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A produção de autoveículos em setembro superou as 300 mil
unidades pela primeira vez no ano, segundo dados divulgados pela Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, na segunda-feira, 6,
em São Paulo. As 300,8 mil unidades produzidas no nono mês de 2014 representam
alta de 13,7% sobre agosto passado, quando saíram das linhas de montagem 264,6
mil produtos.
No comparativo com setembro do ano passado, que registrou
produção de 322,4 mil unidades, o resultado é de baixa de 6,7%, enquanto o
desempenho dos nove meses transcorridos deste ano aponta retração de 16,8% –
2,38 milhões em 2014 e 2,87 milhões no ano passado.
Na avaliação de Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea,
os resultados registrados até agora confirmam a tendência de melhoria do
segundo semestre com relação ao primeiro: “Ainda precisamos esperar o próximo
mês, mas o vetor agora aponta para crescimento, tanto é que setembro foi melhor
que agosto em produção e licenciamento. As medidas de estímulo ao crédito
começaram a surtir efeito ao longo do mês e esperamos que se intensifiquem
ainda mais no último trimestre do ano”.
No licenciamento o aumento foi de 8,7% ao se comparar as
296,3 mil unidades de setembro com as 272,5 mil de agosto de 2014. Na análise
com setembro do ano passado a retração foi de 4,4%, frente os 309,9 mil
veículos comercializados naquele mês. No período acumulado de 2014, a queda é
de 9,1% quando comparadas as 2,53 milhões de unidades deste ano com as 2,78
milhões em 2013.
As exportações em setembro deste ano, com 26,7 mil unidades,
recuaram 15,6% quando comparado com as 31,7 mil do mês anterior e retraíram
41,2% ante as 45,4 mil unidades de setembro do ano passado. No acumulado do
ano, 262 mil produtos deixaram o País, menor em 38,5% frente as 425,9 mil
unidades de 2013.
Caminhões e ônibus
A produção no segmento de caminhões ficou 1,5% abaixo –
foram 11,8 mil em setembro e 12 mil em agosto. No comparativo com setembro do
ano passado, quando foram produzidos 16,9 mil caminhões, o decréscimo é de
30,3%. Nos nove primeiros meses de 2014 a baixa é de 23,6% – 112 mil este ano e
146,6 mil em 2013.
Já o licenciamento de caminhões em setembro fechou com 11,2
mil unidades, aumento de 3,7% em relação as 10,8 mil de agosto. Há redução,
porém, na análise com o mesmo período do ano passado, quando foram vendidas
12,7 mil unidades, o que indica queda de 11,9%. Nestes nove meses foram
comercializados 99 mil caminhões, 13,9% inferior os 115,1 mil do ano passado.
Foram exportados até setembro 13,9 mil produtos, retração de
23,5% com relação as 18,2 mil unidades de 2013. Na comparação mês a mês, 1,6
mil caminhões deixaram o País, 6,3% a menos do que as 1,7 mil de agosto e 11,9%
menor do que as 1,8 mil de setembro de 2013.
Já as exportações de ônibus em setembro registraram
crescimento de 24,1% – foram 577 unidades no nono mês do ano e 465 em agosto –
e decréscimo de 36% frente as 902 unidades de setembro do ano passado. No
acumulado, o setor apresentou baixa de 28,3%, quando defrontadas as 4,9 mil
unidades de 2014 com as 6,8 mil de 2013.
Ainda no período acumulado, a produção de chassis de ônibus
diminuiu 12,2% este ano: 27,8 mil unidades em 2014 e 31,6 mil em 2013. Ao
comparar setembro contra agosto, o setor registrou contração de 2,8% com 2,7
mil e 2,8 mil veículos fabricados e queda de 8,9% na análise contra o mesmo
período do ano passado, com 3 mil unidades.
O licenciamento de ônibus apresentou estabilidade na análise
de setembro ante agosto, ambos com 2,2 mil produtos. Já com relação as 2,7 mil
unidades de setembro de 2013 a baixa é de 19,5%, enquanto no acumulado a
retração é de 16,8% – quase 20 mil este ano e 24 mil em 2013.
Frota de autoveículos
Na segunda-feira, 6, a Anfavea também apresentou estudo
sobre o comportamento do licenciamento e da frota de autoveículos no Brasil nos
últimos anos. O trabalho reforça o potencial de crescimento de mercado do País
ao mostrar que o Brasil possui 5,4 habitantes por veículo, número superior do
que os 3,7 da Argentina, 3,6 do México, 1,7 da Alemanha e 1,3 dos Estados
Unidos.
Além disso, de uma lista de dez países com mais de dez
milhões de veículos em sua frota, o Brasil fica em segundo lugar, atrás apenas
da China, como o país que mais apresentou aumento em sua frota de 2007 a 2012 –
o salto brasileiro foi de 7,8%.
Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, o
Brasil demonstra por meio destes números sua importância no contexto global:
“Estes são claramente alguns dos indicadores de grande relevância na hora de um
fabricante decidir investir em uma fábrica no País, pois demonstram que o
potencial de crescimento brasileiro é muito alto. E este crescimento ocorre em
todas as Regiões e Estados”.
A pesquisa mostra ainda a evolução do licenciamento no
Brasil dividido por capitais e municípios do interior de cada região. Como
exemplo, na Região Sudeste as vendas nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro,
Belo Horizonte e Vitória subiram 22,9% de 2007 a 2013, enquanto que nas cidades
do interior no mesmo período o acréscimo foi de 57,9%.
Em outra perspectiva, o mesmo estudo mostra ainda que 99,3%
do total de 5.570 municípios brasileiros cresceram em vendas acima da média
brasileira, que entre 2007 e 2013 foi de 53%. Outro ponto abordado pelo estudo
é que na cidade de São Paulo, única com mais de 10 milhões de habitantes, o
licenciamento aumentou 6% no período, enquanto que nas cidades com população de
mais de 100 mil até 500 mil apresentaram crescimento de 73% e em lugares com
até 5 mil pessoas a alta foi de 142%.
Fonte: Anfavea - Diretoria
de Assuntos Institucionais e Imprensa
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