terça-feira, 23 de abril de 2024

Renault Group registra faturamento de 11,7 bilhões de euros no 1º trimestre de 2024

 

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As vendas mundiais do Renault Group atingiram 549.099 veículos no 1º trimestre de 2024, em alta de 2,6% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Na Europa, o Renault Group mantém a terceira posição com 391.490 vendas, em alta de 4,3%.

Durante este trimestre de transição, em meio aos preparativos dos lançamentos de dez modelos até o fechamento de 2024, o Renault Group teve um aumento em suas vendas graças ao dinamismo de suas três marcas de automóveis.

A marca Renault continua sua progressão no mundo, com 365.356 vendas no 1º trimestre de 2024, em alta de 3,1% em comparação com o 1º trimestre de 2023. A marca se mantém no pódio na Europa, onde segue sua política comercial centrada no valor:

      Mais de uma a cada duas vendas é realizada no canal de varejo[5].

      Os segmentos C e superiores representam 37% das vendas com uma gama de quatro veículos: Arkana, Megane E‑Tech 100% elétrico, Austral e Espace E-Tech híbrido. Nestes modelos, as versões topo de linha representam a grande maioria das vendas.

      As vendas de veículos de passeio eletrificados continuam crescendo, atingindo um mix de vendas de 48%, em alta de 8 pontos em comparação com o 1º trimestre de 2023. Esta progressão é alavancada pelo sucesso dos veículos E-Tech híbridos, com níveis de consumo recorde. Já os veículos de passeio elétricos representam 10,5% das vendas e suas vendas vão continuar avançando com os futuros lançamentos 100% elétricos do Scenic E‑Tech, Renault 5 E-Tech e Renault 4 E-Tech.

 

      A marca também fortaleceu sua liderança em veículos comerciais leves[6] na Europa[7] com 76.354 unidades vendidas, em alta de 12,9% em comparação com o 1º trimestre de 2023, em um mercado em progressão de 12,0%.

2024 será um ano histórico para a marca Renault, com sete novos lançamentos:

      Dois novos veículos 100% elétricos, com o Scenic E-Tech e o Renault 5 E-Tech.

      Dois novos veículos híbridos na Europa: Rafale E-Tech e Symbioz.

      Novo Renault Master (versões a combustão e 100% elétricas).

      Dois novos veículos em mercados fora da Europa: Kardian e um veículo da Renault Korea Motors (SUV do segmento D).

Além disso, a marca Renault vai se beneficiar do facelift do Captur e lançamento do Renault Duster para os mercados internacionais.

As vendas da Dacia avançaram 3,6% na Europa, com 153.439 unidades. Destaque para o Sandero que se tornou o veículo mais vendido na Europa no 1º trimestre, considerando todos os canais de venda, com 72.995 vendas, em progressão de 20,2% em comparação com o 1º trimestre de 2023.

O restante do ano será marcado pelo lançamento da nova geração de dois outros pilares-chave revelados recentemente:

      O Novo Dacia Duster registrou mais de 18.000 pedidos nos 30 primeiros dias de comercialização, antes mesmo de sua chegada à rede de concessionárias prevista para o próximo trimestre.

      O Novo Dacia Spring, um dos veículos elétricos mais acessíveis do mercado europeu.

A Alpine registrou 1.065 vendas (+88,8% em comparação com o 1º trimestre de 2023), graças principalmente ao sucesso das versões topo de linha do A110, um cupê esportivo de dois lugares.

Em 13 de junho de 2024, a Alpine vai revelar o A290 nas 24 Horas de Le Mans® (França). Este futuro compacto urbano esportivo de cinco lugares será o primeiro modelo 100% elétrico da marca.

 

Faturamento do 1º trimestre

O faturamento do Grupo atingiu 11.707 milhões de euros no 1º trimestre de 2024, em alta de
1,8% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Com taxas de câmbio constantes
[1], o faturamento do Grupo está em alta de 5,9%.

faturamento da Divisão Automotiva atingiu 10.446 milhões de euros, em queda de 0,7% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Este número inclui um efeito negativo das taxas de câmbio de -4,3 pontos (-447 milhões de euros), principalmente associado à desvalorização do Peso Argentino e, em menor medida, à Lira Turca. Com taxas de câmbio constantes1, o faturamento da Divisão Automotiva teve alta de 3,6%. Esta evolução se explica principalmente pelos elementos seguintes:

  • Um efeito dos preços robusto de 4,1 pontos, que reflete a continuidade da política comercial centrada no valor e os aumentos de preços para compensar o impacto da desvalorização cambial.
  • Um efeito do mix de produtos estável de 0,1 ponto, explicado pelo impacto positivo das vendas nos segmentos C e superiores da marca Renault compensado por (i) um efeito negativo do fim de vida do Zoe e (ii) o sucesso contínuo do Clio, Twingo (apesar do fim de vida) e do Sandero, que tiveram um impacto negativo em razão de seu preço médio de venda inferior ao do Grupo.
  • Um efeito do mix geográfico estável de 0,6 ponto, graças à performance das vendas na Europa.
  • Um efeito dos volumes negativo de 4,6 pontos. O crescimento de 2,6% dos emplacamentos foi compensado por uma desestocagem mais forte da rede de concessionárias independentes no
    1º trimestre de 2024 em comparação com o 1º trimestre de 2023 (-40 mil veículos de um ano para o outro).
  • Um impacto positivo das vendas às empresas parceiras de 2,4 pontos, graças ao aumento dos faturamentos de P&D em linha com a aceleração das parcerias do Grupo.
  • Um efeito “Outros” positivo de 1,0 ponto, associado principalmente à sólida performance da atividade de pós-venda (peças e acessórios).

 

Os Serviços de Mobilidade contribuíram com 15 milhões de euros para o faturamento do 1º trimestre de 2024, contra 9 milhões de euros no 1º trimestre de 2023.

A Mobilize Financial Services (anteriormente RCI Bank and Services) teve um faturamento de 1.246 milhões de euros no 1º trimestre de 2024, em alta de 27,9% em comparação com o 1º trimestre de 2023, em razão da alta das taxas de juros e aumento de 9,8% dos ativos geradores de receita (54,2 bilhões de euros), em comparação com o 1º trimestre de 2023.

Em 31 de março de 2024, os estoques totais (incluindo a rede de concessionárias independentes) totalizam 530.000 veículos:

      Estoques do Grupo de 228.000 veículos.

      Estoques da rede de concessionárias independentes de 302.000 veículos.

Os estoques diminuíram fortemente em comparação com os 580.000 veículos em estoque no 1º trimestre de 2023.

No fechamento de março, o nível dos estoques totais estava novamente em linha com a evolução sazonal normal, com uma carteira de pedidos robusta de 2,5 meses de vendas previstas no fechamento de março.

 

Perspectivas financeiras para 2024

O Renault Group confirma suas perspectives financeiras para o ano de 2024:

      Margem operacional do Grupo superior ou igual a 7,5%.

      Fluxo de caixa livre superior ou igual a 2,5 bilhões de euros.

 

A ofensiva de produtos e a aceleração da redução dos custos continuarão sendo as alavancas da performance operacional e da forte geração de caixa em 2024

      2024 será um ano histórico, com dez lançamentos de veículos novos (sete veículos novos da marca Renault[9], dois veículos da marca Dacia e um veículo da marca Alpine).

      Aceleração da redução dos custos e dos prazos de lançamento no mercado, tanto para veículos a combustão como elétricos, já iniciada com uma trajetória contínua.

Fonte: Sala de Imprensa | Renault do Brasil

 

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