no painel ficará como quando o carro sai da loja e não há aparelho de som instalado. Se for esse o seu caso, é com essa situação que vai se deparar (quando remover a tampa de plástico do painel do veículo).

O maço de fios, então, apresentará cabos de várias cores diferentes. A ligação entre os condutores do carro e os fios do novo aparelho deverá ser feita entre cabos que apresentem as mesmas cores. Ou seja, o fio vermelho do painel deverá ser acoplado ao fio vermelho do DVD, e assim por diante com as outras cores. Quando associar um fio no outro de mesma coloração, passe a fita isolante no entorno, para proteger a amarração.

Dependendo do modelo que comprou, pode ser que sobre um fio azul ou verde sem conexão. Esse tipo de conexão é para o acionamento de equalizadores ou acessórios do tipo, e caso seu carro não tenha um instalado, simplesmente deixe o cabo inativo, revolvendo-o com fita isolante, e guarde-o (solto) no interior do painel.

Verifique se o aparelho está funcionando

Feitas as conexões da maneira que se falou acima, o aparelho já deverá estar pronto para funcionar. Mas não empurre o tocador para dentro do painel. Ou você poderá apenas encaixá-lo no lugar, mas sem afixar de vez os parafusos. Antes disso, faça um teste rápido, para ver se tudo está em ordem. Ligue o aparelho, use as funções que quiser.

Finalize a instalação

Se o DVD player estiver funcionando adequadamente, você poderá desligá-lo, encaixar na gaveta do painel e aparafusá-lo, com cuidado e segurança. Mas se o aparelho não funcionar, será necessário examinar mais uma vez as conexões que foram realizadas e, talvez, refazê-las. O manual de instruções poderá auxiliar também nesta fase.

Agora ficou fácil instalar seu aparelho de DVD no carro, certo? Ainda restam dúvidas? Comente! E não se esquece de visitar o site da Tuning Parts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.