segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Unimog demonstra capacidade off-road nas Terras Altas da Islândia


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  


Graças a sua impressionante capacidade de veículo “todo terreno” para as severas operações off-road, o caminhão especial Mercedes-Benz Unimog tem sido, já há décadas, o favorito no setor de energia elétrica em vários países europeus. Agora, por exemplo, a Askja, revendedora da Daimler com sede em Reykjavik, capital na Islândia, acaba de entregar o Unimog U 4000 para a Landsnet, operadora responsável pelo fornecimento de energia elétrica para os cerca de 325.000 habitantes da segunda maior ilha da Europa. O veículo é destinado a operações nas Terras Altas, região de intensa atividade vulcânica, geleiras, lagos e rios.

Com seu motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4 cilindros já amplamente aprovado no mercado, que desenvolve potência de 160 kW (218 hp), o Unimog U 4000 “todo terreno” consegue enfrentar com êxito mesmo os locais mais desafiadores dessa ilha do mar da Noruega caracterizada pelo alto nível de atividade vulcânica.

O ponto mais forte do Unimog U 4000 são os seus eixos portantes e sua alta capacidade de torção, com base em molas helicoidais, o que permite que o veículo atravesse trechos alagados de até 1,20 metro de profundidade. O papel decisivo para garantir ótima condução e conforto durante operações off-road é executado pelo suporte duplo de três pontos do motor, transmissão e cabina, bem como pelo suporte duplo de três pontos da carroçaria.

A versão entregue à Landsnet se caracteriza pelo entreeixos longo de 3.850 mm, PBT de 8,5 toneladas e carroçaria do tipo baú para ferramentas e peças.

Gudlaugur Sigurgeirsson, gerente de Operações e Manutenção da Landsnet, explica o porquê da escolha do Unimog: "Experimentamos uma ampla série de veículos off-road para encontrar a solução ideal que atendesse a nossas necessidades. Entretanto, na maioria das vezes, os sistemas de tração e motores quebraram sob os esforços a que foram submetidos em nossas tarefas, que frequentemente duravam por até 16 horas. Em muitos casos, os veículos nem mesmo conseguiam atingir o local da obra".

Sigurgeirsson destaca que os custos de operação dos veículos off-road testados eram excessivamente altos e suas cabinas só tinham espaço para dois ocupantes. Com isso, o equipamento necessário para a obra tinha que ser acomodado nos bancos traseiros. Como cada equipe de manutenção é formada por, no mínimo, três pessoas que trabalham por até cinco dias por vez e em regiões inabitadas, era essencial encontrar um veículo capaz de garantir a segurança para as tripulações da empresa.

Diante dessas demandas, a Landsnet escolheu o caminhão especial da Mercedes-Benz. "O Unimog foi então a melhor escolha", afirmou Gudlaugur Sigurgeirsson. "Todos os equipamentos para uma equipe de manutenção de até cinco pessoas tinha que suportar as condições extremamente adversas das Terras Altas da Islândia. E o Unimog é um exemplo impressionante de como atender a esses requisitos. Trata-se de um veículo que consegue superar até mesmo as mais difíceis situações e condições e que oferece espaço suficiente para o motorista, os membros da equipe e os equipamentos de que eles precisam. O U 4000 permite que trabalhemos eficientemente naquela região".

Fonte:  Imprensa Mercedes-Benz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.