quarta-feira, 30 de abril de 2014

Novo Honda Fit 2015 chega totalmente renovado em sua terceira geração


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Por Linkpress Assessoria e Comunicação

Com o espírito inovador que faz parte de seu DNA, a Honda apresenta o novo Honda Fit 2015, o melhor funcional compacto de sua categoria. O modelo será fabricado na planta de Sumaré (SP) e, a partir do próximo ano, também na nova unidade de Itirapina (SP), que deverá dobrar a capacidade produtiva da Honda no Brasil. O lançamento ocorre logo após a comemoração da marca histórica alcançada em março pelo Fit no Brasil, com mais de 500 mil unidades produzidas desde o lançamento no país, em 2003.

Globalmente, o monovolume é um dos veículos mais vendidos da história da Honda, próximo à expressiva marca de 5,2 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo desde a sua apresentação oficial, em junho de 2001, no Japão. Atualmente, o carro é vendido em mais de 120 países e fabricado em 11 unidades localizadas no Japão (2), China (2), Taiwan, Tailândia, Malásia, Indonésia, Reino Unido, México e Brasil.

O novo Fit apresenta uma evolução em seus principais atributos como espaço interno aprimorado, versatilidade dos bancos traseiros, economia no consumo de combustível e design totalmente renovado e arrojado com uma inspiração esportiva – além das vantagens de uma motorização mais eficiente.

Em sua terceira geração, o Novo Fit deve revolucionar o seu segmento no Brasil. Completamente redesenhado, o modelo tem atributos que agradam ao público mais exigente, como combinação de estilo e desempenho, aliados a uma alta tecnologia que ratifica o conceito “máximo para o homem, mínimo para a máquina”, em que há a maximização do espaço disponível para os ocupantes e a minimização do espaço necessário para os componentes mecânicos.

O modelo será comercializado em quatro versões, todas com motor 1.5L i-VTec FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com a transmissão manual de cinco velocidades e a nova CVT (Continuously Variable Transmission) geração Earth Dreams, enquanto as top de linha (EX e EXL) dispõem exclusivamente da transmissão CVT. A previsão é de que o veículo comece a ser comercializado no início do próximo mês (maio/2014), com expectativa de vendas para o mercado interno de cinco mil unidades mensais.

Conceito

O dinamismo do design, a praticidade e versatilidade dos bancos, a excelente dirigibilidade e o baixo custo de manutenção fazem do Honda Fit 2015 um dos mais importantes lançamentos da indústria automobilística. É o veículo ideal para quem valoriza estilo, conforto, agilidade, segurança e espaço interno amplo e flexível, e também quer sentir máximo prazer ao dirigir um automóvel.

O Brasil é o único país onde a Honda produz e comercializa o sistema Flex, com a exclusiva tecnologia  FlexOne. A iniciativa alinha-se ao empenho da Honda em inovar a mobilidade sustentável e concilia alta eficiência, menor consumo de combustível e baixa emissão de poluentes para todas as gerações de produtos. Inicialmente implantado nos modelos Civic 2014 com motorização 2.0, o conceito Flex One foi estendido no ano passado à linha CR-V e agora chega também ao novo Honda Fit 2015. Gradativamente, será agregado aos demais automóveis Honda comercializados no mercado nacional.

Design

O novo Fit 2015 inaugura uma nova identidade visual que será aplicada para os futuros lançamentos da Honda, com o conceito “Solid Wing Face” bem evidenciado na parte frontal dos veículos. O conceito se compõe basicamente do conjunto óptico e a grade frontal. O design do novo Honda Fit 2015 se tornou ainda mais sofisticado, moderno e dinâmico.

Se, por um lado, o layout original da Honda de tanque centralizado permite ao Fit a maior eficiência de espaço da categoria, privilegiando o conforto dos passageiros, por outro as suas linhas esportivas unem perfeitamente beleza e eficiência.

Nas laterais, a carroceria tem linha de "cintura alta" e um vinco levemente angulado para baixo, da porta dianteira até o início das lanternas traseiras, que trouxe mais elegância e diferenciação ao modelo. Destaque ainda para o refletivo que passa a acompanhar a linha da coluna traseira. O conjunto forma linhas harmônicas de grande modernidade e confere maior personalidade e estilo.

Os retrovisores também exibem um design exclusivo e estão equipados com repetidores para as setas (EXL). O para-choque traseiro também possui novo desenho e defletores de ar dispostos harmonicamente com o aerofólio, que conta com um novo local de posicionamento do break light. O visual se completa com a adoção de novas rodas de liga leve de 15” ( LX) e de 16” (EX e EXL).

Destacam-se o habitáculo versátil, com materiais de alta qualidade, e a carroceria mais dinâmica, que enfatiza rodas e pneus, além da robustez dos pára-lamas, sob o conceito Crossfade Monoform. A parte frontal do veículo ficou mais agressiva, e com isso aumentou a sensação de robustez e segurança, enquanto a parte traseira reformulada reforça ainda mais a esportividade do novo Honda Fit 2015.

Mais espaço

Para ser o número 1 em eficiência de espaço da categoria, o novo Fit 2015 ampliou a área de cabine quando comparado à segunda geração. Suas dimensões comprovam esse objetivo: a largura foi mantida (1.695mm), mas a sensação de espaço no interior ficou ainda mais evidente. Além disso, a distância entre eixos passa a ser de 2.530mm, 30mm a mais que o modelo anterior. A nova geração também apresenta uma evolução no comprimento, passando de 3.900mm para 3.997mm.

A disposição de seu tanque de combustível central foi mantida. Com capacidade para 45,7 litros, o tanque central recebeu melhorias, como o reposicionamento das estruturas de assoalho que mantêm o tanque seguro. Como consequência, obteve-se uma eficiência de espaço interno ainda maior, acomodando os passageiros com muito conforto e mantendo o amplo espaço para bagagem.

Conforto e versatilidade
O Novo Fit oferece excelente ergonomia, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Os bancos foram projetados para garantir conforto e sofisticação. Compostos de uretano de baixa repulsão, mais densos e macios, dão uma sensação de aconchego e firmeza. Os encostos dos bancos dianteiros podem ser ajustados de forma rápida através de uma alavanca quando é necessário incliná-los, ficando sempre em posição confortável. Para o revestimento dos bancos foram adotadas padrões em tecido (DX, LX e EX) e couro (EXL), que conferem sofisticação e bom gosto.

Além disso, com a redução do comprimento do braço de suspensão traseiro, a distância entre passageiros aumentou 80mm em relação à geração anterior, assim como o espaço traseiro para as pernas dos ocupantes, que agora é 122mm maior. Por fim, o perfil reduzido do tanque de combustível permite uma distância de regulagem de assento 10mm superior.

No Novo Honda Fit 2015, os assentos ultraversáteis que faziam parte do sistema ULT (Utility Long Tall) ganham uma nova forma de configuração, além das três já existentes na geração anterior. O modelo passa a contar com o sistema ULTRa-Seat, nas versões LX, EX e EXL , e contam com o novo modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.

Além disso, o interior do monovolume conta com espaços versáteis de armazenamento, com porta-luvas, porta-copos, porta-objetos, porta-revistas e porta-bebidas. O porta-objetos localizado ao lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar com um flip retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um copo grande.

O Honda Fit 2015 ainda vem equipado com ar-condicionado, vidros verdes com filtro UV, travas e espelhos elétricos (LX, EX, EXL), entre outros itens.

Painel de instrumentos

O painel de instrumentos também foi redesenhado e apresenta uma interface avançada, possibilitando uma clara leitura de todas as informações que o motorista necessita, sem que ele precise desviar sua atenção da direção.

Na versão EXL, um design diferenciado e com predominância da cor azul o torna ainda mais sofisticado e com um toque futurista. O conjunto é composto por tacômetro, indicador da posição da manopla (CVT), velocímetro, relógio, hodômetros total e parcial, consumo médio e instantâneo (em km/l) e medidor de combustível. A versão EXL ainda conta com indicador ecológico e indicador de consumo de combustível instantâneo. Nas demais versões, a iluminação azul é substituída pelo âmbar. (foto ao lado, painel de instrumentos da versão EXL).

Sistema de Áudio

Para as versões EX e EXL, o sistema de áudio 2DIN, é composto por Rádio AM/FM com um visor de LCD de 5” e Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), leitores de arquivos no formato MP3/WMA, entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e porta USB.  O sistema HFT (Hands-Free Telephone) posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação através da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. A versão LX dispõe de Rádio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB, enquanto a DX disponibiliza todo o cabeamento para a instalação de sonorização.

Direção mais leve e menor ruído interno

O novo Honda Fit é equipado com o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direção eletricamente assistida, que torna a sua condução mais leve em manobras em baixas velocidades e firme em altas. O esforço ao esterçar é reduzido por meio do auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, que atua sobre o pinhão na caixa de direção. As versões DX e LX oferecem o ajuste de altura da coluna da direção e nas versões EX e EXL, a coluna de direção também pode ser ajustada telescopicamente. A qualidade e o baixo nível de ruído no interior do Novo Fit foi mantido, proporcionando e mantendo o bem-estar dos ocupantes.

A suspensão frontal rígida conta com um rebound stopper, enquanto a suspensão traseira apresenta uma redução na sensibilidade da carroceria. Além disso, as portas são duplamente seladas, ajudando a reduzir consideravelmente a quantidade de ruído que penetraria na cabine.

Motor e Transmissão

Sob o capô do monovolume também há novidades. Toda a linha conta agora com o motor 1.5L i-VTEC FlexOne, equipado com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia, criada pioneiramente pela Honda, varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho com o máximo de economia de combustível.

O motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgf.m a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol. Foi otimizado com o aumento da taxa de compressão, comando de válvulas redesenhado e atrito e peso reduzidos, o que aumenta o torque em baixas rotações e proporciona uma melhor dirigibilidade, aceleração e redução de consumo de combustível. A melhora de eficiência é perceptível quando analisado o consumo de combustível (Conpet) em relação à geração anterior: 17% nas versões CVT e 8% nas com transmissão manual.

O sistema de injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection) foi mantido, em conjunto com o módulo de controle do motor ECM (Engine Control Module) que, conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo, atua separadamente em cada injetor, de acordo com a necessidade de combustível do motor. Além de promover maior economia de combustível e máxima potência quando necessário, o sistema também traz mais durabilidade ao conjunto.

Um grande destaque está na adoção da avançada tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio, agora também disponível no Fit 2015, seguindo o conceito Honda FlexOne, que entra em ação depois do acionamento do controle que destrava as portas. Para isso, um conjunto de injetores com aquecedores integrados age diretamente no combustível quando há uma alta concentração de etanol, levando-o à temperatura ideal para deixar a mistura ar/combustível pronta para o uso imediato do motor. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.

A transmissão CVT (Continuously Variable Transmission) está disponível no modelo, agora na nova geração Earth Dreams. A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a direção mais suave e ágil.

Com o G-design Shift, é possível oferecer aceleração direta em uma rápida resposta para a necessidade do condutor, além de uma sensação de aceleração linear com um aumento constante de rotação em resposta à aceleração. As versões com CVT também evoluíram em relação à redução de peso (16% em relação ao 5AT anterior) e à economia de combustível (elasticidade de rotação 12% maior que o 5AT anterior).

Tecnologia e Segurança

No novo Honda Fit 2015 o sistema de suspensão foi redimensionado para ocupar um espaço menor, mas com mais eficácia. O novo sistema diminui a variação de cambagem ao longo do curso dos amortecedores, o que dá mais estabilidade, principalmente em relação à aceleração lateral durante as curvas. Foram aplicados também novos amortecedores traseiros, com o objetivo de aumentar ainda mais o conforto para os usuários do veículo.

O compromisso da marca com a segurança também está evidente no novo conjunto de freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, dotados de ABS, que evita o travamento das rodas para uma frenagem mais segura e eficaz. O modelo também conta com sistema de duplo airbags frontais, aviso de uso de cintos de segurança, airbags laterais frontais (EXL) e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH para todas as versões.

O Honda Fit 2015 também traz recursos antifurto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme (LX, EX e EXL) e imobilizador na chave (em formato canivete nas versões EX e EXL), além de trava de segurança nas portas traseiras.

A linha conta com três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível nas cores: Azul Netuno Metálico (novo), Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado, Cinza Barium Metálico (novo), Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico e Branco Taffeta Sólido.

Preços públicos sugeridos:

EXL CVT R$ 65.900
EX   CVT R$ 62.900
LX   CVT R$ 58.800
LX   MT   R$ 54.200
DX   CVT R$ 54.500
DX   MT   R$ 49.900

Os preços são referentes às versões com cores sólidas. As metálicas e perolizadas terão um acréscimo de R$ 990 no preço público sugerido. Os clientes podem obter informações sobre o Novo Fit nas concessionárias mais próximas, pelo site www.honda.com.br ou pelo telefone 0800 701 3432.

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